domingo, 4 de dezembro de 2011

Fourthcore - Desafios na Quarta Edição de D&D


Essa é uma dica para quem curte Dungeons & Dragons Quarta Edição (como eu) e RPG Old School. Muito tem se falado de RPGs Old School e como os novos títulos não capturam aquele "feeling" de antigamente, e o Forthcore, criado pelo pessoal do site Save vs. Death, recria isso usando as regras da Quarta Edição.

No site dos caras vocês vão achar aventuras, armadilhas, monstros e dicas para transformar seu jogo em algo além do normal. A proposta do Forthcore é fazer um D&D mais desafiador, mortal, épico e centrado no jogo. Muito parecido como eram as grandes aventuras de antigamente (Temple of Elemental Evil, Return to White Plume Mountain).

Basicamente essa "novo" jeito de jogar a mais nova edição de Dungeons & Dragons tem algumas características que se destacam. A dificuldade da aventura e desafios é especialmente alta, fazendo com que os jogadores precisem pensar melhor no que fazer, formular estratégias e tentar entender o que está acontecendo em pouco tempo, para poder tomar uma decisão que pode fazer diferença na vida de seus personagens. A fatalidade das consequências são grandes, e aventureiros vão morrer se tomarem decisões erradas ou simplesmente não tomarem cuidado suficiente. As recompensas, porém, são maiores para aqueles que conseguem sobreviver nesse cenário tão sombrio. Os tesouros e itens mágicos encontrados em Forthcore serão mais abundantes e mais poderosos que os normais da Quarta Edição (tudo é grandioso, tantos os perigos como as recompensas). Os cenários são mais extravagantes e épicos. O realismo e a coerência são deixados de lados para dar lugar fantástico, divertido e caótico. O mundo é muito mais sombrio e maligno. Tiranos dominam reinos, Lichs aterrorizam o mundo, e a população é largamente indefesa contra essas ameaças. Cabe aos heróis lutar contra todas as dificuldades e vencer o mal. As aventuras são tipicamente "Dungeon-Delves" (como antigamente), masmorras infestadas de monstros fantásticos, armadilhas letais, enigmas, e truques malignos. O jogo é quase um desafio do mestre para com os jogadores. Será que eles conseguem sobreviver aos perigos da Cripta do Lich de Ferro?


Enfim, é uma maneira diferente e bem divertida de se jogar o novo D&D com um pouco dos desafios do passado. O site deles é http://www.saveversusdeath.com/ e lá vocês vão encontrar muito material legal. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário