sexta-feira, 6 de junho de 2014

Aventureiro do Mundo Perdido - Detalhes finais do Personagem

Seguindo com o desenvolvimento do RPG Aventureiros do Mundo Perdido, um jogo de aventura pulp, hoje eu vou trazer mais uma prévia do texto sobre criação de personagens. Já apresentei aqui a introdução e o resumo rápido do sistema geral (Tríade), falei dos 4 Atributos Básicos, e dos diversos Arquétipos clássicos desse gênero de histórias que funcionaram como classes/perícias dos personagens.

Hoje é o momento de terminar a explicação da ágil e simples criação de personagens do jogo. Sendo assim, o texto que segue é o que, atualmente, ocupa as páginas do rascunho do jogo. Tentei ser o mais simples e objetivo possível com as explicações e acho que com isso os personagens já estarão bastante completos mas sem estarem restritos demais.

Descritivos

Após essas duas definições essenciais para seu personagem, é preciso definir algumas características que o tornam único e diferente de todos os outros com especialidades similares. Os Descritivos são 3 características que definem parte da personalidade, papel e passado de cada aventureiro e servem para ajudar a deixá-lo mais rico e detalhado para a história a ser criada.

Sendo assim, cada jogador deve pensar em 3 aspectos descritivos para seus personagens que se relacionem à sua personalidade, seu papel no grupo de aventureiros ou no seu passado. O ideal é que eles sejam sucintos, não tão genéricos ou tão específicos que seu uso se torne amplo demais ou restrito em excesso e possam ser usados tanto positivamente como de forma negativa. Esses Descritivos, além de auxiliarem na interpretação dos personagens tem alguns impactos mecânicos do jogo como veremos no capítulo Aventurando-se

Equipamento

O que seria de um Soldado seu sua fiel metralhadora ou de um Médico sem sua maleta com instrumentos cirúrgicos? O foco deste jogo são os feitos incríveis dos aventureiros mas, muitas vezes, o equipamento que eles carregam com si ajudam os mesmo a ser ainda mais eficientes e heróicos em suas tarefas.

Para facilitar e acelerar o processo de criação de personagens, inicialmente, cada jogador poderá escolher até 10 itens de equipamento para seus personagens, podendo o Diretor vetar a escolha de algum objeto que ele acredita não ser condizente à história. Esses itens podem ser armas, armaduras, kits de equipamentos (como kit médico, kit de espião) e outros itens que estiverem relacionados no capítulo Equipamento (os jogadores ainda podem usar sua própria imaginação e criar itens únicos se quiserem). Veículos e outros equipamentos mais caros serão elementos de história e fornecidos ao grupo pelo Diretor conforme a necessidade do jogo.

Características Secundárias

Depois de tudo isso, faltam poucos detalhes para terminar a criação do seu personagem. Algumas características que ajudam a definir elementos importantes dele são derivadas das anteriores e devem ser anotadas no Passaporte para futura referência no jogo.

Vitalidade

Vitalidade mede a resistência física, a saúde e a determinação de seguir em frente, mesmo com todos os ferimentos e problemas que o personagem pode estar sofrendo naquele momento. Seu valor inicial é igual à soma dos Atributos Físico e Vontade do personagem, mas dificilmente seu valor é aprimorado ao longo do jogo. Quando algum ataque ou outra tipo de perigo capaz de causar ferimentos atinge o personagem, ele recebe pontos de dano nessa estatística e seu valor é temporariamente reduzido, podendo, inclusive, resultar em sua morte. Para maiores informações sobre recuperação, vida e morte, consulte o capítulo Aventurando-se.

Sanidade (Opcional)

Como regra opcional para aqueles que quiserem inserir um pouco de horror em suas histórias no Mundo Perdido, a estatística Sanidade serve como um medidor de quanto da saúde mental e psicológica do personagem ele ainda mantém. Quando o aventureiro presenciar algo que desafie a lógica humana e a natureza que ele conhece, o mesmo deve fazer um Teste de Vontade para não perder pontos de Sanidade e sofrer um Dado Negativo para toda ação que lidar com a causa de seu choque. Quando a Sanidade de um personagem chegar a zero, ele enlouquecerá e passará a ser controlado pelo Diretor. O valor inicial dessa característica é igual a 10 mais o Ajuste de Vontade do personagem.

Defesa

A Defesa determina o quão naturalmente fácil ou difícil é de atingir o personagem em combate. Dependendo do Ajuste de Reflexos de cada um, o personagem imporá ao seu atacante um número de Dados Negativou ou Positivos. Um Ajuste positivo impõe aquele número de Dados Negativos à jogada de ataque do inimigo. Da mesma forma, um Ajuste negativo fornece Dados Positivos no Teste do atacante. Tudo isso independente de uma ação de evasão que o personagem pode tomar.

Sorte

Às vezes, tudo que você precisa para ser bem sucedido é um pouquinho a mais de sorte. Estar no lugar certo na hora certa e contar com a ajuda do acaso é representado pela característica Sorte. Todo personagem começa o jogo com 3 pontos de Sorte iniciais. A cada sessão esse número é renovado e eles nunca acumulam (ou seja, se você não usar nenhum em uma sessão, na próxima você não terá direito a usar 6). O uso da Sorte e seu impacto no jogo será abordado no capítulo Aventurando-se.

Definição de Detalhes Adicionais

Por fim, você deverá definir alguns detalhes finais em relação ao seu personagem, detalhes esses que podem ser os mais importantes para uma boa história. Quem ele é? Como ele se veste? Como é a sua personalidade? Porque ele embarcou nessa estranha viajem e o que ele procura?

No Passaporte do personagem haverá alguns campos que podem ser preenchidos a fim de caracterizar melhor a persona do aventureiro, como nome, nacionalidade e descrição. No entanto, mesmo não tendo um campo nessa folha para anotar a história a personalidade e os objetivos pessoais de cada personagem, os jogadores podem e devem levar isso em consideração na criação do mesmo. São esses detalhes que completam e constroem um bom protagonista de uma história. As estatísticas do jogo servem apenas como um veículo para manifestar esses detalhes mais importantes.

Essa parte da criação é uma ótima hora para conversar com os outros jogadores a fim de criarem uma história em conjunto para seus personagens, definindo vínculos, amizades e até inimizades entre eles.

Bem, isso é tudo. O processo complete não deve demorar muito mais que 10 a 15 minutos e pode chegar até menos que isso depois que os jogadores se familiarizarem com o sistema do jogo. E aí? O que acharam? Sentiram falta de algo na definição dos personagens?

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário