terça-feira, 5 de agosto de 2014

Meu RPG mais Old School - #RPGaDay

Vamos para a quinta postagem do Blogfest #RPGaDay! Cada dia um tema diferente para falarmos sobre nossa vida RPGística. Ontem mostrei aqui minha última aquisição, o Warriors of the Red Planet, um RPG de Sword & Planet baseado no jogo de fantasia original de 1974. Hoje, vou falar exatamente desse jogo original.

O meu RPG mais Old School, obviamente, é o primeiro RPG publicado, o Dungeons & Dragons de 1974, escrito por Gary Gygax e Dave Anerson! Eu, infelizmente, não tenho a caixa original e nem suas reimpressões da época, mas tenho a edição de colecionador lançada recentemente pelos Magos da Costa. Apesar disso, ela é bem fiel aos livrinhos originais, contendo toda a idiossincrasia deles. Essa edição, inclusive, veio com quase todos os suplementos que foram lançados oficialmente para o jogo original, faltando apenas o Chainmail (que era usado como base das regras de combate do jogo) e o Swords & Spells (que substituia o Chainmail). Mas eu comprei os dois em separado (esses são originais, lá da década de 70).

Para quem não conhece o D&D Original, ele pode parecer bem confuso e desorganizado. Bem, ele foi publicado quase que amadoramente por amigos que queriam fazer um jogo que nunca tinha sido feito antes. Mas ele, na verdade é bem simples e tem apenas o mínimo necessário para se jogar em um mundo de Espada e Feitiçaria. O jogo é, na verdade, bastante flexível e customizável. Não é atoa que existem centenas de suplementos de fãs e de outras empresas para essa versão, ainda que sem usar o nome oficial do jogo.

Não é atoa que algumas pessoas só jogam esta versão de D&D até hoje. Tim Kask, inclusive, tem uma campanha de D&D Original! Para quem quiser ver uma comparação da versão 4.0 com essa de 1974, eu fiz uma postagem bastante "educativa" sobre as diferenças entre elas.

Ah, sim. Quem quiser ter um pouco da experiência do OD&D sem ter que desembolsar rios de dinheiro, há diversos retro-jogos bastante fiéis a ele, muitos gratuitos. Vejam esses links de RPGs Old School Gratuitos!

Esta postagem foi a nº 5 do #RPGaDay! Amanhã tem mais, com um RPG que eu gosto muito mas quase nunca consigo jogar.



Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário