sábado, 24 de dezembro de 2011

Presentes de Natal +5 para RPGistas

É, o Natal chegou. Época de reunir a família, encher a pança e beber até o sol nascer. Época também de ganhar presentes (embora quanto mais velho menos presente você ganha). Presentes como meias, camisas da TACO de dez reais, Panettones genêricos de uma marca que você nunca ouviu falar...

Mas se você, por algum milagre, conseguiu fazer sobrar algum dinheiro nesse mês de gastância que é dezembro, seus problemas "acabaram-se"! Que tal comprar umas coisas legais para você mesmo. Vou aqui dar umas dicas de alguns livros de RPG legais que saíram esse ano e alguns acessórios muito úteis e, porque não, bonitos para incrementar a sua mesa.

Dos lançamentos de 2011 eu vou recomendar três títulos: The One Ring - Adventures Over the Edge of the Wild, The Mouse Guard Roleplaying Game - Boxed Set e Abney Park's Airship Pirates RPG.

1) The One Ring - Adventures Over the Edge of the Wild: É um jogo de fantasia medieval ambientado na Terra Média de Tolkien. Cinco anos se passaram desde a morte de Smaug pela flecha negra de Bard e a expulsão do Necromante de Dol Guldur. As aventuras se passam nas Terras Ermas (onde ocorreram as histórias narradas no "O Hobbit"). Os personagens podem ser Bardings de Dale, Beornings do Vale do Anduin, Woodmen do sudoeste de Mirkwood, Anões da Montanha Solitária, Elfos de Mirkwood e Hobbits do Condado. A resolução das ações é feita com um d12 e alguns d6 dependendo da skill testada. O jogo ainda tem um sistema de esperança e pontos de sombra para simbolizar a força de vontade e a corrupção das sombras nos personagens. É um ótimo jogo para você já ir entrando no clima para o grande lançamento do filme "The Hobbit - An Unexpected Journey". Eu fiz uma resenha mais completa do jogo aqui.

2) The Mouse Guard Roleplaying Game - Boxed Set: Em 2008 foi lançado a primeira edição desse jogo e agora lançaram o Boxed Set (você não precisa do livro de 2008, só do Boxed Set) com o livro básico, livro de regras complementares e aventuras, cards e mapa. É um RPG medieval adaptação da série de quadrinhos de mesmo nome (excelente série aliás). Mas você não precisa necessariamente conhecer os quadrinhos para jogar, o livro passa bem a ideia de como é a ambientação. O cenário são os Territórios dos Camundongos, uma série de vilarejos e cidades sobre a vigília e uma organização chamada de Mouse Guard (A Guarda dos Camundongos). Essa guarda é formada por vários ratos cavaleiros idealistas que defendem seus irmãos roedores de ameaças como predadores, o tempo ruim e de outros que queiram tirar a liberdade deles. O sistema do jogo é baseado no "Burning Wheel" e utiliza apenas d6s, onde qualquer resultado acima de 4 é um sucesso. Os resultados ainda podem ser modificados por características, pontos de destino e personalidade. É um jogo muito legal e ideal para pequenas sessões, sem contar que é sempre bem vinda as Boxed Sets.

3) Abney Park's Airship Pirates RPG - Um RPG pós-apocalíptico diferente, baseado nas músicas da banda Abney Park (nunca ouvi, mas o RPG é bem legal). O cenário é um futuro Vitoriano no ano de 2150, depois de um grande desastre ocorrido em 1906 por causa de viagens no tempo. O mundo é dominado por ditaduras que usam máquinas estilo steampunk (como grandes trens a vapor armados e airships - navios voadores)para impor suas vontades. A localização padrão, como sempre, é a América do Norte, lugar devastado e dominado por tribos nômades. Os personagens são tripulantes de navios voadores a vapor originários de cidades voadoras. O sistema é uma variação do Fuzion e os personagens são criados a partir de três arquétipos: Neobedouin, Neovictorian, ou Skyfolk. É uma ótima opção para você que quer um jogo diferente e gosta de pirates e futurismo.

Agora para as dicas finais de acessórios. Tentei escolher itens que fossem úteis para todos os tipos de RPGs e que fossem coisas que conseguíssemos comprar aqui do Brasil.

1) Saco para dados da Dragon Chow Dice Bags: São sacos para dados de alta qualidade, reversíveis (tem  cores dos dois lados) e ficam em pé, ao contrário da maioria dos saquinhos que são vendidos por aqui. O tecido usado é durável e vem um fecho em cima para não deixar nenhum dado escapar. No site existem várias opções de cores e estampados e você ainda pode fazer um totalmente personalizado, e o melhor, custa apenas (em média) 12 dólares.

2) Copo para dados da The Dice Shop: Esse acessório, além de muito bonito e estiloso, é legal para você não perder seus dados quando eles saem rolando por aí. É só sacudir os dados dentro dele e virar sobre a mesa. As opções no site são muito legais e eu tenho vontade de comprar uns cinco diferentes. O preço são 19 libras, mas vale a pena.

3) Livro Hamlet's Hit Points: Esse é um livro (que não é um RPG) útil para todos que mestram e narram histórias em jogos. Ela apresenta técnicas narrativas para facilitar o jogo, incitar emoções e conduzir histórias voltadas para RPGs. Nele você vai achar técnicas e ideias que servem para qualquer jogo e ainda verá analisada algumas histórias para ver como essas ferramentas funcionam. O preço é 20 dólares e o frete para o Brasil custa mais 12, mas vale a penas para se tornar um mestre melhor, não é?

Bem, essas foram apenas algumas dicas e coisas que eu tenho vontade de comprar. Se você pudesse escolher algum presente de Natal RPGístico, qual seria?

4 comentários:

  1. Não é de 2011, maaaaaasssssss..... to a uma cara atrás de Twilight Imperium, pena que custa tipo, um rim e meio :/

    ResponderExcluir
  2. É, porque esse RPG é de 2000 e não publicaram mais, daí nego cobra o preço que quer. Tenta comprar Star Wars Saga Edition, que é até mais novo. No mínimo 100 dólares, por um livro que se comprarava por 30. O jeito é arrumar o PDF.

    ResponderExcluir
  3. Twilight Imperium é um boardgame, conheco o RPG Twilight 2013, mas não é Imperium :p, comprei na amazon pelo preço normal.

    realmente a lista ta muito boa...... estão na minha wishlist a boxset de mouse guard e do One RIng e adorei esse livro, Hamlet Hit Points, já ta na wishlist tb.....

    ResponderExcluir
  4. Tem o Board Game e o RPG. O RPG foi feito em 2000 e não imprimem mais. O Board Game ainda se encontra vendendo.

    ResponderExcluir