sábado, 15 de fevereiro de 2014

Aventuras Prontas - Usar ou Não Usar?

Ultimamente eu tenho usado muitas aventuras prontas nas minhas mesas de RPG. Como estou, sempre que tenho tempo, escrevendo aqui no blog e no Bruxos & Bárbaros (inclusive escrevendo aventuras para ele), não tenho tido muito tempo para preparar algo inteiramente meu para os outros jogos que eu acabo mestrando. Aliás, eu reparei que muitos dos meus amigos mais velhos tem feito a mesma coisa. Antigamente, era bem raro ver alguém usando esse tipo de conteúdo, e quase tudo era feito pela própria cabeça dos Mestres. Aliás, essa foi apontada como uma das características do RPG no Brasil, onde a maioria dos Mestres não usa material pronta, mas sim cria seu próprio conteúdo.

Eu nunca tinha parado para pensar nisso, se era bom ou ruim essa característica e tudo mais, até começar a usar muitos módulos (nome velho para aventuras, quer dizer mais ou menos, mas deixemos isso para outra postagem) e um amigo perguntar se eu não criava aventuras e só usava as prontas. A verdade é, os Mestres criam sempre, não importa se usam aventuras prontas ou não, e com o tempo ficando cada vez mais limitado na vida adulta, esses livros podem ajudar bastante a vida deles e botar o grupo para jogar bem rápido. O Brasil em si não tem muita tradição com aventuras prontas como lá fora porque não foram lançadas tantas aqui, não acontecem eventos tão grande por essas bandas onde as pessoas como um todo jogavam tais e tais módulos, e a importação de livros (mesmo eles sendo imunes a impostos) é custosa. Mas com o aprendizado do inglês e os PDFs isso passou a se tornar bem contornável. Mas a verdade é que algumas pessoas ainda tem um preconceito com esse material, acreditando que "Mestre de verdade não usa aventura pronta". Bem, eu vou tentar falar sobre algumas vantagens desse material para qualquer tipo de mestre a fim de desmitificar isso um pouco.

Aventuras Prontas Poupam seu Tempo: Essa é uma grande vantagem para os Mestres atarefados e cheios de compromissos que não conseguem passar horas trabalhando em suas próximas sessões. Mas não se iludam, não vem tudo pronto. Sempre um mestre terá que trabalhar um pouquinho para adaptar a aventura para o contexto do jogo e dos personagens dos jogadores. Com esse tempo poupado, aqueles que ainda tiverem mais algumas horas a investir podem trabalhar ainda mais alguns elementos da narrativa, como NPCs, facções e cenários para tornar a experiência ainda mais divertida e interessante.

Aventuras Prontas Mostram Outros Caminhos e Estilos: Este é um dos meus principais motivos para usar esse material. Acostumado a só usar aquilo que eu crio, com as minhas experiências, minha bagagem e minhas influências, essas aventuras prontas trazem um ar de novidade e "diferente" bem interessante pra mesa. Coisas que eu jamais imaginaria sozinho, referências que eu dificilmente descobriria por si só, maneiras de propor desafios, obstáculos e soluções para o mesmo que me pergunto muito se eu conseguiria criar. E o mais legal é que, mesmo de uma mesma linha de jogo, cada aventura é feita por autores diferentes, com estilos próprios. É como um curso de "Design de Aventura" que você pode usar na hora. Mesmo nas aventuras que não são muito boas, pelo menos você aprende o que não deve fazer e passa a prestar atenção para não repetir o erro do autor. Como tempo, o seu próprios estilo vai se tornando mais abrangente, se modificando, e incorporando aquilo que você mais gostou.

Aventuras Prontas Introduzem Variação: Mesmo para os mestres que não abrem mão de fazer quase todo o trabalho e criar suas próprias aventuras, uma boa Aventura Pronta pode ser interessante. Isso é um reflexo do ponto anterior, inclusive. Como os jogadores desse mestre só jogam material dele, com o tempo eles vão passar a esperar certos tipos de eventos e acontecimentos típicos do seu estilo, e isso pode ser ótimo se eles gostarem do mesmo, mas as coisas vãos e tornando um pouco mais previsíveis, naturalmente. Com uma aventura de um outro autor, totalmente diferente, novas experiências e surpresas aguardam tanto os jogadores quando o Mestre.

Aventuras Prontas Apresentam Cenários: Uma coisa muito legal e útil para mestres é que essas aventuras apresentam características específicas de cenários e estilos de jogo. É legal observar como essas aventuras eram construídas, os elementos que elas apresentam para captar o que uma aventura daquele cenário ou jogo normalmente vai ter. Assim você não cai na armadilha de tentar mestrar uma aventura típica de cenários de alta magia e personagens super heroicos em um mundo de Espada e Feitiçaria por exemplo. Observe as aventuras típicas de um jogo para aprender como é o jogo tipicamente.

Aventuras Prontas Geram Experiências Coletivas: Sabe quando você encontra um amigo e ficam horas conversando sobre um jogo de PC ou videogame que gostam muito e compartilham suas experiências nesse mundo em comum? Pois é, lá fora acontece a mesma coisa só que em relação a aventuras prontas. Elas se tornam ícones de um jogo, de um grupo de pessoas. Eles compartilham histórias e experiências que tiveram naquele cenário, falam sobre as diversas vezes que tentaram "zerar" a aventura. Eu admito que sinto muita falta desse tipo de coisa por aqui. É mais uma coisa que podem unir e trazer uma conversa divertida entre os diversos grupos, onde pode haver troca de ideias já que há algo em comum.

É claro que alguns desses pontos podem ser encarados de forma negativa por algumas pessoas, mas como eu sou um cara que tento ver o lado bom das coisas, para mim esse material traz muitas vantagens. Eu tenho gostado muito das aventuras publicadas para o Dungeon Crawl Classics RPG, elas tem tudo que eu gosto em aventuras e algumas ideias muito loucas que eu tenho que aprender a criar também. Sem falar na vontade de pegar todas as aventuras clássicas da TSR e joga-las também, reviver um passado do Hobby tão amado. Mas e vocês? O que acham de usar esse tipo de material? Possuem alguma aventura pronta preferida? Aprenderam algo especial com alguma delas?

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário