sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Enigmas e Charadas - Charadas Mortais II


Enigmas, quebra-cabeças, charadas e outros desafios mentais eram atrações garantidas em diversas aventuras antigamente, mas cada vez mais eu tenho visto o seu número diminuir. Por esse motivo comecei uma série de postagens com esses elementos para serem utilizados em qualquer jogo, já que a sua mecânica não tem nada a ver com regras de RPG e sim com simples lógica, raciocínio e percepção

O objetivo é disponibilizar esses "quebra-cucas" para serem usados em qualquer mesa para desafiar seus jogadores e não os dados que eles rolam. No entanto, apesar desses desafios serem construídos para serem resolvidos sem a necessidade de se envolver a mecânica de cada sistema, o mestre pode, se quiser, dar dicas para aqueles personagens que possuem alguma perícia, habilidade, talento ou algo parecido, apropriado à situação.

Como a postagem com enigmas que fiz fez bastante sucesso (é a mais visitada do blog), resolvi fazer uma outra, com novas charadas para serem decifradas pelos jogadores. Serão apresentados quatro enigmas no estilo "o que é o que é" e "decifra-me ou te devoro". São desafios que testam a dedução lógica, o raciocínio rápido e a esperteza dos seus jogadores. Esse tipo de obstáculo é ideal para colocar no caminho mais curto que os heróis queiram tomar para algum lugar, na porta de uma sala de tesouros guardado por uma estátua ou criatura, ou com alguma criatura sádica que aprisiona os personagens e propõe um jogo de charadas, deixando eles fugirem se acertarem as charadas, ou devorando-os caso ocorra o contrário. Pois bem, os quatro enigmas são os seguintes:

1. "Assisti ao nascimento de Reis e Rainhas / Meus pés vão mais fundo e minha cabeça mais alto / Do que tudo que o homem cria / Muito buscam algo no interior do meu coração / Mas, amor, não é algo que encontrarão / Como vocês me chamarão?"

2. "De mim, surge vida / Para mim, a vida retorna / Homens brigam pela minha posse / Mas nenhum deles é meu dono / Água me cerca / Mas ao redor dela eu vivo / Quem sou eu, meu amigo?"

3. "Nos vire ao avesso / E abra nossas viceras /  Você será o mais sábio dos homens / Mas, sem nós, será um idiota."

4. "Nunca para frente / Sempre para trás / Para crianças sou muito devagar / Para adultos fui muito rápido"

As respostas para esses enigmas são as seguintes (passe com o mouse selecionando para lê-las): Montanha; Terra; Livros; Infância.

E aí? O que acharam das charadas? Muito fáceis? Muito difíceis? Nem todas tem a mesma dificuldade, e algumas são mais fáceis que as outras, sem dúvida. Mas todo enigma de uma aventure deve ter uma boa chance de ser adivinhado, se não, perde um pouco o propósito. Aliás, há uma postagem nesse blog que falo sobre a utilização desse tipo de desafio (veja aqui).

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

4 comentários:

  1. curti mas nao consegui ler a resposta...

    selecionei o texto, achei q era fonte branca, mas nao vi nada... tem q selecionar e depois fazer algo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só passar o mouse por cima. As respostas são: Montanha; Terra; Livros; Infância.

      Excluir
  2. Oito anos depois, vou utilizar amanhã na minha mesa! obrigado por esse conteúdo atemporal e maravilhoso

    ResponderExcluir
  3. somos dois, o charadas mortais 1 é melhor ainda

    ResponderExcluir