quarta-feira, 22 de maio de 2013

Financiamentos Coletivos - Maio - Torchbearer, Low Life, Little Fears, e outros!

Parece que a nova onda do momento, graças à internet e a facilidade de se publicar um livro com as novas tecnologias, é o financiamento coletivo de RPGs e outros jogos "nérdicos". Só que são tantas, mas tantas, opções que é difícil acompanhar tudo. Muitas vezes você acaba descobrindo alguma coisa que achou super interessante, pena que o tempo para contribuir acabou.

Pensando nisso, e devido a alguns papos no Facebook e grupos de email (em especial o grupo do Old Dragon), decidi que ia fazer uma postagem mensal indicando alguns financiamentos que me parecem interessantes e atrativos. Vale lembrar que não tenho condições de colocar aqui todos os financiamentos que tem por aí, de qualquer tipo de RPG, Card Game e Jogo de Tabuleiro, isso seria impossível e daria um trabalho descomunal. Ou seja, o objetivo é apresentar alguns financiamentos internacionais e nacionais que parecem interessantes de acordo com o meu gosto e julgamento. Assim, pode ser que essa lista não seja tão útil para todo mundo. Mas boas são as chances de ser, se você costuma visitar esse blog. Segue, então, alguns financiamentos coletivos que parecem legais, tanto de jogos nacionais como internacionais, e uma breve descrição sobre o que se trata.

Torchbearer - Um jogo feito pelos criadores do Mouse Guard RPG (baseado no Burning Wheel) em homenagem ao D&D Basic de 1981. Um jogo de Dungeon Crawl com uma levada narrativa e com administração de recurso.

Adventures Dark & Deep - Bestiary - O terceiro livro básico do Adventures Dark & Deep (os outros livros estão disponíveis aqui) que traz o Bestiário do jogo. A premissa do ADD é "como seria a segunda edição avançada do jogo de fantasia mais jogado do mundo se seu criador original a tivesse escrito". O livro do mestre, por si só, já é de grande utilidade para qualquer jogo Old School.

Low Life - The Rise of the Lowly - Um livro básico para o famoso cenário de Savage Worlds Low Life. O jogo se passa em um mundo pós-apocalipto onde os sobreviventes são descendentes mutantes de baratas, lagartixas, lixo vivo e outras coisas.


Exalted 3rd Edition - Um jogo de fantasia épico inspirado na cultura oriental, animês e outras coisas. Está batendo recordes de arrecadação e promete uma edição caprichadíssima. O problema é que o financiamento é para uma edição nova de luxo, ou seja, os preços são um tantinho salgados.

Cartoon Action Hour - Season 3 - Um RPG baseado nos desenhos animados de ação da década de 80. Pense em He-Man, Thunder Cats, Krongar e outros. E o melhor é baratinho!

Little Fears - Pesadelo - O novo financiamento coletivo da editora RetroPunk traz um jogo de aventura e horror infantil. Os personagens são crianças que enfrentam seus medos e monstros vindos da Armariolândia. Bichos Papões, Lobos Maus, Papai Noel Infernal e outras coisas atormentam a vida de muitas crianças, mas é preciso dar um basta nisso.

App do RRPG Firecast - RRPG Firecast já ajuda centenas de jogadores a continuar jogando RPG hã alguns anos e agora está com um projeto para lançar um aplicativo para Smartphones e Tablets. Se prepare para jogar RPG no século XXI e ajude esse projeto a sair do planejamento.

Apagão - Volume I - Cidade sem Lei/Luz - Não é RPG, mas pode se tornar um. Apagão é uma história em quadrinhos em uma São Paulo futurística em maus bocados, dominada por gangues e crime. A arte parece bem legal, e aparentemente, a RetroPunk pretende transformar o jogo em um cenário para Savage Worlds.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

6 comentários:

  1. Eu devo entrar no financiamento do Torchbearer e do Little Fears.
    Dois projetos que fecharam e eu apoiei feliz foram: Fate Core e Golden Skyes.

    ResponderExcluir
  2. Eu devia esganar você! E agora como eu vou me alimentar durante o mês se vou ter que gastar nisso tudo?

    Excelente lista, espero ver uma todo o mês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehehe, sei bem como é. Queria poder comprar tudo, mas é complicado.

      Excluir
  3. Oi, Diogo! Eu não sei se está lembrado de mim, mas eu era um menino que num belo dia desses foi para um evento de RPG (mais especificamente o Dungeon Carioca), que conhecia o seu blog, perguntando dicas para mestrar, e se divertiu jogando o DDC RPG que você mestrou. Bem, eu reuni dois amigos meus e jogamos o ZeFRS, e eles adoraram. Depois, conseguimos formar um grupo com 6 pessoas (na verdade, 7 se você contar o mestre, e parece que vai entrar mais 2). Aliás, deu tão certo que agora todo mundo quer ser mestre também, hehehehe. Bom, eu ia perguntar para você aonde eu posso comprar os "funky dice" do DCC, porque não conseguir achar em lugar nenhum, só no Gamescience, mas custava 30 dólares. Se souber um preço melhor, me avise por favor... aliás, qualquer lugar com bons preços para comprar dados :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Raphael! Tudo bem? Claro que eu lembro de você! Fiquei muito feliz de conversar contigo e jogar, é claro. Então, eu compro meus dados na The Dice Shop Online (http://www.thediceshoponline.com/). Mas o d30 que vende lá é meio grande. Comprei um um pouco menos na Point HQ aqui do Rio.

      Excluir