terça-feira, 31 de julho de 2012

Desabafo e Dicas para não ser um Orc

Infelizmente, a postagem de hoje não vai ser com dicas, sugestões, resenhas ou utilidades práticas para mesas de RPG. Talvez vá ser uma das postagens mais chatas que eu já fiz e vou fazer, mas cheguei a um ponto que não aguentei ficar mais calado. Não sei se estou com raiva, tristeza ou decepcionado, mas cansei dessas pessoas, dentro do nosso hobby, que querem aparecer e se mostrar os maiorais pisando em cima dos outros, fazendo piadinhas depreciativas gratuitamente, falando que fulano e fulano jogam errado e que não sabem nada.

Eu, sinceramente, esperava mais de nós, RPGistas. Afinal, somos alvo de preconceitos, violência e descriminação de muita gente que não entende o jogo. Sabemos o quanto é ruim sofrer agressão gratuita (não necessariamente física). Além disso, como para jogar RPG a gente se inspira muito em livros, lê os manuais de regras e busca conhecer mais dos universos fantásticos nos quais eles são baseados, acreditava que eramos um grupo um pouco mais esclarecido, com um cultura um pouco mais desenvolvida que a média. Sem contar que sendo o jogo uma atividade social, o natural seria aprendermos a viver em grupos, sociedade, sermos tolerantes e amigáveis uns com os outros. Bem, ledo engano meu.

É claro que a grande maioria dos RPGistas que eu conheço são gente boníssima. Mas não é difícil eu encontrar uns monstros abomináveis por aí, que não perdem uma oportunidade de botar os outros RPGístas para baixo, a fim de parecem sabixões maiorais sobre o RPG (como se o nosso hobby fosse uma ciência exata e houvesse jeito certo ou errado de jogar). Vocês sabem quem são essas pessoas. Todos nós já as vimos e até sabemos quem são. São figurinhas conhecidas, até porque elas fazem isso para aparecer mesmo. São aqueles caras que quando alguém posta algo que fez, que está desenvolvendo, ele olha só o título (não se dá ao trabalho de ir até o material em si) e comenta algo como "para ser 100% pop, só faltou zumbis", ou outros comentários apenas negativos, sem oferecer nada em troca.

E isso resume muito bem o comportamento geral dessas pessoas. Elas são as primeiras a comentar qualquer coisa, mas geralmente se baseiam em apenas uma pequena parte que, por alguma razão, desagradou a eles, e tecem comentários estritamente negativos. Não são críticas construtivas. Eles não falam "olha, vi o que você fez, mas já pensou em dar uma olhada em "não sei o quê"? Eles tem algo parecido que pode funcionar bem". Eles vão falar "Bah, muito ruim. O "não sei o quê" é muito melhor". Percebem a diferença? Uma vez eu fiz uma postagem sobre uma aventura que iria mestrar em um RPG de fantasia (não medieval), e um cara veio falando que eu estava desviando o propósito do jogo sem nem saber como era a aventura direito. O cara não tentou saber um pouco mais do meu jogo, ele já chegou "na voadora" dizendo que eu estava fazendo errado (aliás, cá entre nós, não existe maneira certa ou errada de jogar RPG, né?). Já deu para entender o espírito, né? São pessoas que tem uma ânsia enorme de se meter em todos os assuntos, porque acham e querem parecer conhecedoras absolutas de tudo, mas para rebaixar os outros e se mostrarem superiores. Elas estão ali para falar, "olha, vocês não sabem nada, eu sei tudo, eu estou certo", ou resumindo para um linguagem que essas pessoas entendem "eu sou melhor que você por isso". Desculpa, mas eu tenho nojo dessas pessoas.

No início eu tentava argumentar com elas, as vezes discutia mesmo, mas isso cansa. Acaba que vez ou outra vou adicionando mais pessoas na lista de "ignore", bloqueando-as. E agora estou eu aqui, fazendo uma postagem justamente falando dessas pessoas. Pensando bem, isso só deve deixar elas mais felizes e satisfeitas de estarem sendo notadas. Mas sabe de uma coisa, vou usar isso para tentar dar uns conselhos para elas (não que elas vão seguir, mas é um bom exercício para extravasar esse sentimento ruim que elas me causam).

1. Se você não tem nada para acrescentar, não fale nada: Se alguém simplesmente falar "Eu gosto muito de D&D", ninguém esta perguntando se você gosta também ou se você odeia. Você não precisa ir lá e falar "D&D é uma merda, só idiotas gostam de D&D". Aliás, mesmo se tu perguntassem o que você acha, há maneira muito mais civilizadas de dar sua opinião (vide dica 5). Se você não tem nada a contribuir ao tópico, e está só querendo provocar, debochar e contrariar alguém sem oferecer nenhuma alternativa em troca (de forma que a pessoa escutaria), é melhor seguir para a dica dois.

2. Pense por que você vai falar o que quer dizer: Se você vai falar algo apenas para parecer inteligente, contrariar alguém, ou desmerecer o trabalho dos outros, pense se alguém, além de você, vai querer ouvir sua opinião. Além disso, tente fazer com que a sua opinião seja útil. Critique para produzir melhoras e não apenas para falar mal, isso não serve para nada. 

3. Tente ajudar ao invés de tentar machucar: Isso nos leva a essa dica. Tente ser útil a sociedade. Não vale nada ficar falando mal de tudo e todos por aí porque você é o maioral se você não tenta ajudar essas pessoas a melhorarem e não produz nada também. Já cansei de ver uma galera produzindo suplementos e jogos independentes, e os outros nem olham como é o jogo e já sentam o pau, falando que é cópia, plágio e tudo mais. Gente, me desculpa então, qualquer jogo de fantasia medieval é plágio de D&D então. Não é assim né? Mesmo que as pessoas peguem temas, ideias, e referencias parecidas com outro jogo, os jogos serão diferentes e é legal conhecer a visão de várias pessoas sobre um mesmo assunto. Se não gostar, tente dar sugestões que acha que tornaria o jogo melhor. Falar simplesmente que é uma merda não acrescente nada.

4. Transmita seus pensamentos sem agredir: Aliás, se possível, nunca diga que algo está uma merda. Se você quer ser ouvido ou que alguma pessoa considere algo que você diz, fale como uma pessoa normal, e não como um orc selvagem e monstruoso. Sua opinião não é mais importante do que a de nenhuma outra pessoa, é importante entender isso. O que você acha a pior coisa do mundo, pode ser a melhor para outra pessoa e não há nada de errado nisso (há não ser o fato de você achar que há).

5. Não seja um Orc: Essa dica é o resumo. Não seja um babaca. Não agrida as pessoas gratuitamente. Não se ache mais importante que os outros. Ninguém é dono da verdade. As pessoas não precisam gostar das mesmas coisas que você.

Enfim, acho que já deu né? Espero que vocês não presenciem essas coisas constantemente, e vou tentar fazer pouquíssimas postagens desse tipo por aqui. Meu objeto não é reclamar somente, mas trazer coisas interessantes para mais pessoas, mostrar coisas novas e oferecer algo para todos.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

12 comentários:

  1. Pois é, companheiro. Engraçado que eu falei algo bem semelhante à parte de querer forçar o "jeito certo e vanguardista de jogar" no Twitter essa semana. Me identifico muito com esse seu desabafo, de modo que às vezes deixo de escrever um post ou fico cercando um post de disclaimers e cuidados pra não ofender ninguém e não tomar uma resposta mal-educada. É triste que ainda hoje as pessoas assumam "personas internéticas" ao invés de notar que na internet você ainda é você, apenas a forma de falar em público é diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. As pessoas usam a internet de escudo e acham que por isso podem sair por aí distribuindo pontapés. Pior que algumas dessas pessoas nem são tão "orcs" assim cara a cara. Será que a internet revela a verdadeira personalidade monstruosa delas?

      Sabe o que eu acho de verdade? Que essas pessoas devem ter uma auto-estima muito baixa, se acharem uns insignificantes, daí precisam botar os outros para baixo para tentar se sentir importantes...

      Excluir
  2. Cara, no geral, costumo dar uma resposta limpa, porém seca, na pessoa que faz uma besteira dessas. Se a pessoa volta a fazer algo abusivo nos comentários, repreendo um pouco mais enérgico, se acontece uma terceira vez, bloqueio o indivíduo e pronto.

    Já teve gente que chegou lá no RPG do Mestre para dizer que meus posts eram uma merda e, inclusive, falou o mesmo em outro blogs, falando mal de mim e do pessoal que lá escrevia (sim, estamos, há muito, parados). Como disse, fui lá nesse local, respondi limpo e seco.

    Porém, acho que deixar a pessoa falando sozinha e bloqueá-la, sem fazer qualquer alarde, é a melhor saída.

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a estratégia que estou adotando agora, ir botando na ignore list mesmo (bloqueando lá no FB). É uma pena. As vezes elas podem até ter alguma coisa para dividir, mas elas querem impor seus pensamentos sobre os outros...

      Excluir
  3. Isso me lembra uma vez que abri um post em uma comunidade do orkut de D&D para pessoas postarem personagens para eu usar em uma arena na minha campanha. A ideia era eu escolher os melhores de acordo com o que julgasse interessante, desafiante e não frustrante para os jogadores. Eu dei liberdade de criarem com todos os livros e talz (afinal eu ia ver, escolher e adaptar pra usar). Mas então criticaram dizendo que conjuradores e combatentes não poderiam ficar na mesma arena, pois não seria equilibrado. Eu defendi dizendo que eu iria selecionar o que julgasse equilibrado e cometi o erro de dizer que era "nada haver" as pessoas dizerem isso porque também cada caso poderia ser um caso. Mas afinal, eu apenas queria usar todos os tipos de personagem na arena, mas apareceu um moderador que ficou me criticando o tempo todo falando das regras de D&D e de como conjuradores eram superiores a combatentes e acabei entrando em uma discussão com ele. Enfim, eu apenas havia aberto aquele post para outras pessoas poderem mandar seus personagens e depois eu ia colocar como os personagens deles se saíram no torneio da minha campanha, mas acabou virando algo ofensivo por que sabidões de regras infernizaram e esqueceram que o mestre pode quebrar as regras pois o jogo é algo para ser agradável, não uma ciência exata. Com aquilo eu cheguei a conclusão que haviam muitas pessoas mal intencionadas no nosso robe e que não é ideal entrar em discussões com elas, eu devia apenas ter ignorado ou ter dito algo como eu vou fazer isso dessa forma por isso e por aquilo, pretendo fazer da melhor forma para equilibrar, mas queria assim e ponto final. Eu me decepcionei muito com aquele post, ver pessoas presas a regras e não a diversão em grupo que é o RPG e ainda mais alguns que comentaram se achando os donos do mundo e com grosseria (pra que isso né?).

    ResponderExcluir
  4. Essa história tipo "o meu é melhor que o seu" acontece em tudo: futebol, gosto musical, religião, bairro, carro, etc... No RPG não seria diferente.

    Já cansei de ouvir gente falando mal do meu sistema favorito (GURPS) e batendo sempre nas mesmas teclas (regra pra cavar buraco, besta dá dano com ST do guerreiro...) e que simplesmente ignora os aspectos positivos do sistema, pois nem se deu ao trabalho de conhecê-lo. O preconceito e preguiça mental fazem verdadeiros estragos num indivíduo.

    Talvez o melhor jeito de lidar com os donos da verdade seja ignorá-los. Quem sabe se TODOS os ignorassem eles simplesmente parassem para refletir?

    Ass.: Natalia Avernus

    http://masmorradesaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. E eu estava tentando encontrar o que foi o catalisador de tamanho descontentamento do Diogo. ^^
    Pois é isso mesmo, tem muita gente trolando pela net, e como se não bastasse há também os que se fazem de vítima e não sabem receber uma crítica (mesmo positiva). Concordo com o Diogo, se não tem nada de construtivo a dizer, fica na sua, gosto é individual, com muita sorte uma comunidade terá o mesmo, mas sempre haverão os de esquerda e direita em determinado assunto.
    Meu exemplo em minha cidade: Dos 3 grupos que jogam RPG na cidade, dois deles são muito voltados p/ porrada, um deles só tem alopração, personagens de D&D que criam uns combos (sei nem como) e chegam a causar 3 dígitos de dano por rodada (4 dígitos se for crítico O.o). Eu já não gosto de jogar assim, mas parte do meu grupo tem jogadores que só fazem personagem p/ porrada, e eu tenho que saber abrir mão do meu desejo de uma partida com muito roleplay e conciliar ele com alguns combates.

    ResponderExcluir
  6. Diogo, seu blog continua excelente.

    É que vivemos na Era da Mediocridade velho. Cara não sabe criticar sem espezinhar, quer parecer gostosão. É como disse o "Dungeon Dress", isso é em tudo hoje, qualquer área. A sociedade está repleta dessas pessoas. Mas é como você disse, é algum problema de ego, naixa auto-estima etc.

    Criticar tudo bem, mas seja EDUCADO e HUMILDE.

    E quando é na internet fica ainda mais estranho: sem mostrar a face e sem dizer o nome. Alguns até postam múltiplos comentários com nomes diferentes pra parecer que agradou (dái você vê o IP...). É o cúmulo da pequenês humana.

    ResponderExcluir
  7. Ignorar já!
    huahauah...
    Não há outra saída com esse tipo de gente hoje em dia. O problema é que as vezes eles parecem bumerangues. Sempre voltando.
    Eu já presenciei muitas discussões e participei de algumas com idiotas que se acham demais e percebei que não é só baixa auto-estima e ego, mas também muita inveja por eles não terem tido determinada ideia. Não conseguem criar ai ficam criticando.
    Ainda bem que para cada idiota desses existem centenas de pessoas boas e comprometidas em tornar nosso hobby ainda mais valorizado e bem visto por aqueles que ainda não conhecem o RPG por suas qualidades.
    Quanto ao fato de não haver jeito certo de jogar e que as regras tem menos importância que a diversão eu posso dizer que já joguei aventuras inteiras praticamente sem rolar dados e me divertindo muito. Nenhum jogo é perfeito e vai agradar todos em tudo, mas todos os jogos podem trazer diversão para nossas vidas se forem apreciados para esse fim.
    Para finalizar gostaria de parabenizar pelo blog, dou uma passada aqui toda semana e já encontrei várias ideias para incrementar minhas aventuras. Vlw.

    ResponderExcluir
  8. Isso mesmo Diogo,quando coloquei o meu jogo na internet, meu maior receio era d encontrar pessoas q falassem mal dele antes mesmo de conhece-lo. Mas ainda bem q encontrei gente boníssimas como vc, q só contribuiram para eu melhorar ainda mais.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o post Diogo!

    O mais típico de gente assim, é que são críticos, mas não produzem nada, ou fazem coisas mal feitas e sem relevância. Este tipo de coisa me irrita profundament, até porque muita gente tem coragem de falar besteira atrás de um teclado de computador, mas não aparece em eventos para expressar suas opiniões, se é que podem ser chamadas assim.

    Apoio total cara e continue com o trabalho, o blog está sensacional.

    ResponderExcluir
  10. Pessoalmente, não encontro muitos orcs (ou trolls, que são praticamente uma unanimidade na internet) no "mundo real", mas online já presenciei vários cometendo seus desatinos, e embora nem sempre se dirigissem ao que escrevo (que é pouquíssimo e pouco lido), os caras geralmente perdem pela pura falta de razão, discutindo coisas com base em senso comum e achismo na sua forma mais pura.

    E antes que eu me esqueça, EXCELENTE post.

    ResponderExcluir