sábado, 30 de março de 2013

Bate-Papo RPG #5 - Revistas e Zines de RPG

Na última quarta-feira, dia 27 de março, eu, o Ricardo Mallen do Grupo d30, e o Fernando del Angeles da RolePunkers nos reunimos mais uma vez em um Google Hangout para falar de RPG. Dessa vez o assunto foram as revistas de RPG, assim como zines, revistas digitais e outros formatos desse tipo.

A conversa abordou diversos pontos como para quem servem essas revistas, qual era o papel delas antigamente e qual seria o papel delas hoje em dia. Fizemos algumas considerações sobre se há ou não uma falta de alternativas delas atualmente, se é legal ter revistas impressas ou se as digitais e os blogs já são suficientes. Além disso mencionamos diversas revistas e zines que existiram e ainda existem, tanto nacionais como internacionais. Algumas delas são até gratuitas, como a própria RolePunkers, da RetroPunk editora. O papo durou cerca de uma hora e vinte minutos, e aproveitamos para conversar e responder perguntas e comentários do pessoal que estava assistindo a gente falar bobagem durante esse tempo todo. Quem quiser assiste o Bate-Papo RPG #5, abaixo está o vídeo do Youtube.






Em resumo, a minha opinião é que sim, acho que o RPGista, em geral, sente falta de uma revista física sobre RPG. Ter blogs e revistas digitais é legal, de fácil acesso, gratuitas, mas ter o material na sua mão, impresso, com imagens legais que você possa colocar na mochila e não precisar de um tablet, laptop ou outra coisa para acessar na mesa de jogo é muito bom. Não é atoa que muita gente prefere ter o livro físico ao livro digital. Além disso, o papel que as revistas tinham no início da década de 90 e o papel que elas têm hoje são diferentes. Antes, elas eram um ponto de acesso a informações, trazendo notícias, novidades e algumas matérias mais reflexivas sobre o hobby, coisas que hoje obtemos instantaneamente. Uma coisa que achamos que uma revista hoje deve se focar é em material de jogo. Coisas que o mestre ou jogador podem utilizar imediatamente na mesa dele, como aventuras, regras alternativas, adaptações de filmes, literatura, séries de TV, quadrinho, e outras coisas (não vou falar animes... não gosto de animes).

Enfim, no final o Fernando deu uma indicação de que a RolePunkers pode ser que se torne uma revista física, focada justamente nesse tipo de material de uso nas mesas, mas que vai depender de um financiamento coletivo. A parada é, ela vai ser publicada em esquema de assinatura, e não vai chegar às bancas, o que é uma pena. Mas não é por falta de verdade, é simplesmente uma impossibilidade técnica. Para chegar às bancas uma revista precisa de uma tiragem muito grande, mas a RetroPunk ainda não tem como bancar uma tiragem desse tamanho e arriscar ficar com revista encalhada. Afinal, eles querem que a revista dure mais do que uma ou duas edições.

Bem, é isso aí, assistam o vídeo e deixem os comentários que acharem apropriados. Se não em engano o próximo Bate-Papo RPG vai ser sobre RPGs Genéricos ou sobre Jogos de Ficção Científica. Estou tentando convencer eles a fazer um sobre RPGs Old School, mas tá difícil!

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

2 comentários:

  1. Interessante. Boto fé que a Role vire uma revista física. Imagino que não seria limitada a material da Retro, certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou gostaria que não, mas acredito que se não se limitar, via focar mais no material dos jogos deles, podendo tem também, coisas para as editoras parceiras. Ou então aventuras com dados tanto para o sistema deles como para outros, mas os jogos dele vão ter que aparecer, provavelmente.

      Excluir