quarta-feira, 6 de março de 2013

Bate-Papo RPG #4 - Jogos de Narrativa Compartilhada

Depois de um intervalo, ou férias, como preferirem, eu e o Ricardo Mallen (do grupo d30 de Brasília), vamos organizar mais um Hangout do Google+ para falarmos de RPG, e dessa vez o tema vai ser Jogos de Narrativa compartilhada. Infelizmente o Fernando (RolePunkers) não vai poder estar conosco devido a problemas técnicos (eu quase fiquei de fora também devido a falta de energia aqui no Rio de Janeiro). Junto conosco estará o Diego Austarete, autor do jogo "A Fita", que será publicado pela RetroPunk, que é um RPG de Narrativa Compartilha (claro) de terror, inspirado em filmes como o "O Chamado", "Bruxa de Blair" e outros.

Mas sobre o que, exatamente, vamos falar? Bem, abordaremos o que são esses chamados jogos de Narrativa Compartilhada, como eles funcionam, se tem mestres, se não há mestres, como é a criação de personagens, quais os objetivos, as coisas legais, as coisas chatas, e daremos exemplos de situações e jogos que usam esse tipo de dinâmica.

Esse blog já fez algumas postagens falando sobre jogos nesse estilo, especialmente o Fiasco, que talvez seja o seu mais conhecido exemplo. Sendo assim, abaixo vou listar algumas postagens que podem servir de consulta e referência para alguém que quer conhecer um pouco mais sobre o assunto.

Resenhas: Abaixo há a resenha de três jogos que utilizam a narrativa compartilhada como uma forma de criar a história em conjunto, tendo a figura do mestre e jogador um pouco misturadas, senão, as vezes, totalmente intercambiáveis.


Artigos e Dicas: Aqui estão alguns links de reportes de sessões usando jogos com esse estilo de narrativa e dicas para RPGs com essa temática ou mesmo para RPGs tradicionais, que se beneficiar com elas.


Bem, é claro que existe muito mais para ser dito sobre esse estilo de RPG, e muita coisa que eu não sei. Não é segredo que meu estilo de jogo favorito é o Old School, mas mesmo nele eu arrumo um jeito de deixar meus jogadores participarem um pouco mais na narrativa, criando coisas além de seus personagens.  De qualquer forma, esses jogos são muito legais e valem a pena ser conhecidos, não importa que RPG seja o seu favorito.

Quanto ao link para o bate-papo no Hangout, fiquem de olho por aqui. O encontro está marcado para as 23:00, horário de brasília, hoje, dia 06 de março de 2013.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.