domingo, 8 de abril de 2012

D&D Next - Alguns Pensamentos

Já fazem três meses desde o anúncio da nova edição do RPG de fantasia mais famoso do mundo. Nesse meio tempo muita coisa foi falada e teve um "playtest" do novo sistema em uma convenção nos EUA. Mas, se você parar para dar uma olhada nas pesquisas e artigos no site da Wizards of the Coast vai ter a impressão que eles não tem nada ainda.

A cada pesquisa de opinião sobre os aspectos do sistema e a cada artigo que eles publicam falando que estão pensando em fazer dessa ou daquela maneira, eu me pergunto o que será que aquelas pessoas jogaram no "playtest". A impressão que eu tenho é que o produto final não vai nem sequer lembrar esse jogo que elas jogaram.

Parece, também, que a WotC está receosa em divulgar o sistema que estão produzindo. Eles sabem que assim que divulgarem algo, seja o sistema completo ou parte dele, todos os blogs por aí irão fazer uma análise daquele material e, com certeza, muitas pessoas não vão gostar, o que pode gerar mais alguma batalhas na guerra das edições. O problema é que essa empresa não devia ter medo disso, mas ao que parece, tem.

Acho que o ideal seria se eles publicassem logo um sistema "completo", ou quase completo, ainda que precisasse de ajustes e algumas modificações. Acho que assim ficaria mais difícil das pessoas descartarem totalmente o sistema, o que poderia facilmente acontecer se eles forem liberando o mesmo aos poucos. Com apenas parte do sistema sendo mostrada alguém poderia simplesmente não gostar daquela parte específica e não mais querer conferir o resto do jogo. Mas caso uma parte mais substancial do sistema, digamos, os primeiros cinco níveis, fosse divulgado, mesmo que alguém não gostasse dessa ou daquela parte, ela poderia ver o jogo em sua totalidade e ver que há sim partes que valem a pena.

O que vem me deixando encucado é que todo o alvoroço causado pelo anúncio da nova edição está passando. Já fazem três meses e não há nenhum sinal de que algo concreto exista. A empolgação está passando e, a não ser que algo seja revelado em breve, esse grande lançamento pode perder o impacto que poderia ter.