sexta-feira, 27 de março de 2015

As diversas maneiras de se jogar Dungeon Crawl Classics RPG!

Todo mundo já sabe, ou deveria saber a essa altura (que este magnífico jogo vai ser lançado aqui no Brasil), que o Dungeon Crawl Classics RPG é um jogo ambientado em um mundo de fantasia medieval. Muito embora um tanto diferente dos mundos de fantasia medieval tradicionais que conhecemos e foram amplamente explorados e repetidos em diversos jogos e, até mesmo, homogenizados em sucessivas edições do RPG mais popular do mundo, o DCC RPG ainda é um cenário "relativamente" comum (embora seja uma fantasia medieval mais pulp, com elementos de ficção científica, horror e as coisas nunca são como estamos acostumados).

No entanto, o estilo de jogo que este RPG promove, sua influência pelo Appendix N que transpassa muitos estilos de histórias diferentes, com mundos fantásticos de vários tipos, levou fãs deste RPG a criarem diversas adaptações e cenários para levar a emoção, aventura e o caos do Dungeon Crawl Classics RPG para qualquer ambiente. Lá fora isso acontece tanto por meio de suplementos e aventuras oficiais da Goodman Games como com publicações de outras editoras e pequenos "editores" (jogadores empolgados que lançam suas criações). Vale frisar que todos estes suplementos são sancionados pela Goodman Games e não tem um que eu não tenha curtido. E, hoje, eu vou falar um pouco sobre essas várias maneiras de jogar DCC RPG!

Áereth: O mundo padrão de Dungeon Crawl Classics e, sendo assim, um cenário de fantasia medieval pulp. Conforme explicado acima, o mundo não tem aquele padrão tolkeniano e de fantasia clássica igual aos cenários do RPG mais famoso do mundo, mas uma levada mais parecida com a fantasia pulp do Appendix N e espada e feitiçaria. Tem elementos de ficção científica, como seres de outros mundos, artefatos tecnológicos perdidos, civilizações avençadas esquecidas e outras coisas, além de forte pegada de horror lovecraftiniano do estilo do Robert E. Howard (como nas histórias do Conan), com uma magia poderosa mas muito perigosa para mortais e controlada por seres que vão além da compreensão dos mesmos. No mais, vemos aventureiros em busca de ouro, glória e conhecimento desbravando masmorras antigas com suas espadas, astúcia e coragem.

Xcrawl: Novidade fresquíssima da Gary Con de 2015, onde foi lançada uma aventura nesse cenário super criativo de Brandon LaSalle onde os personagens dos jogadores são "atletas" participantes de uma "competição esportiva / reality show" que é transmitida via pay-per-view, onde eles devem superar desafios em uma masmorra artificial (cheia de monstros, armadilhas, enigmas e outras coisas) criada por um DJ (Dungeon Jockey). Eles disputam esta competição mortal por prêmios, patrocinadores, fama e seja lá o quê que leva uma pessoa a esses programas de TV! O mundo é como se fosse uma versão dos nossos tempos em um mundo de fantasia medieval. Ainda não tem uma página oficial, nem nada do tipo. Mas em breve devemos ver uma.

Transylvanian Adventures: Um cenário de horror moderno para DCC RPG definodo como "Gothic Ass Kicking Horror"! Só isso já vende o livro, não é? Imagine aquele cenário de horror clássico para jogos de fantasia na época do século XIX e taque muito caos, feitiçaria e aventura e você tem o Transylvanian Adventures. Já temos um livro básico e uma aventura para o cenário e tem mais coisa para sair.

Tales from the Fallen Empire: Outro cenário completo publicado para o jogo, agora levando-o para um mundo de Espada & Feitiçaria como os de Conan e Elric. É um cenário pós-apocalíptico, com homens serpentes, uma feitiçaria ainda mais danosa e corruptível, arenas de gladiadores, homens bestas e tudo mais. O cenário é muito bem trabalhado e ricamente ilustrado. Sem dúvida é um dos meus favoritos!

Crawling Under the Broken Moon: Imagine um RPG de Thundarr the Barbarian, aquele desenho da década de 80 em que um bárbaro com uma espada de sol andava por um futuro pós-apocalíptico e fantástico de nosso planeta acompanhado de um homem-besta e uma feiticeira, enfrentando monstros terríveis, cyborgs, e bruxos sádicos. Pois é. Você pode jogar isso com Dungeon Crawl Classics RPG e contar com um zine regular que traz material para este cenário e estilo. São classes novas, aventuras, monstros, artefatos, regras alternativas e tudo mais. Ah, sim: a ficha oficial do cenário é de minha autorial!

Crawljammer: DCC RPG no espaço e com lasers! Este zine para DCC RPG apresenta regras novas, novas classes, monstros e aventuras para levar suas aventuras de DCC RPG para o espaço em embarcações que navegam pelos fluxos de energia que preenchem o espaço entre os planetas. Similar a um cenário famoso do RPG mais conhecido do mundo, Crawljammer traz a fantasia pulp para o espaço e de forma muito divertida. Que tal ser um homem-lagarto mercenário em uma nave espacial?

Peril on the Purple Planet: Este cenário/aventura lançado pela Goodman Games leva os jogadores para uma planeta distantes, no estilo de Sword & Planet e vários elementos de fantasia. Explore um mundo perdido, de raças alienígenas, ruínas de civilizações avançadas e sobreviva as hordas bárbaras dos Kith no mundo morimbundo. É tipo "Barsoom on acid"!

Ah, sim. É bom lembrar que teremos o Mundo Partido de Kæl'Thuir em um zine nacional para o jogo!

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário