domingo, 29 de abril de 2012

Enigmas e Charadas - As Quatro Runas da Escuridão


Enigmas, quebra-cabeças, charadas e outros desafios mentais eram atrações garantidas em diversas aventuras antigamente, mas cada vez mais eu tenho visto o seu número diminuir. Por esse motivo comecei uma série de postagens com esses elementos para serem utilizados em qualquer jogo, já que a sua mecânica não tem nada a ver com regras de RPG e sim com simples lógica, raciocínio e percepção.

O objetivo é disponibilizar esses "quebra-cucas" para serem usados em qualquer mesa para desafiar seus jogadores e não os dados que eles rolam. No entanto, apesar desses desafios serem construídos para serem resolvidos sem a necessidade de se envolver a mecânica de cada sistema, o mestre pode, se quiser, dar dicas para aqueles personagens que possuem alguma perícia, habilidade, talento ou algo parecido, apropriado à situação. O primeiro desafio já foi publicado aqui e pode ser visto neste link.

O desafio de hoje é de percepção e raciocínio. Intitulado "As Quatro Runas da Escuridão", ele funciona similar ao jogo de "Sodoku" mas apenas com quatro símbolos, ao invés de nove números. Cada grupo de quatro quadrados deve ter um de cada símbolo, assim como cada linha e coluna, sem poder repetir os mesmos. Esse é um "puzzle" relativamente fácil, assim que se percebe como funciona e se familiariza com os símbolos. Por isso, é um ótimo desafio para ser resolvido em meio a uma cena de ação ou para acessar alguma localidade que os jogadores deveriam ter acesso de qualquer forma mas você quer que eles se esforcem para isso.

Para introduzir o "puzzle" você pode utilizar vários métodos. Talvez os personagens vejam alguém resolvendo-o para abrir uma passagem secreta e tentem fazer o mesmo. Ou eles estejam diante de um portal fechado magicamente e para abrirem ele devem resolver esse problema, como uma senha. Um dizeres pode estar esculpido na parede de pedra onde o desafio se encontra, talvez explicando as regras, talvez apenas com frases enigmáticas e misteriosas como "Apenas quando As Quatro Runas da Escuridão estiverem alinhadas e presentes em todos os planos ele retornará".

A disposição dos símbolos, quando encontrados será essa abaixo. Você pode imprimir a imagem em uma papel cartão ou mais duro para usar como uma espécie de tabuleiro.
Para resolver o problema os jogadores terão que usar os mesmos quatro símbolos que aparecem e ir preenchendo os espaços vazios. Para facilitar, eu fiz uma imagem com os quatro símbolos que você pode  imprimir em papal mais espesso e recortar para fazer pequenas peças e ir colocando sobre o "puzzle".
Por fim, a solução do problema é essa mostrada abaixo. Se estiver utilizando algum sistema que tenha alguma mecânica que facilitaria a resolução de desafios desse tipo, a cada sucesso do jogador, você pode posicionar uma peça de forma correta, facilitando a resolução do "puzzle".
Além disso, para quem quiser, estou disponibilizando uma matriz limpa do desafio. Assim, o mestre pode criar outros com disposição dos símbolos e solução diferentes.
Para quem não quer gastar tinta colorida ou dinheiro em gráfica para imprimir essas coisas (olha que causa uma boa impressão nos jogadores, hein). Eu preparei uma versão em preto e branco para imprimir e fazer tudo na mão mesmo.
E, por fim, quem quiser baixar um PDF com todas essas imagens para imprimir, recortar e montar se desafio é só clicar aqui. Espero que tenham gostado e que isso possa manter alguns jogadores ocupador por alguns minutinhos.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

5 comentários:

  1. cara, muito boa a sacada! Os nossos queridos puzzles sempre atormentam a vida dos jogadores!!! Nunca tinha pensado em usar um no estilo sudoku, show de bola!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Afinal, atormentar a vida dos jogadores é uma missão sagrada!
      Pois é. Se pararmos para pensar muitos joguinhos e passa-tempos que temos podem ser modificados e adaptados para serem usados nas nossas mesas. Fica divertido pra caramba e dá uma variada na rolada de dados. :)

      Excluir
  2. Gostei bastante. lembrei agora d eum antigo joguinho de PC, época do 486, de Jornada nas Estrelas, que tinha um puzzle com números hexadecimais, bem legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poi é, um dos joguinhos que eu me amarrava quando moleque era um chamado "Yoda Stories" e era cheio de puzzles e probleminhas assim. Era bem legal.

      Excluir
  3. Muito legal, estou atras de enigmas interessantes e vou usar esse em minha aventura

    ResponderExcluir