sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Bruxos & Bárbaros - Recompensas: Pontos de Experiência

É, eu confesso: Bruxos & Bárbaros está demorando um pouco mais que o planejado. Isso se deve ao fato de eu querer sempre colocar mais e mais coisas no livro e no próximo Jogo Rápido, e que esses últimos meses tem sido bastante agitados por aqui, diminuindo meu tempo de escrita. Mas eu chego lá, podem deixar. Por enquanto meu objetivo é me conter e terminar o Jogo Rápido sem acrescentar mais nada, já que já há material suficiente para bons meses de jogo (e o mestre old school tem que ter o espírito "do it yourself" mesmo).

De qualquer forma, eu vou continuar mostrando alguns "previews" do jogo por aqui. Hoje eu vou apresentar um pouco do sistema de distribuição de Pontos de Experiência aos personagens. Quando pensei em como fazer isso no B&B, eu quis algo mais simples, que desse menos trabalho e mais liberdade para o mestre de jogo, mais fácil entendimento aos jogadores, e que não interferisse tanto nas outras partes do jogo. Primeiramente eu não queria ter que controlar quanto milhares e milhões de pontos de experiência cada um receberia ao longo de uma campanha. Queria algo que mantivesse os valores baixos e razoáveis, e que não fizesse o mestre ter que calcular minuciosamente os XPs de cada monstro e desafio de acordo com o nível dos personagens. Pesquisei em vários RPGs diferentes maneiras diversas de fazer isso, e acabei com o resultado abaixo.

Pontos de Experiência

Para simbolizar o crescimento, aprendizado, e acumulo de glória e renome, o Bruxos & Bárbaros utiliza o que chamamos de Pontos de Experiência (XP). A cada desafio enfrentado (seja superado ou não), os personagens adquirem um certo valor de XP. Além disso, devido a algumas ações e interpretações durante a aventura, o Cronista pode estabelecer premiações especiais (e fornecemos algumas sugestões sobre isso abaixo). É importante notar que não é preciso obter sucesso em um desafio para se acumular experiência, já que podemos aprender com um erro, ou simplesmente sobrevivendo a um encontro.

Por Encontro

Um Encontro, para fins de jogo, é toda cena em que os personagens sejam confrontados por alguma adversidade. Essa adversidade pode ser de qualquer tipo, e não se resume a um enfrentamento com alguma criatura sinistra invocada por um Bruxo enlouquecido. Pode ser um encontro social com uma guilda de ladrões, na qual os aventureiros precisam negociar por mais tempo para pagar suas dívidas; ou uma cena em que o grupo precise atravessar um desfiladeiro sem fundo para alcançar as lendárias ruínas que procuram; ou mesmo uma charada estranha proposta por uma entidade vinda do Infinito, em troca da verdade sobre aquele artefato antigo.

A quantidade de Pontos de Experiência concedida por cada encontro depende da dificuldade dos mesmos, variando de 0 a 4, e é dada a todos os personagens que participaram do evento (não é preciso devidir essa quantia entre eles). Um encontro sem risco algum para os personagens, facilmente superado, sem necessidade de dispêndio algum de recursos não geraria qualquer premiação em XP. Já um encontro com um risco pequeno, capaz de atrasar, ferir, ou prejudicar os personagens de uma maneira pequena ou temporária geraria 1 ponto de XP para os participantes.

Um encontro normal, padrão, que oferece riscos moderados de perda, morte, e outros problemas capazes de prejudicar os personagens, é aquele que dá 2 Pontos de Experiência. Um encontro mais difícil, que oferece chances significativas de morte, ou outra situação prejudicial de forma permanente, e que é quase certo que algum personagem sofra esse destino (ao menos), premeia os personagens com 3 pontos de XP. Por fim, um encontro mortal, capaz de alterar totalmente a situação dos personagens, prejudicando-os como um todo de uma forma quase catastrófica merecer 4 Pontos de Experiência. Lembrando, novamente, que não é necessário obter vitória, ou ser bem sucedido em um encontro desses, mas sim sobreviver a ele de alguma forma, para ser recompensando pelos pontos de XP.

Pontos de Experiência por Encontro

Desafio do Encontro
Pontos de Experiência por Personagem
Banal
0
Fácil
1
Moderado
2
Difícil
3
Desafiador
4

Premiações Extras

A recompensa de XP por encontro é a principal forma de se obter experiência no jogo, mas o Cronista pode utilizar alguns métodos opcionais de se atribuir pontos extras para os personagens. Algumas dessas premiações opcionais devem ser distribuídas apenas no final de uma aventura, ou no começo de uma nova sessão, ou apenas para um jogador que se destacar. De forma geral, elas são uma maneira de recompensar aqueles que tiveram um esforço extra no jogo e merecem ser recompensados por isso. É importante notar que, no entanto, todas essas premiações extras são opcionais, e caso sejam todas utilizadas podem acelerar a progressão de níveis significativamente.

Reporte de Sessão

Como uma maneira de manter os jogadores mais engajados no jogo e fazer com que eles lembrem o que está acontecendo entre as sessões, o Cronista pode solicitar que a cada início de jogo, um jogador diferente faça um reporte do que aconteceu na sessão passada, e como está a situação do grupo naquele momento, tudo isso sob a visão de seu personagem. Aqueles jogadores que fizerem essa narrativa de forma divertida, criativa, ou inspiradora, então, pode ser premiado com um Ponto de Experiência extra.

Interpretação

Bruxos & Bárbaros é um jogo de criar histórias e de interpretação de papeis. É claro que ninguém espera interpretações dignas de um Oscar por parte de nenhum jogador, mas haverá momentos em que alguns deles se destacarem nesse quesito, e demonstraram uma certa desenvoltura em cenas de interação e na tomada de decisões. Ele pode fazer um sotaque para seu personagem, descrever de forma vívida sua ações, ou demonstrar uma personalidade própria para seu heróis. Assim, nesses momentos, o Cronista pode (e é incentivado) a conceder um Ponto de Experiência extra imediatamente a esses jogadores. Essa premiação pode ser dada uma vez por sessão, por jogador.

Objetivo

Toda história, ou aventura, tem um objetivo, uma meta, e os próprios personagens podem ter objetivos pessoais que desejam alcançar. Dessa forma, o Cronista pode estabelecer uma premiação para o alcance de objetivos tanto grupais como individuais de forma a incentivar a busca por eles. Objetivos menores, pessoais, podem premiar o jogador com 1 ou 2 pontos extras de XP. Já objetivos maiores, pessoais ou grupais, podem render mais pontos. O progresso em direção a essas metas podem ir gerando 1 ponto por sessão, até ele ser alcançado totalmente, quando ele renderia, 4 ou 5 pontos.

Carregador

Esse é um prêmio dado àquele jogador que o personagem “carregou” o grupo nas costas pela sessão. É aquele personagem que tinha tudo que era precisa durando a sessão, fez tudo o que devia ser feito para a história se desenrolar. O grupo, ao final de uma sessão pode eleger quem foi (se é que foi alguém) o “carregador” da sessão, premiando-o com 1 XP extra.

Salvador

Sabe aquele jogador que no momento decisivo consegue realizar o ação que salva o grupo de um desastre? Pode ser por sorte, por uma ideia criativa, ou um rolamento decisivo, o fato é, sem aquele jogador e seu personagem o grupo provavelmente estaria em uma situação bem pior. Ao final de cada sessão o grupo decide em comum acordo quem foi o “salvador”, e o seu personagem recebe 1 ponto de XP adicional. É de boa medida não permitir que o mesmo personagem seja o “carregador” e “salvador” ao mesmo tempo.

Alívio Cômico

Dependendo do clima de sua mesa e da seriedade do tom que você e seus jogadores quiserem que as crônicas assumam, esse tipo de premiação não é recomendada. Mas para aqueles que preferem um estilo de jogo mais leve e descompromissado, ela pode ser um jeito de recompensar aquele jogador que tive tiradas cômicas e que aliviou a tensão do jogo com alguma ação ou ideia que fez todos se divertirem um pouco mais na mesa. Dessa forma, ao final de uma sessão, o jogador que de maneira mais leve e divertida aliviou a tensão do jogo recebe 1 ponto de XP extra.

Bem, essas são as regras gerais e algumas opções para o Cronista desenvolver seu método para distribuição de Pontos de Experiência. Na próxima postagem sobre o Bruxos & Bárbaros eu vou explicar um pouco como acontece a mudança de nível quando a quantidade de Pontos de Experiência necessária é alcançada.

Para acessar a página contendo todas as postagens do Bruxos & Bárbaros, clique aqui.

Para baixar o "Jogo Rápido" com regras para começar a jogar imediatamente, clique aqui.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário