Vou fazer uma mais bonita depois, claro... |
Só que o FATE tem um probleminha nesse quesito. Os dados que ele utiliza não possuem números, apenas dois símbolos ou um espaço vazio. Como criar um gerador com isso? O Masters of Umdaar oferece uma alternativa computando desvios por cada símbolo, mas isso oferece apenas 15 possívei resultados diferentes e não forma uma tabela utilizável para várias coisas ao mesmo tempo. Ademais, eu gostaria de algo que pudesse rolar poucos dados e me gerasse desde valores pequenos, para uma tabela pequena (tipo, 12 resultados); valores médios (por volta de 30 resultados) e até valores grandes (por volta de 100 resultados. Como fazer isso sem trazer os outros costumeiros dados de RPG para dentro de uma mesa de FATE?
A resposta é Die-Drop Tables (ou Tabelas de Queda de Dados). A ideia é ter uma tabela que me gere resultados variados dependendo da localização que um dado cair. Além disso, como os dados de FATE tem símbolos específicos, ainda podemos interpretar esses símbolos de maneira diversa em cada tabela que usarmos o resultado de onde o dado saiu (por exemplo, um resultado com "+" poderia ser interpretado como algo positivo, a favor ou de interesse dos personagens; um resultado sem nada " ", poderia ser algo neutro, que pode ou não ser benéfico para eles, dependendo de como interagirem com aquilo; e um resultado com "-" seria negativo, prejudicial aos personagens). Parece complicado mas depois que verem como é, vai ficar mais claro.
O que eu fiz foi preparar uma espécie de tapete para o dado cair com 6 grandes áreas arrumadas em 3 colunas e duas linhas. Dentro de cada grande área há 36 quadrados, numerados de 1 a 36 em ordens diversas. Quando alguém joga um dado nele, ele vai cair em uma das seis grandes áreas, sobre um quadrado numerado de 1 a 36 e mostrará ou um símbolo positivo ou negativo, ou nada. Outra coisa. Podemos determinar regiões também. Podemos fazer a região de cima ou de baixo (as duas linhas) e 3 regiões determinadas pelas colunas. Isso dá uma portão de informações e variantes que podem ser usadas na confecção de tabelas, combinando todos esse elementos.
Nº
|
36 Resultados
|
18 Resultados
|
12 Resultados
|
1
|
A1
|
B1
|
C1
|
2
|
A2
| ||
3
|
A3
|
B2
| |
4
|
A4
|
C2
| |
5
|
A5
|
B3
| |
6
|
A6
| ||
7
|
A7
|
B4
|
C3
|
8
|
A8
| ||
9
|
A9
|
B5
| |
10
|
A10
|
C4
| |
11
|
A11
|
B6
| |
12
|
A12
| ||
13
|
A13
|
B7
|
C5
|
14
|
A14
| ||
15
|
A15
|
B8
| |
16
|
A16
|
C6
| |
17
|
A17
|
B9
| |
18
|
A18
| ||
19
|
A19
|
B10
|
C7
|
20
|
A20
| ||
21
|
A21
|
B11
| |
22
|
A22
|
C8
| |
23
|
A23
|
B12
| |
24
|
A24
| ||
25
|
A25
|
B13
|
C9
|
26
|
A26
| ||
27
|
A27
|
B14
| |
28
|
A28
|
C10
| |
29
|
A29
|
B15
| |
30
|
A30
| ||
31
|
A31
|
B16
|
C11
|
32
|
A32
| ||
33
|
A33
|
B17
| |
34
|
A34
|
C12
| |
35
|
A35
|
B18
| |
36
|
A36
|
Por fim, caso seja necessário utilizar as regiões para uma gama maior de resultados, bastaria criar uma segunda (ou terceira) tabela e consultar esta dependendo de onde o dado cair. Com isso, dá para se usar este molde para tabelas de vários tamanhos diferentes e que o resultado ainda pode ser interpretado como positivo, negativo e neutro, dando uma injeção de conteúdo bastante variado ao jogo. Isso vai permitir gerar coisas na hora para um estilo de jogo com pouca preparação, o que é algo que curto muito.
Quem quiser, pode tentar experimentar com o Gerador de Aventuras para Espada e Feitiçaria (é só interpretar que cada número acima de 1 no primeiro dado você soma seis ao segundo, gerando valores de 1 a 36).
Nenhum comentário:
Postar um comentário