terça-feira, 25 de dezembro de 2012

100 Coisas a se fazer em um Apocalipse Zumbi

O mundo não acabou no dia 21, ainda bem. Mas isso não nos impede de curtir alguns RPGs que trabalham com essa temática, entre eles, os jogos de sobrevivência em um Apocalipse Zumbi, como The Shotgun Diaries, Terra Devastada, Outbreak Undead, All Flesh Must Be Eaten e outros. A temática deles é bem específica e pode até parecer um pouco limitante na hora de criar histórias e aventuras para o jogo. Mas isso não é verdade, como podemos ver na HQs, literatura e filmes que trazem esses mortos-vivos. O segredo, talvez, seja olhar em como tudo se torna mais difícil, e a simples busca por um pedaço de comida pode se tornar uma aventura.

Seguindo a minha tendência de fazer aquelas longas listas de 100 itens e ideias, resolvi fazer uma com 100 coisas, encontros, missões ou aventuras para jogos de sobrevivência em um Apocalipse Zumbi. A ideia é ter uma lista que você possa rolar 1d100 e falar para seus jogadores o que eles vão ter que fazer, improvisando a partir disso. Ao contrário de jogos mais heroicos e fantásticos, a maioria dos encontros e ideias para aventuras são tarefas aparentemente simples, mas que podem se tornar bastante complicadas em meio a um Apocalipse Zumbi.

1. Encontrar o membro de uma família deixado para trás.
2. Recuperar um veículo deixado para trás.
3. Buscar alimentos em um supermercado na estrada.
4. Resgatar um amigo que desapareceu quando foi procurar por algo.
5. Defender o abrigo de um grupo que quer se instalar ali.
6. Defender o abrigo de uma horda de zumbis.
7. Encontrar um novo abrigo já que o antigo foi tomado.
8. Procurar por combustível.
9. Procurar por armas em uma base militar.
10. Encontrar o tal campo de refugiados.
11. O grupo se separou após uma missão na cidade e agora precisa se reencontrar.
12. Membros do grupo precisam de remédios e a cidade mais próxima pode ter uma farmácia.
13. Verificar o que está emitindo a luz dos holofotes que o grupo vê a noite.
14. Barulhos de tiro na floresta próxima. Será que há mais sobreviventes?
15. Um membro valioso do grupo está querendo se matar para acabar com o sofrimento.
16. Alguém do grupo está matando os outros em segredo para poupar-lhes do sofrimento.
17. Uma conversa por rádio é captada, pessoas precisando de ajuda.
18. Uma pessoa resgatada a pouco tempo desaparece. Será que ela foi trazer um grupo rival para o abrigo?
19. Um abrigo em potencial é encontrado, é preciso explorá-lo.
20. Fortificar o abrigo encontrado.
21. Um veículo quebra no meio de uma estrada. Vai demorar para concertá-lo.
22. Uma pessoa do grupo foi mordida por zumbis. Matar ou não matar antes da transformação?
23. Uma criança fugindo apavorada acaba encontrando o abrigo do grupo.
24. O grupo sai para caçar mas acabam se tornando a caça de zumbis.
25. Ao encontrar uma pessoa amada zumbificada, um membro do grupo entra em choque e não consegue se mover.
26. O grupo é salvo por outro, que agora exige alguma compensação.
27. Dois grupos se encontram indo em direções opostas na estrada.
28. Em meio ao caos na cidade, cercados de zumbis, dois grupos se encontram. Ambos buscando pela mesma coisa.
29. O grupo encontra um abrigo seguro, mas depois aparecem outras pessoas dizendo que eles já estavam ali e querem o grupo fora.
30. Um profeta messiânico louco aparece liderando um grupo que quer converter o grupo à sua seita.
31. Durante uma ida à cidade, o grupo vê alguns sobreviventes sendo cercados por zumbis. Ajudar ou não?
32. Depois de um ataque, pessoas desapareceram. Parte do grupo quer continuar em frente e parte quer ficar para procurá-los.
33. O grupo deixou os personagens para trás e agora eles precisam encontrá-los de volta.
34. Outros sobreviventes encontrados falam sobre boatos de uma ilha protegida na costa leste livre dos zumbis.
35. Um enviado de outro grupo chega com proposta de negociações e alianças.
36. Um outro grupo os encontra e oferece abrigo para eles, mas há algo estranho nessas pessoas.
37. O grupo foi até uma cidade para pegar alimentos mas quando vão pegar o carro para irem embora, ele não está mais lá.
38. Uma horda de zumbis parece estar vindo na direção do acampamento e a única opção parece ser se esconder.
39. O inverno está chegando e é preciso roupas aquecidas, e outros suprimentos.
40. Aparentemente, sinais de fumaça estão sendo emitidos na floresta próxima.
41. O grupo acaba, sem querer, salvando outros sobreviventes que estavam cercados de zumbis.
42. Depois de semanas, alguém responde o mensagem de socorro enviada por rádio do grupo e pede para saber onde eles estão. Confiar ou não?
43. Um membro do grupo enlouquece e acha que é zumbi.
44. Uma tribo de sobreviventes canibais oferece abrigo para o grupo.
45. Durante uma expedição, um membro do grupo é levado de refém por outros sobreviventes que agora exigem resgate.
46. Em um confronto com outros sobreviventes, um deles é deixado para trás ferido. Ele implora por socorro.
47. O grupo encontra uma pessoa que sofre de amnésia e não entende o que está acontecendo, o que acaba colocando todos em risco.
48. O grupo é salvo por ex-presidiários de uniformes que pedem para se juntar a eles.
49. Dois grupos que têm membros que se conheciam antes do apocalipse se encontram, mas tem interesses conflituosos.
50. Um grupo de neonazistas motoqueiros avista o acampamento do grupo e prepara um ataque.
51. Quando o grupo retorna de uma expedição, encontram outros sobreviventes em seu abrigo.
52. Quando o grupo retorna de uma expedição encontram zumbis no abrigo e nenhum sinal dos outros sobreviventes.
53. Ao buscarem abrigo em uma estação militar, eles descobrem que os militares pretendem matar todos os que estão ali, por "precaução".
54. Ao se verem cercados de zumbis em um prédio, o grupo avista outros sobreviventes e pede por socorro, mas os sobreviventes querem algo em troca.
55. Um abrigo, aparentemente seguro, esconde zumbis onde menos se espera.
56. Um vigia dorme e zumbis penetram o abrigo.
57. A água potável acaba.
58. A água potável é contaminada.
59. O grupo reencontra um ex-companheiro deixado para trás que agora quer vingança.
60. Um membro do grupo foi ferido gravemente e precisa de equipamentos médicos.
61. O grupo vai até uma loja de departamentos enormes e encontram sobreviventes que foram deixados para trás por outro grupo, uma deles está ferido por uma mordida de zumbi.
62. O grupo participava de um reality show e quando saem da casa descobrem que o mundo acabou em um apocalipse zumbi.
63. Uma disputa interna no grupo faz com que ele se divida e agora precise se separar.
64. Alguém acha drogas em uma das expedições e pessoas começam a se viciar naquilo.
65. Um dos membros abusa da mulher e bate nas crianças, o que acaba fazendo muito barulho e atraindo zumbis.
66. O grupo encontra na estrada um carro acidentado com rastro recente de sangue entrando na mata.
67. O grupo encontra uma pequena cidade fortificada que parece ser o paraíso, mas na verdade é uma prisão de um líder autoritário.
68. Um membro do grupo, idoso está morrendo e deseja ser enterrado com sua família em sua cidade natal.
69. É aniversário de alguém do grupo e algumas pessoas decidem ir "fazer compras".
70. Um grupo inimigo do passado procura os personagens pedindo ajuda e fazendo promessas.
71. O grupo precisa da ajuda de um grupo inimigo, já que eles possuem um médico.
72. Um grupo louco captura os personagens para coloca-los em um estádio onde há vários zumbis para ficarem assistindo.
73. Um membro do grupo começa a ficar extremamente violento, prejudicando o grupo em diversas situações que mereciam mais calma.
74. Uma pessoa no grupo está manipulando as outras para conseguir o que quer colocando a segurança de todos em risco.
75. Explorando uma base militar abandonada, o grupo encontra pesquisas que parecem ter dado origem ao vírus.
76. Explorando uma base militar abandonada, o grupo encontra pesquisas que podem dar origem à cura do vírus.
77. Uma explosão chama a atenção do grupo no horizonte. O que será que aconteceu?
78. Quando o grupo vai em direção a um abrigo que procuravam, eles encontram sobreviventes falando que não há nada lá. Será que é verdade?
79. A comida está acabando, assim como a água. Está na hora de procurar outro lugar.
80. A munição está acabando.
81. Um casal de adolescentes apaixonados desaparece para namorar e o grupo só escuta um grito vindo de longe.
82. Uma mulher estava traindo o marido com outro membro do grupo e prepara uma cilada para ele ser devorado por zumbis.
83. Algumas crianças roubam as armas do acampamento e saem para "brincar de matar zumbis".
84. O grupo procura uma igreja para celebrar o casamento de dois membros.
85. Um cientistas acompanhado de um oficial pede ajuda ao grupo para chegar até uma estação de estudos.
86. O grupo encontra sobreviventes conhecidos desesperados porque parte deles se tornaram zumbis e estão acorrentados.
87. Parte do grupo que se separou há alguns meses reencontra com os personagens e tenta tomar seus recursos.
88. Parte do grupo que se separou há alguns meses reencontra os personagens e implora por ajuda. Um outro grupo os dominou.
89. Um membro do grupo revela que mentiu sobre saber o paradeiro de uma base militar segura e só queria achar sua família.
90. O grupo encontra uma pequena cidade fortificada. Mas assim que se estabelecem lá, alguém começa a cometer assassinatos e eles são acusados.
91. O cachorro do grupo sente o cheiro de sobreviventes desmaiados na mata. Nenhum deles parece ferido.
92. Um membro do grupo que recebe pouca atenção e é pouco valorizado revela a localização de seu abrigo para um grupo rival em troca de "status".
93. Um grupo de sobreviventes com uma criança de colo pede abrigo para o grupo. Quando acordam, os sobreviventes deixam o bebê com os personagens e vão embora.
94. Um membro do grupo que recebe pouca atenção e é ignorado a maioria das vezes resolve se "vingar" e deixa zumbis entrar no abrigo.
95. O único sobrevivente médico do grupo exige ser levado até a sua cidade natal para se despedir de seus familiares.
96. Ao procurarem armas em uma delegacia, o grupo encontra dois presos ainda vivos, passando fome. Salvá-los ou deixá-los ali?
97. Depois de uma expedição, o grupo volta e não encontra mais ninguém no acampamento, apenas rastro de pneus indo embora.
98. O grupo começa a ser visto como heróis pelos outros sobreviventes que começam a pedir coisas para eles constantemente. Isso atrai a inveja de outros sobreviventes.
99. Um outro grupo encontra os personagens e oferece uma série de benefícios se eles entregarem a localização do abrigo deles.
100. O grupo encontra um barco e fogem para uma ilha. Mas há piratas no mar que cobram por segurança ou colocam zumbis nas ilhas.
101. Um helicóptero militar sobrevoa o grupo e pousa no horizonte. O que há lá?
102. O grupo descobre o passado sinistro de um membro (assassino serial, estuprador, ou algo assim).

Nossa, bastante coisa, não? Acho que com isso já dá para rolar várias sessões desses jogos, e ir criando histórias a partir disso. Acho que uma das coisas mais interessante desses RPGs é ver como coisas simples e banais podem ser tão difíceis e dramáticas nessas situações. Ver como as relações humanas são levadas ao limite e como as pessoas agem quando chegam nele.

Ah, e se alguém tiver mais alguma ideia, coloca aí nos comentários que eu vou adicionando. Com certeza vai ter gente que vai pensar em mais coisas do que eu.

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9 comentários:

  1. vc foi mordido e tem duas escolhas ou amputar a parte do corpo onde esta a mordida ou se tornar um zumbi

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  2. vc tem um cachorro ele nao para de latir e com isso atrai muitos zumbis o que fazer?

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  3. sou muito fã de the walking dead e resident evil e tambem gosto do filme madrugada dos mortos

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. Rapaz, tô vendo isso em 2019 e vai me ajudar muito kkk

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  6. to vendo isso em 2021, e pensar que eu preciso sobreviver pra fazer um rpg de sobrevivencia ein

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  7. Recomendo não levarem a sério, pois as 13 e 14 são ações muito erradas, a gente aprendeu isso no livro do Max Brooks, na verdade há uma regra para qualquer sobrevivência que é evitar situações desnecessárias e desperdício de energia, como andar a esmo e de bobeira. Mas se o tédio é uma coisa corriqueira em um apocalipse, tudo bem, embora eu ache que há várias outras coisas para fazer para expulsar o tédio, como ler, escrever um diário, pintar, desenhar, jogar algum jogo como xadrez, shogi ou baduk, aprender coisas novas com os membros do seu grupo, contar histórias e piadas, tocar um instrumento musical, começar um clube de luta ou de treino, praticar exercícios aeróbicos etc, e no máximo de tédio e aborrecimento, quebrar coisas, como tevê, e esmagar as carrocerias dos automóveis, para extravasar a raiva, incluso seria interessante colocar isso em um jogo junto com a barrinha do nível de aborrecimento do personagem.

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