quarta-feira, 6 de março de 2013

Bate-Papo RPG #4 - Jogos de Narrativa Compartilhada

Depois de um intervalo, ou férias, como preferirem, eu e o Ricardo Mallen (do grupo d30 de Brasília), vamos organizar mais um Hangout do Google+ para falarmos de RPG, e dessa vez o tema vai ser Jogos de Narrativa compartilhada. Infelizmente o Fernando (RolePunkers) não vai poder estar conosco devido a problemas técnicos (eu quase fiquei de fora também devido a falta de energia aqui no Rio de Janeiro). Junto conosco estará o Diego Austarete, autor do jogo "A Fita", que será publicado pela RetroPunk, que é um RPG de Narrativa Compartilha (claro) de terror, inspirado em filmes como o "O Chamado", "Bruxa de Blair" e outros.

Mas sobre o que, exatamente, vamos falar? Bem, abordaremos o que são esses chamados jogos de Narrativa Compartilhada, como eles funcionam, se tem mestres, se não há mestres, como é a criação de personagens, quais os objetivos, as coisas legais, as coisas chatas, e daremos exemplos de situações e jogos que usam esse tipo de dinâmica.

Esse blog já fez algumas postagens falando sobre jogos nesse estilo, especialmente o Fiasco, que talvez seja o seu mais conhecido exemplo. Sendo assim, abaixo vou listar algumas postagens que podem servir de consulta e referência para alguém que quer conhecer um pouco mais sobre o assunto.

Resenhas: Abaixo há a resenha de três jogos que utilizam a narrativa compartilhada como uma forma de criar a história em conjunto, tendo a figura do mestre e jogador um pouco misturadas, senão, as vezes, totalmente intercambiáveis.


Artigos e Dicas: Aqui estão alguns links de reportes de sessões usando jogos com esse estilo de narrativa e dicas para RPGs com essa temática ou mesmo para RPGs tradicionais, que se beneficiar com elas.


Bem, é claro que existe muito mais para ser dito sobre esse estilo de RPG, e muita coisa que eu não sei. Não é segredo que meu estilo de jogo favorito é o Old School, mas mesmo nele eu arrumo um jeito de deixar meus jogadores participarem um pouco mais na narrativa, criando coisas além de seus personagens.  De qualquer forma, esses jogos são muito legais e valem a pena ser conhecidos, não importa que RPG seja o seu favorito.

Quanto ao link para o bate-papo no Hangout, fiquem de olho por aqui. O encontro está marcado para as 23:00, horário de brasília, hoje, dia 06 de março de 2013.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

3 comentários:

  1. Otimo, os bate-papos de vcs são otimos. E narrativa compartilhada é algo que eu ainda não consigo compreeder...

    #alimentando_o_blog

    ResponderExcluir
  2. Me sinto na obrigação de vir aqui agradecê-los por me apresentarem jogos de narrativa compartilhada.

    No começo do bate-papo, assim como muitos, torci o nariz para aquela historia estranha de não ter mestre, mas depois do hangout comprei alguns jogos e me apaixonei por esse estilo de jogo.

    Infelizmente até agora só consegui jogar uma partida de Fiasco (a galera aqui é muito ocupada), mas comprei também Violentina e Shotgun Diaries e pretendo comprar outros.

    Agora minha cabeça borbulha com ideias para playsets de Fiasco, só uma pena não ter tido mais oportunidades de jogar.

    Enfim, agradeço muito vocês pela quebra de paradigma no meu mundinho rpgistico.

    Ah, o Mallen bem que podia fazer aquela lista que ele prometeu fazer com todos os jogos listados (e de preferencia alguns links de onde acha-los).

    ResponderExcluir