quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Advanced Fighting Fantasy 2ª Edição - Dungeoneer está de volta, e traz companhia!

Ah, os saudosos livros de Aventuras Fantásticas, com lombadas verdes numeradas e nome chamativos como "Cidadela do Caos", "Punhais da Escuridão", e outros. Quem de nós não passou horas jogando esses livrinhos, morrendo a cada escolha errada, e voltando para jogar tudo de novo até conseguir "zerar" essas aventuras? Você podia levar para qualquer lugar que fosse e viver emocionantes histórias de vários estilos, desde caçadas a tesouros em mundos de fantasia medieval até aventuras com super-heróis!

Então veio o Dungeoneer, o Aventuras Fantásticas Avançado (e o seu livro de cenário, Titan, e o livro de monstros, Out of the Pit). Agora você podia usar aquele sistema simples, divertido, e bastante flexível e customizável para suas próprias aventuras no cenário de fantasia "dark" padrão do jogo. Era um jogo perfeito para iniciantes, pessoas ocupadas, e para se jogar rapidamente. Mas como tudo que é bom dura pouco, ele saiu de publicação tanto aqui quanto lá fora, e a nova geração RPGista ficou órfã de um ótimo RPG Old School (sim, ele é Old School em todos os sentidos).

Mas não mais! A Arion Games, uma companhia inglesa de jogos está republicando uma versão revisada do Advanced Fighting Fantasy (Aventuras Fantásticas Avançado), além de republicar as Aventuras Fantásticas normais. Mas melhor do que isso, ela está produzindo material novo e inédito, expandindo o universo de jogo! A pouco tempo teve o financiamento coletivo para um novo livro de monstros, e em breve deve sair o Allansia novamente. Atualmente a linha conta com 8 títulos diferentes (que não são mais livrinhos, sendo publicados no formato grande típico dos manuais de RPG), todo disponíveis para compra.

Advanced Fighting Fantasy: Esse é o livro básico, com 174 páginas, que foi revisado, reescrito e tem até alguns conteúdos novos. Ele ainda mantém aquele climão dos livros do início dos anos 80 e contém tudo que você precisa para jogar. O preço dele é, em média uns 31 dólares.

Titan: O livro que traz o cenário do jogo, com toda sua história, geografia, culturas, guerras e outras informações úteis para que os Mestres possam preparar suas aventuras nesse mundo sombrio de fantasia. O preço médio deste está por volta de 26 dólares.

Out of the Pit: O bestiário original do jogo, com informações para centenas de criaturas de todos os cantos do mundo. O jogo tem criaturas muito interessantes que fogem daquele padrão D&D que estamos acostumados. Vale a pena até como inspiração para outros jogos. O livro com 128 páginas sai por volta de 26 dólares também.

Heroes Companion: Esse é um suplemento que traz um pouco de tudo para jogadores e Mestres. Tem regras para combates em massa, novos estilos de magia, criação de ambientes selvagens para aventuras, organizações, "hirelings" e outras coisas. São 85 páginas por 20 dólares.

Crown of Kings: Uma campanha completa para o jogo que pode divertir iniciantes e jogadores experientes por meses. Baseada na série "Sorcery" dos livros jogos, os aventureiros atravessarão o mundo para recuperar a lendária Coroa dos Reis. 111 páginas por 26 dólares.

Blacksand: O livro que traz a imunda cidade de ladrões, contrabandistas e outros tipos sujos. Ou seja, um lugar perfeito para aventureiros em busca de riquezas e oportunidades. O livro ainda traz mais algumas regras suplementares como armas de pólvora, magias, navegação, e outras coisinhas. O livro tem 99 páginas e custa 25 dólares a versão em Softcover, e 41 dólares a de capa-dura.

Sorcery Spell Book: Um livrinho compilando tudo que existe sobre magia, feitiçaria, rituais e tudo mais no Advanced Fighting Fantasy para deliciar os jogadores e mestres que gostam de utilizar essa arte oculta no jogo. 111 páginas por 15 dólares.

Beyond the Pit: Um novo bestiário com mais 250 novos monstros e criaturas estranhas do mundo de Titan para povoar suas aventuras e torturar jogadores! Esse livro é o mais recente da linha e foi lançado por financiamento coletivo. Material novo, ilustrações Old School novas! 30 dólares a versão capa-mole e 50 a versão capa-dura.

Nos nomes eu coloquei um "link" para o site da Arion-Games que é a atual editora do jogo e envia para o Brasil (e o frete deles não é caro). No entanto, alguns, mas não todos, desses livros você consegue achar na Amazon e na loja da Cubicle 7 também.

Seria interessante, quem sabe, começarmos uma campanha para que a Jambô (que publicas as Aventuras Fantásticas aqui no Brasil) trouxesse de volta esse RPG tão querido! Quem compra essa ideia?

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário