terça-feira, 14 de maio de 2013

Bruxos & Bárbaros - Classes - Guerreiro

Hoje, trago para vocês mais uma classe do jogo Bruxos & Bárbaros, o RPG de Espada e Feitiçaria. Já vimos por aqui o Bárbaro (um guerreiro rústico e selvagem, guiado por seus instintos), o Bruxo (um conjurador que tem seus poderes vindos do Abismo Infinito), o Ladrão (aquele aventureiro especialista em botar as mãos no que não é seu), o Sacerdote (servos dos Deuses e outros seres extra-planares), e o Explorador (um sobrevivente nato, capaz de trilhar os caminhos esquecidos do mundo).

O Guerreiro, que apresento hoje, é o personagem que nasceu para as batalhas, e dedicou sua vida a isso. Dentre todas as classes de personagem, os Guerreiros são os mais capazes no campo de batalha, com o maior domínio de táticas de guerra e utilização de armamentos e armaduras. Devido ao seu treinamento mais formal, eles aprendem a se tornar líderes vestidos em aço, prontos parar levar seu grupo à vitória, ou a uma morte gloriosa. Com o seu conhecimento técnico, eles conseguem maior vantagem na utilização de armamentos e armaduras do que qualquer outro personagem.

Abaixo vou reproduzir uma parte do texto que desenvolvi para essa classe. Vale lembrar que, esse texto não está finalizado e pronto para ser publicado. Ainda estamos desenvolvendo o jogo, e revisões e modificações podem ocorrer, mas o espírito da classe, no final, deve ser bem próximo disso.

Guerreiro, o Mestre da Guerra

Guerreiros são comuns em todos os povos, principalmente entre os mais civilizados, que possuem uma cultura militar mais forte. Estes são os combatentes com o melhor treinamento em armas, armaduras e táticas de combate. Dependendo de suas origens, isso pode significar coisas diferentes mas, de maneira geral, todos são igualmente hábeis na hora em que as palavras acabam e as armas são desembainhadas.

Geralmente, os Guerreiros passam por um treinamento mais formal do que outros combatentes, tendo servido a algum exército, milícia, grupo de mercenários ou algo similar. Por causa disso, eles são treinados no uso de qualquer armamento e qualquer armadura, muitas vezes se especializando em algum tipo de arma ou mesmo no uso de táticas de defesa especiais.

Mestres no combate, seja corpo-a-corpo ou a distância, os Guerreiros são membros essenciais de qualquer grupo de aventureiros, seja para derrubar os oponentes com machadadas ou para proteger os feiticeiros daquilo que eles invocarem. Mesmo assim, cada um deles é diferente e único, uns preferindo lutar com espada e escudo, outro com um machao de duas mãos, outros com lanças, arcos ou qualquer outra combinação de armas e armaduras.

Atributos: Sem dúvida, o atributo principal dos guerreiros é a Força. É com ele que eles conseguem empunhar suas grandes armas e aguentar o peso de suas armaduras. Quanto mais forte, mais profundos são os ferimentos que causam e mais tesouros conseguem carregar. Vigor e Agilidade vêm em segundo plano, sendo importantes, respectivamente, para aguentar mais punição, resistindo às investidas dos inimigos, e para empunhar armas de precisão, como arcos e bestas. Sorte nunca é demais para qualquer aventureiro, e ajuda os guerreiros a evitarem golpes fatais e falhas críticas, assim como pode influenciar na escolha de suas armas. Intelecto e Personalidade são atributos que podem fazer a diferença entre os guerreiros e seus inimigos, mas não são atributos essenciais às suas tarefas principais.

Alinhamento: Qualquer. Há Guerreiros que lutam por justiça, por vingança, por honra, por glória, por ouro, ou pelo simples prazer da batalha. Enfim, cada um desses indivíduos tem seus próprios motivos para sacar suas armas e enfrentar o mundo de frente. Há aqueles que defendem a ordem da civilização em exército, aqueles que lutam pela quebra dessa mesma ordem e, ainda, aqueles que não possuem nenhuma predileção, lutando pelo que quiserem a cada momento.

Dados de Vida (DV): d8. Os guerreiros são bastante resistentes e treinados para resistir a grandes punições.

Proficiências com Armas: Todas. Os guerreiros possuem um treinamento amplo com todos os instrumentos de batalha, inclusive os de guerra e cercos.

Proficiências com Armaduras: Todas as armaduras e escudos. Guerreiros possuem treinamento no uso de todas as armaduras, sejam leves, média ou pesadas, desde o mais simples corselete de couro até às raríssimas armaduras de batalha completas.


Habilidades

Liderança: Devido ao seu treinamento intensivo e visão tática do campo de batalha, os Guerreiros sabem utilizar melhor suas armas e sabem liderar seu companheiros no combate. Uma vez ao dia, no 2º nível, passando em um Teste de Nível, (ou gastando 1 ponto de sorte), o Guerreiro e todos os seus aliados até 10 metros de distância, ganham um modificador determinado por uma jogada de dados (começa com 1d3 no 2º nível, depois 1d4 no 5º nível e por fim 1d6 no 10º nível) para ou todos os ataques, ou jogadas de dano, ou classe de armadura e jogadas de proteção ligadas a ataques físicos, por uma rodada.

Especialização: Com o passar do tempo e com o aumento das cicatrizes de batalhas, os guerreiros acabam optando por um estilo de combate próprio, se especializando em um tipo de arma ou armadura. Assim, no 3º nível, o Guerreiro escolhe ou um tipo de arma (espadas, machados, lanças, arcos), ou um tipo de armadura (leves, médias, ou pesadas), e passa a contar com alguns benefícios.
Armas: Aumenta do tipo do dado de dano em um (d4 se torna d6, d6 se torna d8, d8 se torna d10, e d10 se torna d12, e d12 se torna 2d8); e aumenta as chances de crítico com a arma em um número (normalmente para 19-20).
Armaduras: Aumenta o bônus de Classe de Armadura em 1 ponto e a Proteção da armadura em 1 ponto também.
Ao ganhar uma nova especialização, um guerreiro pode optar por se aprimorar ainda mais na sua antiga especialização, ganhando os seguintes benefícios (ele só pode escolher a mesma categoria uma segunda vez).
Armas: Permite o guerreiro rerrolar um ataque por rodada (ficando com o segundo resultado independente do obtido), e aumenta as chances de crítico em um número (normalmente para 18-20).
Armaduras: Reduz o dado de crítico do inimigo em uma categoria e reduz o dado de dano do inimigo em uma categoria (d12 vira d10, d10 vira d8, e assim vai), se for um ataque físico.
Disciplina: O treinamento rígido e focado dos guerreiros os fazem ter um foco maior durante o combate, mantendo a calma e a atenção tão afiadas como sua espada. Todos os testes que envolvam concetração, atenção, resistência e determinação feitos em combate tem a dificuldade reduzida em uma categoria.

Ataque Devastador: Os Guerreiros sabem usar bem a sua força e a aproveitam para causar ferimentos ainda mais graves em seus inimigos. Os dados de dano extra, provenientes da força, quando um ataque supera a Classe da Armadura em pelo menos 10 pontos, são aumentados em um tamanho. Assim, 1d2 vira 1d3, 1d3 vira 1d4, 1d4 vira 1d6, e 1d6 vira 1d8.

Reparo e Utilização de Equipamentos: Tendo um conhecimento apurado sobre o seu ofício, os Guerreiros podem reparar suas próprias armas e equipamentos entre as aventuras, e se tiverem tempo, até as de seus companheiros. Ele precisa ter acesso a uma forja e um tempo para reparar o equipamento danificado (que deverá ser definido pelo mestre do jogo). O custo para reparo do item fica ⅕ do seu valor original. Além disso, devido ao seu treinamento e prática depois de sucessivas batalhas, os Guerreiros aprendem a utilizar melhor seus equipamentos de guerra. Assim, se tiverem tempo de se preparar antes de uma batalha, eles podem afiar suas armas e ajeitar suas armaduras apropriadamente, dando-lhes um bônus imediatos, porém temporários. Se o personagem gastar 1 turno ele pode escolher afiar sua arma ou ajeitar sua armadura, dando-lhe um bônus de +1, para ataques ou classe de armadura, por 1d4 rodadas. No entanto, esse bônus só poderá ser usado em até 1 hora depois de ter sido obtido.

Domínio: Quando seus feitos e sua fama chegaram aos ouvidos de muitos homens, os Guerreiros se tornam capazes de atrair seguidores e construir uma fortaleza. O local onde ele vai construir sua fortaleza pode ser uma terra doada de um lorde a quem ele serve ou ele mesmo pode conquistá-la com seu suor.

Usando a Sorte: Os Guerreiros são capazes de utilizar a sua sorte para obter algumas vantagens durante o combate. Gastando um ponto de Sorte, o jogador pode evitar uma falha crítica no ataque, ignorando o resultado do dado, e tratando-o como uma falha normal. Além disso, quando um guerreiro faz Sacrifício de Sorte para jogadas de ataque, ele pode rolar o dado extra duas vezes e escolher o melhor resultado.

Títulos: Soldado, Veterano, Guerreiro, Espadachim, Capitão,  Herói, Campeão, Mestre de Armas, Lorde.

Aspectos: Forte, Tático, Protetor, Determinado, Resistente e Taciturno.

Bem, esse é o Guerreiro do B&B. O que acharam? Ele é um especialista em guerrear, pronto para qualquer conflito, e preparado para liderar exércitos, se necessário.

Para acessar a página contendo todas as postagens do Bruxos & Bárbaros, clique aqui.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

6 comentários:

  1. Esta foi uma das classes q mais curti durante a concepção, pois esta bem icônico na sua função dentro de jogo e ao mesmo tempo diferenciado do que estamos acostumados a ver em outros sistemas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, acho que conseguimos, mais uma vez, fazer algo familiar e único ao mesmo tempo, né?

      Excluir
  2. Concordo PEP! Eu já tinha até perdido a esperança de ver guerreiros um pouco diferentes! Esse ai está sensacional!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que curtiu! Estamos sempre tentando colocar uma cara próprio do cenário nas regras. É tudo parecido, mas diferente ao mesmo tempo, para ficar com cara de Bruxos & Bárbaros mesmo.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Valeu Brega! Tentando ver se adianto as coisas para fazer o primeiro playtest aberto no SdM.

      Excluir