sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Bate-Papo RPG - Financiamentos Coletivos

Então, galera. Pela primeira vez participei de um Hangout no Google+ que foi disponibilizado ao vivo na internet (e depois como um vídeo gravado) falando sobre assuntos relacionados ao RPG. A ideia de fazer isso partiu do Fernando del Angeles, que é um dos responsáveis pela revista RolePunkers da RetroPunk. Ele me convidou, junto com o Ricardo Mallen, do grupo D30 RPG lá de Brasília, para fazermos uns bate-papos no Hangout do Google+ a cada 15 dias, falando de coisas relacionadas a RPG que tivessem tido uma relevância maior naquele período, e eu, claro, aceitei, já que eu adoro falar dessas coisas.

Nosso primeiro encontro aconteceu ontem, dia 20 de dezembro, e o tema foi "Financiamento Coletivo e RPG", já que esse foi um assunto bastante levantado nos últimos meses por aqui, devido a dois projetos bastante relevantes que aconteceram por aqui: O do Savage Worlds da RetroPunk, e o da Lenda dos Cinco Anéis da recém-nascida, recém-falecida, Editora Oráculo. Um deles foi um tremendo sucesso, batendo metas atrás de metas, liberando muito material extra para quem está participando, dando diversas opções interessantes de contribuição, enfim, fazendo uma boa proposta para cativar investidores-clientes, e o outro, bem, fazendo totalmente o oposto, apresentando mal sua proposta, não dando muitas informações quanto ao produto, não se esforçando para cativar investidores e dando poucas opções interessantes para participação. Não preciso nem falar qual foi qual, preciso?

A partir daí a conversa vai tomando seu próprio rumo, como em um bate-papo entre amigos (que é o que é mesmo), com algumas participações da galera que estava acompanhando o Hangout pelo Youtube, com ocasionais desvios do assunto que o tema acaba proporcionando. Falamos brevemente sobre a vida ou morte do d20 System, da RPGCon, da Oficina de Game Design do nossa amigo Daniel (do D+1) e outras coisas. Para saber de tudo, só assistindo, né? (Ah, e avancem para os 5 minutos e 10 segundos, devido a nossa demora em entender como divulgava o link para o pessoal ver no Youtube)



Ah, no meio do papo eu mencionei que há um blog dedicado somente a Financiamentos Coletivos relacionados com RPG. Ele é lá de fora e por isso fala mais dos projetos internacionais, mas fiquei sabendo de muita coisa legal por lá. O nome do blog é RPG Kickstarters (basta clicar no nome que você vai ser levado para lá).

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Um comentário: