quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Ano Novo, Jogo Novo - Dungeon Crawl Classics RPG - Experimente!!!


Para quem ainda não sabe (em que mundo vocês vivem?) a DrivethruRPG/RPGNow está com uma promoção de ano novo chamada "New Year New Game", ou seja, Ano Novo Jogo Novo. São vários PDFs de RPG, principalmente livros básicos de sistemas (mas também tem alguns suplementos e aventuras) com 50% de desconto no PDF até o dia 14 de janeiro. É uma grande oportunidade para todo mundo conhecer novos jogos que estão por aí!

Um dos livros que está com esse descontão de mãe é o Dungeon Crawl Classics RPG (DCC RPG). Gente, eu não posso recomendar demais esse jogo, ele é fantástico e um dos meus favoritos de todos os tempos. Mas será que ele é um jogo para você? Será que você vai gostar do que ver em suas páginas? Bem, o Joseph Goodman, da Goodman Games, e autor principal do DCC RPG deu uma pequena entrevista para o site GeekNative (que você pode conferir aqui), que eu traduzo agora livremente para quem quiser ler rápido. Em itálico eu respondi essas perguntas com minhas próprias palavras para quem achar que a resposta do Joseph Goodman não é suficiente (como se a minha valesse alguma coisa).

Como você descreveria o Dungeon Crawl Classics RPG para os jogadores veteranos?

DCC RPG é um RPG Old School que usa mecânicas modernas. Tenho certeza de que você já ouviu falar do "Appendix N", a lista de livros que Gary Gaygax creditou como a principal inspiração para a criação do D&D. Para escrever o DCC RPG eu voltei a essas fontes originais. Eu reli esses livros do "Appendix N" e tentei responder a pergunta "Como você cria um RPG que capture toda a diversão e empolgação do "Appendix N", mas usando princípios de design de 2012 ao invés dos de 1974?". A resposta é o DCC RPG. Ele passa a sensação dos jogos antigos, mas se joga como hoje em dia. Ele não é um retro-clone, não é compatível com a 1ª edição, e não é um jogo do d20 system, é uma classe própria.

DCC RPG é uma reinvenção do D&D, com mecânicas que lembram a terceira edição mas simplificadas ao máximo, que vai direto à fonte de inspiração do jogo original, os contos de fantasia pulp da década de 30. Ele é ao mesmo familiar mas totalmente novo e diferente. Você se sente jogando seu primeiro RPG de novo e fica todo empolgado. O sistema de magia é super divertido e caótico. As regras são simples e rápidas, e as aventuras que você pode ter jogando serão lembradas por um bom tempo!

E como você descreveria o jogo a pessoas e grupos novos ao hobby?

DCC RPG é um jogo rápido e divertido. Você vai rir bastante, sorrir constantemente, e se divertir bastante enquando você manda seu aventureiro para enfrentar perigos e ter aventuras. Demora uns 5 minutos para você criar um personagens, então você pode começar a jogar rápido, eu acho que você vai gostar.

Imagine um jogo em que você pode assumir o papel de pessoas corajosas o suficientes para enfrentar o desconhecido, monstros, feitiçaria para conseguirem o que desejam. São bárbaros, cavaleiros, caçadores de tesouros, magos, ou até pessoas comuns que se veem em situações em que precisam enfrentar o desconhecido para atingirem seus objetivos. E você se diverte muito fazendo isso. Tudo pode acontecer. Tudo o que você precisa são alguns dados, lápis, papel, e alguns amigos!

Porque Dungeon Crawl Classics é uma boa escolha para o "Ano Novo Jogo Novo"?

DCC RPG está no mercado a menos de dois anos e já está em sua terceira impressão. Milhares de RPGístas compraram esse jogo e o adora. Meu método principal de "marketing" é simplesmente pegar as pessoas e colocá-las sentadas a mesa para jogar. Todo mundo que investiu algum tempo jogando esse jogo quer comprá-lo. Se você separar um pouco de tempo para conhecer o DCC RPG, você vai se divertir bastante jogando ele em 2014.

Porque ele é um jogo relativamente novo que não tem grande entrada aqui no Brasil (ainda). Ele não é barato, mas esse desconto de 50% no PDF ajuda bastante. E ele é um jogo fantástico, divertido, rápido, e que parece completamente revolucionário, mesmo se voltando para fontes de inspiração do passado. Além disso, ele tem uma comunidade de jogadores, colaboradores muito forte. Eu não vi, até hoje, uma coisa ruim publicada para ele.

Você tem algum "Erro Crítico" favorito que você tenha visto em jogo no DCC RPG?

Ah, boa pergunta! O melhor "Erro Crítico" é aquele que não acontece com você!

Hehehe... Na minha última aventura, um jogador tentou usar uma magia de escudo com seu mago e ficou preso em uma bolha de força mágica. Os outros jogadores tiveram que arrastá-lo por aí como um hamster preso em uma daquela bolas transparentes. Foi hilário!

O que você entende como sendo OSR e você considera o Dungeon Cralw Classics como parte da OSR?

A primeira aventura da linha Dungeon Crawl Classics foi publicada em 2003, bem antes do Old School Renaissance começar. Eu acho que posso dizer que o DCC RPG representa algo dos primeiros interesses em variações Old School do D&D e progrediu para um lugar em que está tanto dentro como fora da OSR. DCC RPG não é somente sobre reviver o passado glorioso do D&D, mas é sobre reimaginar o que ele poderia ter sido. É um jogo que pode interessar tanto aqueles que se identificam com a OSR, como aqueles que que se veem fora dela.

Dungeon Crawl Classics foi um pioneiro da OSR. OSR é um movimento que busca valorizar e trazer aos olhos dos jogadores atuais as coisas boas dos primeiros jogos de RPG (e se foca basante em D&D, já que ele foi o primeiro jogo públicado). O DCC RPG decidiu ir um pouco mais além da maioria da OSR, ele foi além do D&D, ele foi na fonte de inspiração do jogo original e criou um RPG com base nisso. Ele lembra as primeiras versões do D&D, com mecânicas modernas, e uma inspiração clara em fantasia pulp louca e divertida. Esqueça Tolkien quando estiver jogando e deixe-se surpreender!

Que músicas, se é que há alguma, você recomendaria para grupos procurando um som ambiente para o Dungeon Crawl Classics RPG ou como inspiração?

Ótima pergunta. Doug Kovacs, o artista da capa e cartografo para a grande maioria dos produtos do DCC RPG me fez um mix de 3 CDs que eu escutei enquanto escrevia boa parte do jogo. O gosto musical de todo mundo varia bastante, mas há uma resposta clara para a melhor música para se escutar enquanto joga DCC RPG: Qualquer música que você adorava quando se apaixonou pela primeira vez com D&D. É sobre isso que é o DCC RPG. Para mim isso aconteceu com uma porção de músicas dos anos de 1970.

Eu, particularmente, gosto de músicas épicas de filmes de fantasia, aventura pulp, e espada e feitiçaria. Trilha sonora do Conan, Indiana Jones, e outros. Além disso, tenho curtido muito a pegada de Rock anos 70 do podcast Spellburn, e acho que pode casar bem com o DCC RPG. Enfim, algo excitante, com uma pegada forte, que faço você se sentir em um filme de ação!

Existe algum suplemento ou acessório que você recomendaria para jogadores que querem mais do jogo?

Módulos de aventuras! A Goodman Games publica dezenas deles para o DCC RPG, e ainda há outras companhias que dão suporte ao jogo dessa forma. DCC RPG não é um jogo de suplementos e acessórios. Ele tem um livro de regras, e só ele. Além dele o jogo se foca em aventuras, para você poder se divertir jogando o jogo! Nossos módulos são curtos, independentes, e feitos para serem jogados entre 1 a 3 sessõs. Eles são fáceis de adaptar para qualquer grupo, especialmente se você não tem tanto tempo livre. Nós recomendamos que você jogue, jogue, jogue e oferecemos aventuras para ajudar você a fazer isso.

Não necessariamente. Isso é uma das cosias que eu mais gosto do DCC RPG. Você não precisa de suplementos, e eles não vão tentar te convencer do contrário. Nada de gastar rios de dinheiro comprando o Ultimate Blábláblá, ou o Complete Isso-ou-Aquilo, ou qualquer outra baboseira dessas. Você tem o livro básico e isso lhe basta. Tem tudo o que você precisa ali. É claro, uma divisória do mestre ajuda bastante, para você olhar algumas tabelas e regras rapidamente, mas fora isso, não precisa de mais nada. Sim, existem alguns suplementos de companhia que fazem coisa para ele, mas são essencialmente livros que adaptam o RPG para outros gêneros e estilo de jogo, e não para suplementar o jogo original. O que eu recomendo são as aventuras publicadas para o jogo, que são geniais e ajudam você a ter uma noção do clima do jogo.

Há planos para novos conteúdos e produtos para o DCC RPG em 2014?

Nós temos grandes planos para 2014. Teremos várias novas aventuras, claro, incluindo algumas que levarão o Dungeon Crawl Classics para novos lugares, como outros planetas e planos de existência. Nós temos muitos pedidos para kits de dados, divisórias de mestre e nosso Anual que discutimos sobre no início do desenvolvimento do jogo. Gostaria de dizer que eu adoraria atender esses pedidos dos fãs em 2014. Feliz Ano Novo!

Bem, isso eu não tenho muito o que escrever. Sei que vai está tendo o financiamento coletivo para o kit de dados do jogo agora e que deve sair mais 2 livros do Transylvanian Adventures para jogo. Aventuras com certeza vão sair aos montes, mas estou curioso o que mais as outras editoras devem produzir para esse jogo que está crescendo em popularidade como nenhum outro.

Enfim, eu não sei mais o que dizer para convencer vocês a experimentarem esse jogo. Eu não me canso dele, e acho um dos melhores jogos de fantasia criados até hoje! O PDF está US$ 12,50, e pode ser comprado nesse link. Vale a pena, acreditem!

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário