domingo, 8 de abril de 2012

D&D Next - Alguns Pensamentos

Já fazem três meses desde o anúncio da nova edição do RPG de fantasia mais famoso do mundo. Nesse meio tempo muita coisa foi falada e teve um "playtest" do novo sistema em uma convenção nos EUA. Mas, se você parar para dar uma olhada nas pesquisas e artigos no site da Wizards of the Coast vai ter a impressão que eles não tem nada ainda.

A cada pesquisa de opinião sobre os aspectos do sistema e a cada artigo que eles publicam falando que estão pensando em fazer dessa ou daquela maneira, eu me pergunto o que será que aquelas pessoas jogaram no "playtest". A impressão que eu tenho é que o produto final não vai nem sequer lembrar esse jogo que elas jogaram.

Parece, também, que a WotC está receosa em divulgar o sistema que estão produzindo. Eles sabem que assim que divulgarem algo, seja o sistema completo ou parte dele, todos os blogs por aí irão fazer uma análise daquele material e, com certeza, muitas pessoas não vão gostar, o que pode gerar mais alguma batalhas na guerra das edições. O problema é que essa empresa não devia ter medo disso, mas ao que parece, tem.

Acho que o ideal seria se eles publicassem logo um sistema "completo", ou quase completo, ainda que precisasse de ajustes e algumas modificações. Acho que assim ficaria mais difícil das pessoas descartarem totalmente o sistema, o que poderia facilmente acontecer se eles forem liberando o mesmo aos poucos. Com apenas parte do sistema sendo mostrada alguém poderia simplesmente não gostar daquela parte específica e não mais querer conferir o resto do jogo. Mas caso uma parte mais substancial do sistema, digamos, os primeiros cinco níveis, fosse divulgado, mesmo que alguém não gostasse dessa ou daquela parte, ela poderia ver o jogo em sua totalidade e ver que há sim partes que valem a pena.

O que vem me deixando encucado é que todo o alvoroço causado pelo anúncio da nova edição está passando. Já fazem três meses e não há nenhum sinal de que algo concreto exista. A empolgação está passando e, a não ser que algo seja revelado em breve, esse grande lançamento pode perder o impacto que poderia ter.

4 comentários:

  1. Infelizmente o d&d para mim estah morto. Lendo os posts dos criadores ficou bem claro duas coisas que me desagradaram:
    1- eles nao estao dispostos a abandonar nada do que consideram o espirito do d&d. Isso inclui os niveis, alinhamentos, seis atributos, ataque com d20, jogadas de proteçao, etc. Decadas de d&d foi muito legal, mas tem coisa que jah deu, eu
    pelo menos enjoei e nao estou mais disposto a jogar com a discrepancia dos niveis, o sistema monetario absurdo, o sistema de magia inconsequente, 3 core rulebooks sem nenhum cenario, etc
    2- estao querendo agradar todo mundo de uma vez e isso eh impossivel. A historia de fazer modulos de todo tipo de regras pode parecer legal, mas na minha opiniao vai tornar o jogo mais generico ainda. Hoje prefiro sistemas de regras fortemente atrelados ao cenario, um livro basico apenas, como legend of five rings, warhammer fantasy e the one ring.
    Conclusao: cresci jogando d&d (desde 1989), passei por quase todas as ediçoes, mas devido a essa mentalidade dos criadores, esta ediçao eu vou passar. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, mas algumas coisas eu concordo com eles. Certos elementos não podem ser esquecidos, mas para se voltar a origem como eles estavam propondo, certas cosias novas devem ser abandonadas, mas eles não parecem estar dispostos a isso, o que, para mim, é uma pena. Eu ainda vou dar uma olhada no quinta edição quando ela sair. Mas se ela for só uma maquiagem da terceira ou da quarta edição vou esquece-la.

      Excluir
  2. Por uma questão monetaria parei na edição 3.5, alem de não conheçer gente com material da 4ed.
    Falizmente achei as atualizações positivas apesar das controversias: Agiliza bastante a mesa e tira aquelas porcarias de ataque de "pouquissimas vezes ao dia". Se bem que acho que isso deveria ser feito com a magia (se não é que foi, infelizmente não sei...). Mas pra 5ed não sei o que esperar, até pq nada foi divulgado, mas não sei se vai ser facil inovar em algum aspecto, em relação as anteriores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As atualizações podem ser positivas dependendo do estilo de jogo que a pessoa procura. Para aquelas que procuram por um jogo de fantasia mais no estilo sword and sorcery, como era as versões anteriores do D&D, as novas versões trazem muitos elementos de fantasia alta, personagens muito poderosos. Depende muito do que a pessoa procura mesmo. :)

      Excluir