terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Guia para Aventureiros - Explorando Aposentos Vazios

Algum tempo atrás, eu falei aqui sobre aposentos vazios e sua importância dentro de uma masmorra Old School. Esse foi um artigo voltado mais para o Mestre do Jogo, falando sobre como e porque utilizá-los em suas aventuras. Basicamente, uma masmorra fica muito mais interessantes, instigante, e divertida com eles. Se todos os aposentos tiverem algum monstro, o impacto dos mesmo fica muito reduzido, já que os jogadores sabem que atrás de toda porta tem algo para matar (ou ser morto).

Mas e quanto ao papel dos aposentos vazios para os jogadores? Para que servem eles? Uma estratégia barata e suja do Mestre do Jogo para fazê-los perder tempo e os separar da verdadeira diversão do jogo que está nos outros aposentos? Nada disso. Jogadores inteligentes vão saber usar e abusar desses lugares, percebendo o quão uteis eles podem ser dento das masmorras, podendo até fazer a diferença entre a vida e a morte de um aventureiro. Alguns dos principais e mais úteis usos para esses locais eu descrevo abaixo.

Um bom lugar para esconder coisas: Como esses aposentos não possuem nenhum tipo de habitante, guarda ou outra coisa, poucas pessoas assumiriam que há algo de valor ali, pois se houvesse, alguém já teria levado de lá. Então, isso resulta em duas coisas para que os jogadores devem prestar atenção. Primeiro, esses lugares são ideias para esconder coisas de valor, já que poucos vão se preocupar em procurar algo por ali. Então, os jogadores podem e devem explorar bem esses locais, pedindo informações para o Mestre sobre buracos, partes móveis, paredes ocas, alçapões e essas coisas, e interagindo com o ambiente. Segundo, esse é um bom lugar para eles mesmo esconderem algo para buscar depois. Nem sempre é necessário, ou inteligente, carregar tudo que você encontrar para todos os lados na masmorra.

Um lugar desprotegido: Pelo próprio nome já podemos presumir que os aposentos vazios não são guardados e protegidos (bem, talvez tenham uma armadilha ou outra). Mas o fato é, nenhum habitante tomou aquele lugar para si e se assegurou de protegê-lo contra invasores, nem o tornou sua morada (ainda que temporária). Por que? Não seria uma boa ideia para os personagens tomar aquele lugar para si, protegê-lo e torná-lo o refúgio do grupo naquele ambiente tão hostil? Fazendo isso, os jogadores podem ter diversas vantagens enquanto exploram a masmorra.

Um lugar para descansar: O grupo acabou de matar umas criaturas em um aposento e está ferido/cansado. É prudente parar ali mesmo para descansar? Será que nenhuma outra criatura vai voltar ali para checar se está tudo bem com aquele que foi morta, ou será que nenhum outro monstro escutou o barulho do combate e está vindo ver se sobrou algo para ele comer? Um retorno até o aposento vazio, que ninguém espera conter nada, pode trazer mais tempo e mais sossego para o grupo recuperar suas energias.

Emboscadas: Para que ficar entrando em covis e lares de orcs e outros monstros em uma masmorra se você pode abrir a porta do lugar onde eles estão, chamar a atenção dos mesmos e voltar para o seu "aposento vazio" no qual você preparou uma ótima emboscada contra eles? Se os jogadores gastarem um tempo preparando esses aposentos com armadilhas, estudando todas as entradas e saídas existentes, eles ficarão muito mais aptos a enfrentar monstros e outras criaturas naquele lugar. Assim, eles poderão cercar inimigos, evitar de serem pegos de surpresa, e até abater monstros que não seriam capazes normalmente.

Um lugar para negociar: Nem só de confrontações, emboscadas e armadilhas se faz uma masmorra. Negociações e tentativas de diplomacia são constantes, mas nem sempre uma comunidade que habita esses locais vai querer receber um bando de assaltantes de tumbas e assassinos em seus salões. Aposentos vazios são ótimos "terrenos neutros" para esse tipo de encontro. Não está sobre o domínio de ninguém e ninguém se sentirá ameaçado neles.

Enfim, uma aposento vazio é como um convite à imaginação e criatividade dos jogadores. Ele pode ter muitos segredos e oferecer muitas opções para aventureiros atentos e engenhosos. E vocês Que outra utilização vocês dariam para esses espaços nas masmorras?

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário