quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Melhores Postagens do XP em 2013

E já estamos entre o Natal e o Ano Novo, e todo mundo sabe o quanto é enrolada essa época. Correria pra cá e pra lá, compromissos, confraternizações, todo mundo ocupado. Isso sempre acaba tomando todo o nosso tempo e muitas mesas de jogo tem um "recesso" de final de ano, não é? Escrever para o blog também não é muito fácil, especialmente quando você "tem que" ir comprar algo que faltou para a ceia, ou o presente de alguém que acabamos não comprando nos lugares mega lotados por aí.

Pensando nisso e, é claro, nas pessoas que por acaso não conseguiram acompanhar o blog para ver todas as postagens ao longo do ano (se é que alguém lê isso aqui), resolvi que seria um bom momento para fazer uma "Retrospectiva 2013" com as melhores e mais visitadas postagens ao longo do ano. É difícil escolher, mas vou tentar pegar duas postagens por mês, colocar o link para elas, e fazer um apanhado rápido sobre o que ela fala.

Janeiro
Sandbox!? Que troço é esse? - Um artigo falando sobre o que é uma jogo Sandbox e porque ele é um dos meus estilos favoritos de jogo. Não conhece? Venha dar uma conferida.
100 Razões para se tornar um Aventureiro! - Uma postagem muito divertida com uma tabela com 100 entradas com diversos motivos pelos quais uma pessoa abandonaria a vida real para se tornar uma aventureiro. Ótimo para geração de personagens e NPCs.

Fevereiro
Gerador de Aventuras de Espada e Feitiçaria - Uma das minhas postagens favoritas que eu já fiz nesse ou em outros blogs. É um gerador de aventuras aleatório que você monta um "plot" típico de Espada e Feitiçaria com apenas alguns lances de dados. Estou devendo uma versão estendida e em PDF dele, mas talvez guarde para botar no Bruxos & Bárbaros.
Entendendo um pouco mais da Magia Vanciana - Um artigo no qual falo do porquê da magia em D&D ser como ela é, e exploro um pouco suas origens e possibilidades com base nos textos de Jack Vance. É uma boa leitura para quem considera o estilo "Fire & Forget" algo sem sentido.

Março
Resolvendo combates entre NPCs - Um sisteminha que eu criei para resolver combates entre NPCs que acontecem no pano de fundo da ação entre os personagens dos jogadores. É bem simples e me ajuda bastante, me tirando o peso de ter que decidir tudo sozinho.
Feliz Dia do Mestre - O que eu aprendi com Gary Gygax - Uma postagem/homenagem/dica com coisas que eu aprendi jogando os jogos criados pelo pai dos RPGs, Gary Gygax. Muita coisa a gente só acaba pegando com o tempo, mas teria sido muito útil eu ter descoberto-as antes. Confiram! Vale a pena.

Abril
Mestre: Antagonista, Juiz ou Aliado? - Um apanhado dos diversos estilos de se levar uma mesa de jogo, e uma análise de vários deles. Esse "post" gerou um bom bate-bapo, e vale a pena ler os comentários também.
OD&D e D&D 4e - Eles são parecido? - Um artigo no qual eu tento comparar a primeira versão do jogo de fantasia mais jogado do mundo, com a sua última versão na época, a quarta. Tentei abordar tudo de forma objetiva, mostrando os pontos fortes e fracos de cada uma delas. É bom para quem quer conhecer as mudanças pelas quais o jogo passou ao longo de seus 40 anos.

Maio
Criando Protagonistas para uma mesa de RPG - Um artigo muito útil para quem quer criar personagens dignos de uma história heroica, divertida e empolgante. São dicas simples e de fácil implementação que dão um outro ar às campanhas.
O que o RPG fez para mim? - Um "post" desabafo/confissão no qual eu falo sobre minhas experiências com esse jogo que gosto tanto e que de muitas maneiras mudou a minha vida... para melhor.

Junho
Monstros Únicos - Consequências - Uma postagem na qual falo sobre as consequências de se usar monstros únicos, diferentes daqueles normais que vem em todo manual de monstros por aí, e o que a sua campanha pode ganhar com isso.
Enigmas e Charadas - Cifra de César - Um código bem simples que pode ser usado nas mesas de jogo para dar um tom a mais de mistério e desafiar os jogadores de forma inteligente e divertida. Que tal dar uma carta para eles com os planos do vilão todo em códigos?

Julho
Ser ou Não Ser um Mestre Carrasco (Ou Desafiando Jogadores) - Uma postagem, meio que reflexão, sobre meu estilo de jogo e como acho importante desafiar os jogadores, sem tratá-los com estrelas de cinema que não podem ser tocas. Rendeu uma boa discussão nos comentários também.
Bruxos & Bárbaros - Jogo Rápido - O Crânio de Tuhan - Baixe Já! - A postagem na qual eu liberei para download o primeiro Jogo Rápido do meu RPG, o Bruxos & Bárbaros, um jogo de Espada e Feitiçaria Old School, ao mesmo tempo familiar e único! Confiram!

Agosto
Geração de Personagens em RPGs Old School - Reflexões - Como o próprio título diz, é uma postagem na qual reflito sobre as consequências e influências que a geração aleatória e orgânica dos personagens nos Jogos Old School possuem na mesa de Jogo.
O Ídolo do AD&D 1ª Edição - Curiosidades - Algumas curiosidades e histórias por trás de uma das capas mais icônicas de RPGs de todos os tempos, a do Dungeon Master Guida da 1ª Edição do AD&D.

Setembro
Como eu lido com Atributos Mentais e Sociais em Jogos Old School - Uma postagem na qual eu explico a minha visão sobre como lidar com desafios mentais e sociais nos jogos Old School sem recorrer a dados, mas exigindo isso dos jogadores e porque eu acho isso totalmente diferente de pedir para um jogador saber usar uma espada.
Utilidade Pública - Importando Jogos - Escrevi esse artigo pensando em poder ajudar outros RPGístas a evitar problemas e aprender a lidar com eles caso ocorram com comprar internacionais de jogos, RPGs, Board Games e outras coisas. Realmente útil para você que tem dúvida se é seguro ou não.

Outubro
Dicas para se divertir mais como Mestre - Algumas dicas para os Mestres de RPG se soltarem e se divertirem mais, abrindo a mão um pouco do controle e abraçando o caos do jogo.
Aventuras em Alto Mar - Artigo com dicas e ideias para campanhas e aventuras em alto mar, com navios, piratas, monstros marinhos e muito mais.

Novembro
A Importância dos Encontros Aleatórios - Uma postagem falando do porquê da existência dessa mecânica de jogo, de como você pode utilizá-la, e de como ela pode ser divertida se você estiver aberto a um pouco de aleatoriedade em seu jogo.
Reflexões - "Não é sobre o destino, é sobre o Percurso" - Refletindo sobre a importância de se dar valor a experiência do jogo em si, e não às expectativas e planos para o futuro dele. O jogo pode ser muito mais divertido se você decidir aproveitá-lo no agora, e não no futuro.

Dezembro
O que não fazer quando há mulheres jogando... - Um assunto que não sai de moda. É um artigo com dicas e reflexões para todos fazerem sobre comportamento dentro e fora da mesa que pode espantar não só mulheres, mas qualquer jogador.
Sim, eu não curti o segundo filme da trilogia do Hobbit, e daí? - Uma postagem de opinião, e nada mais, mas que gerou uma conversa legal e civilizada nos comentários com pessoas expressando suas opiniões sem necessariamente insultar os outros por não concordarem com elas.

Bem, esperam que tenham gostado de tudo que viram por aqui ao longo desse ano. Estamos indo para o terceiro ano do blog, e ainda vejo muitas possibilidades para ele. Vejo vocês em 2014!

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário