quarta-feira, 1 de maio de 2013

Ciranda de Blogs - Tema de Maio: Mãe

No mês passado eu comecei uma brincadeira que batizei de Ciranda de Blogs. A ideia é, a cada mês, propor um tema, que pode ser uma palavra ou uma frase curta, e dar o prazo de um mês para quem quiser produzir algo relacionado ao tema, e que tenha a ver com RPG. O primeiro tema foi "Arma de Raios", e tivemos mais de dez postagens de blogs diferentes participando da brincadeira, com diversas interpretações (nem sempre Arma de Raios é, necessariamente, uma pistola laser). Para quem quiser conferir as postagens, é só clicar aqui.

Basicamente, a brincadeira funciona assim: Cada início de mês será proposto um tema aberto, geralmente uma palavra ou frase bem curta, que seja aberta a várias interpretações. Os blogueiros e outros participantes que queiram entrar na ciranda têm, então, um mês para escrever um artigo, uma aventura, ou qualquer outra coisa ligada da RPG (qualquer sistema, cenário, gênero), relacionada com o tema. O tema nem precisa ser o elemento central, mas deve ter relação com o artigo. Por exemplo se o tema for "Ondas", logo você pensa em oceano, depois em navios, e você decide fazer um artigo sobre barcos voadores. Mas tem ondas no céu? Não, mas é só você explicar a relação e pronto, tá valendo.


O tema de maio, escolhido graças a única sugestão que recebi no mês passado, será o seguinte: Mãe! Só isso. O tema fui sugerido devido ao fato do mês de maio ser o mês do Dia das Mães, mas é só isso, o tema não é "Dia das Mães", que fique bem claro. Assim, ele é bem mais amplo e cabe diversas interpretações.


O artigo pode ser sobre uma nave-mãe também!
Lembre-se que o artigo pode ser qualquer coisa, desde um monstros, um NPC, uma armadilha, uma aventura, um conto, ou qualquer coisa relacionado a RPG. Além disso, o tema pode ser tocado marginalmente, como criar uma criatura que não possui mães e não entende essa relação com os mortais. Um um NPC que seja órfão, um alienígena que insemina mulheres, ou sei lá, qualquer coisa que tenha alguma relação com mães, mas não, necessariamente, seja uma.

Ok. Mãos a obra, galera. O mês é cumprido, mas não deixem para a última hora. Encarem como um desafio e tentem superar o óbvio criando algo que tenha mais a ver com o que vocês realmente curtem. Não se limitem pela literalidade do tema. Podem deixar os links para os blogs como comentários aqui ou enviar para o email cirandadeblogs@gmail.com com o link para o que você produziu.

E aí? O que acharam? Pretendem fazer algo? Quem tiver sugestão do próximo tema pode comentar aqui também!

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

9 comentários:

  1. Pretendo participar por causa disso ae. Só para praticar a escrita.

    ResponderExcluir
  2. estou iniciando a divulgação do meu Jogo de Narrativas Coletivas e queria saber se posso realizar o post na forma de um video!

    ResponderExcluir
  3. Quem não tem blog pode produzir material pro desafio ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, é só hospedar em algum lugar e mandar o link para mim.

      Excluir
  4. Hop!

    http://www.belregardrpg.com/2013/05/lendas-de-belregard-mae-faminta-e-sua.html

    ResponderExcluir
  5. Escrevi tem um tempinho já, mas como tem tudo a ver com o tema desse mês estou enviando =)

    http://cronicasdomardeprata.wordpress.com/2013/03/15/araruna/

    ResponderExcluir
  6. Opa Diogo, aqui vai minha participação!

    Projeto M.A.M.A - Meganave Automatizada Militar Avançada - Aventura para Sistema Carnage/Space Dragon

    http://mestredasantigas.blogspot.com.br/2013/05/projeto-mama-meganave-automatizada.html

    ResponderExcluir
  7. Minha contribuição:

    http://olddungeon.blogspot.com.br/2013/05/mae-dos-mimicos.html

    ResponderExcluir