quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Campanha "Dê Jogos Analógicos de Natal em 2014"!

O final do ano está chegando e com ele vem aquela data em que compramos meias, creminhos do Boticário, vale-presente da Saraiva e outras coisas para presentear amigos e familiares no Natal. Mas não esse ano! Esse ano eu queria propor a vocês que fizéssemos algo diferente! Vamos dar jogos analógicos de presente esse ano! Vale RPGs, Board Games, Card Games, Dice Games ou qualquer outra coisa que as pessoas possam jogar em uma mesa, com amigos ao redor!

Todo mundo já está careca de ouvir que precisamos fazer com que mais pessoas sejam introduzidas a esse hobby que gostamos tanto e, cá entre nós, é muito saudável (já falei sobre os benefícios do RPG aqui no blog, mas isso pode se encaixar nos Board Games em muitos pontos também). Sendo assim, nós podemos e devemos tentar atrair mais e mais pessoas para as mesas de jogo. Uma dessas maneira é, por que não, presenteá-las com jogos que possam iniciá-las nesse mundo fantástico.

Ao invés de dar uma camisa da Hering que já tá uns 50 reais, dá um Love Letter pro seu tio. Ao invés daquele tênis caro pra caramba, dá uma caixa básica do Old Dragon pro seu sobrinho. É claro que nem todo mundo é "elegível" a ganhar um jogo de presente, mas quem você identificar como potencialmente aberto a experimentar um jogo diferente, tente presenteá-lo com algo. Hoje em dia, no próprio mercado nacional, temos muitas opções e em muitas faixas de preço para todos os públicos.

Pensando nisso e no intuito de ajudar o pessoal mais indeciso e que fica perdido nas compras de Natal (como eu, por exemplo), resolvi elaborar uma pequena lista de sugestões de presentes. São todos jogos em português, atualmente disponíveis (eu espero) e distribuídos em faixas de preço.

Love Letter: Por menos de 30 reais você consegue presentear alguém com esse criativo jogo de cartas que envolve estratégia, blefe e um pouco de sorte também. O objetivo do jogo é conseguir entregar cartas de amor para a princesa que se trancou no castelo e você faz isso através de jogos de influência e manipulação entre os diversos membros da corte. É um jogo simples e rápido e para todas as idades.

Citadels: O Citadels é outro jogo de carta que simula pessoas influentes em uma cidade lutando pelo domínio dela através de compra de pessoas, traições, mentiras e manipulações. É um jogo rápido e que envolve blefe e estratégia um pouco mais avançadas que Love Letter. Per ser um pouco mais complexo, seu preço já vai para 83 reais. O público, acredito eu, começa a partir da adolescência. Se algum amigo/parente seu curte Game of Thrones, esse jogo pode ser uma boa pedida.

Black Stories: Esse jogo de cartas que custa menos de 30 reais permite que os jogadores construam e desvendem mistérios típicos de livros e filmes policiais. São assassinatos e outros crimes com vítimas sendo desvendados pelos participantes do jogo. Esse é um bom presente para quem curte filmes policiais e livros da Agatha Christi.

Escola de Dragões: Outro jogo de carta por menos de 30 reais e ideal para crianças. Aqui os participantes são treinadores de uma escola que cria dragões e disputam para ser o melhor Dragon Master de todos. É um jogo simples e rápido, mas com bastante elementos divertidos em que um atrapalha o outro e faz escolhas a todo momento. Ideal para a criançada e carrega um clima meio "Pokemon" bem legal, sem precisar ficar colecionando 500 cartas diferentes.

Dixit: Esse é um jogo de tabuleiro que utiliza cartas grandes com imagens pitorescas e trabalho bastante com a imaginação e criatividade dos participantes. Ideal para todas as idades e capaz de entreter todos por um bom tempo. No jogo, os jogadores utilizam essas cartas para pensar em ideias, palavras e sons e os outros tem que adivinhar qual carta ele escolheu ao mesmo tempo que tentam enganar uns aos outros para que escolham a sua carta. O preço é 130 reais, mas vale a pena e serve como um presente de família!

The Resistance: Por 70 reais você leva um dos jogos de cartas mais divertido que eu conheço. O The Resistance é um jogo para se jogar com um grupo considerável de pessoas e cria um clima de intriga e conspiração muito bom. Nele os jogadores são membros de um grupo de rebeldes que quer acabar com o governo autoritário. Acontece que dentro do grupo há espiões que vão tentar sabotar as missões. Assim o jogo segue com os rebeldes tentando realizar suas missões e encontrar os espiões, e esses tentam sabotar os últimos até o governo descobri-los. Esse é um bom presente para pessoas a partir de uns 16 anos e que tem um bom grupo de amigos.

Old Dragon - Caixa Básica: Sabe aquele seu sobrinho que vive te perguntando sobre RPG ou gosta de Senhor dos Anéis e essas coisas? Pois bem, é sua obrigação presenteá-lo com uma Caixa Básica do Old Dragon! Old Dragon é um RPG nacional nos moldes dos RPGs da OSR lá de fora, resgatando o espírito dos RPGs da década de 70 e 80. Muito simples, prático e flexível. E nessa caixa vem tudo que você precisa para começar a jogar (livro básico, aventura, dados, mapas, miniaturas de papel). Excelente para iniciar alguém no nosso tão amado Hobby. O preço é 95 reais. Mas quem tiver apertado pode dar o livro básico apenas, que sai por 30 reais.

King of Tokyo: Nesse divertido e rápido jogo, os jogadores são monstros gigantes de seriados japoneses que querem destruir Tóquio! Eles disputam para ver qual deles é o mais poderoso e usam todas as suas habilidades e artimanhas para derrotas seus "amigos". O jogo tem uma complexidade leve mas algumas crianças vão conseguir tirar de letra. Acho que a partir de 10 anos já rola se divertir bastante com ele. E os marmanjos que passaram a infância vendo Jaspion ou Godzilla se divertiram muito. O preço? 140 reais, mas é um jogão!

Zombicide: Se você está se sentindo mais generoso, você pode presentear alguém com esse jogão que é uma sensação mundial. Ele é um jogo estratégico de miniaturas colaborativo em que os jogadores assumem o papel de sobreviventes em um apocalipse zumbi e devem percorrer as ruas de uma cidade em busca de alimentos, armas e outros sobreviventes. O tabuleiro é modular e você pode jogar várias vezes sem se tornar repetitivo. O preço dói como uma mordida de zumbi, 265 reais, mas é um grande investimento e diversão garantida! Ótimo para dar a/ao sua/seu namorado(a) que curte The Walking Dead.

Fronteira do Império - Kit Introdutório: Sabe o seu amigo/parente que se amarra em Star Wars? Então, está na hora de você apresentá-lo a mais nova adaptação desse rico universo ao mundo dos RPGs. Essa caixa da Galápagos é ideal para iniciantes e traz tudo que é necessário para começar a se aventurar nesse universo, literalmente. O preço é 130 reais, mas você ganha livros lindos e coloridos, tokens, mapas, dados especiais e tudo mais.

Domínio - Carcassone: Um jogo de estratégia simples mas muito divertido em que os jogadores disputam o domínio sobre os feudos medievais de diversas formas. Seu objetivo é construir cidades medievais, estradas e monastérios. Para isso, os jogadores devem encaixar uma peça da pilha em outra que já esteja colocada sobre a mesa. Conforme as peças vão sendo encaixadas, as construções vão sendo formadas, e você precisa usar sua estratégia para saber o local correto de colocar cada peça para conseguir formar o maior número de construções possível. O preço é 85 reais e é um bom presente para qualquer um com mais de 10 anos!

Bem, por enquanto é isso. Essa é só uma pequena lista e tem muitas outras coisas legais por aí. O objetivo da postagem é fazer a galera começar e pensar em dar jogos de natal e espero que isso adiante algo. Eu já escolho alguns aqui para dar. Vamos espalhar o hobby, galera!

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário