quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Mais D&D Old School vindo da WotC

No ano passado, na GenCon, a Wizards of the Coast, atual detentora dos direitos da TSR, e do Dungeons & Dragons, principalmente, anunciou que iria disponibilizar em formato digital o antigo acervo da companhia. Muita especulação foi criada em torno desse anúncio, e muitos de nós ficamos ansiosíssimos com a possibilidade de ter nosso títulos favoritos, edições preferidas e outro título disponíveis novamente de forma legal, e quem sabe até retrabalhadas como os "Premium Reprints" do AD&D primeira edição que saiu em 2012.

Aliás, para quem não sabe, já estão programados mais lançamentos de "Reprints" para esse ano, como o suplemento Unearthed Arcana para a primeira edição, aventuras clássicas (série A e S), e até mesmo a republicação dos básicos do AD&D segunda edição. Só isso já era motivo de muita comemoração pro parte da OSR, e dos RPGistas em geral, já que edições históricas estariam, novamente, ao acesso de todos. Mas tem mais coisa vindo por aí.

Um usuário e RPGista da rede social Google +, Jeremy Deram, descobriu que, além da WotC ter uma conta no RPGNow (ainda sem nenhum produto), teria surgido um site chamado "dndclassics.com" (que foi retirado do ar rapidamente, mas você pode ver o print screen da página aqui). Nessa pagina apareciam quatro aventuras da série B, que foram feitas para as edições básicas de D&D (A B1 para Holmes D&D e as outras três para o B/X D&D do Moldvay). Ou seja, são aventurar para uma edição passadas de D&D que não possuem, e ainda não forma anunciados planos para fazê-los, Reprints pela WotC. O que só nos leva a concluir que há mais alguma coisa vindo por aí. Quem sabe não sai um Premium Reprint do D&D Basic do Moldvay, do Holmes, ou mesmo do Mentzer. Ou então, por que não, um Premium Reprint do Rules Cyclopedia. O que vai sair eu não sei, mas que vem alguma coisa por aí, vem sim.

Ah, sim. Ao que parece, pela conta no RPGNoW, e pela imagem que o Jeremy conseguiu coletar do "dndnclassics.com", o formato que serão vendidos os produtos digitais será realmente PDF. Algumas pessoas, eu inclusive, estavam preocupadas com a possibilidade da WotC tentar vender um formato exclusivo ou inventar uma assinatura para ter acesso a esses livros, o que dificultaria muito a usabilidade do consumidor.

Agora é torcer para que esses produtos que serão relançados sejam bem trabalhados e não os antigos "scans" que foram vendido a algum tempo (alguns deles são quase ilegíveis). Eu estou torcendo para que eles republiquem todos os livros básicos de todas as edições. Os suplementos e aventuras podem ficar no formato digital mesmo, ou quem sabe em um sistema de "Print-on-Demand". Imagina uns "Premium Reprints" dos Boxed Sets do BECMI? Do D&D do Holmes? Do B/X? Um verdadeiro sonho de consumo, fala sério.

E vocês? O que mais esperam e torcem para que a WotC relance? Eu quero muito o D&D B/X!

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

3 comentários:

  1. Desceu a lágrima agora. Obrigado, Moradin.

    ResponderExcluir
  2. Sensacional notícia. Estou com os dedos cruzados aqui!!!

    ResponderExcluir
  3. Tinha que produzir impresso todos os livros do AD&D... quem sabe assim, a devir nao faz o mesmo na traduçao, sonhar não custa nada...

    ResponderExcluir