A muito tempo atrás em uma galáxia... Opa, filme errado. Lá em 2012 eu fiz uma postagem sobre como utilizar alguns conceitos de geração de história do jogo Fiasco em outros RPGs a fim de gerar laços entre os personagens dos jogadores. A ideia era que desde a criação dos personagens o grupo já pudesse ter uma noção de como e porque eles se uniram para sair em busca de aventuras.
A ideia, ao meu ver, é muito legal, mas pode ser ainda mais explorada. Fiasco apresenta, também, um gerador de "desejos" que são os objetivos dos personagens da história. É claro que, nesse jogo, esses objetivos são criados de forma a gerar conflito entre os personagens até chegar a um... Fiasco. No nosso RPG normal isso não é desejado. Um pouco de conflito não faz mal, mas nada que vá acabar em uma tragédia (a princípio).
A tabela abaixo serve justamente para isso. Ela foi retrabalhada para gerar objetivos gerais para personagens (ou dupla deles, como no fiasco) mas sem tentar criar conflitos catastróficos. Para utilizá-la, role dois dados de seis faces para cada personagem da mesa (o ideal é ter realmente dois dados para cada jogador da mesa e deixar todos os resultados a mostra). Então, o jogador mais novo escolhe dois dados para definir o objetivo de seu personagem. O resultado de um dos dados define a categoria geral e o outro dado define o objetivo específica dentro dessa categoria. Isso se repete até que todos os jogadores tenham um objetivo entre eles. É claro que você pode utilizar a tabela como quiser e deixar que cada um escolha os objetivos sem sortear nada mas, às vezes, esse processo aleatório acaba estimulando a criação de histórias mais diferentes e criativas.
Objetivos
1 - Enriquecer-se
1. Encontrando os tesouros perdidos de reinos esquecidos.
2. Tirando daqueles que tem mais ouro que você.
3. Para que nunca precise "trabalhar".
4. Para poder construir seu castelo/torre/catadral.
5. Para retornar à sua cidade natal triunfante.
6. Para poder ajudar quem você quiser.
2 - Tornar-se Poderoso
1. Para poder-se vingar de seus inimigos.
2. Por meio de feitiçaria antiga.
3. Encontrando um item mágico ancestral.
4. Dentro de uma organização.
5. Fazendo todos temerem você.
6. Para poder proteger as pessoas ao seu redor.
3 - Escapar
1. Da vida mundana que o cerca.
2. Da perseguição em sua terra natal.
3. Da maldição que lhe afeta.
4. Do destino que lhe foi previsto.
5. De uma vida de crimes.
6. E explorar todo o mundo.
4 - Ser um Herói
1. Para uma pessoa especial.
2. Pelo menos aparentemente.
3. Para uma organização.
4. Lembrado em lendas e canções.
5. E ascender ao plano divino.
6. E provar que todos estavam errados sobre você.
5 - Aproveitar a Vida
1. Pelas tavernas da mundo.
2. Com matança e glória.
3. Com as riquezas encontradas nas Masmorras.
4. Viajando para onde desejar.
5. Vivenciando grande aventuras.
6. Enquanto o mundo não acaba.
6 - Ficar Famoso
1. Por meio de glória em combate.
2. Se tornando o mais audacioso aventureiro.
3. Para que ninguém esqueça quem você é.
4. Custe o que custar.
5. Como o melhor no que faz.
6. Dentre de sua organização.
Acho que isso é tudo e serve como um exemplo legal do que a gente pode preparar a fim de dar um rumo aos personagens dos jogadores ou mesmo se inspirar para o seu próprio personagem. Como eu mestro muito mais do que jogo, às vezes me pego sem saber o que fazer com meu personagem e uma tabela assim me ajudaria bastante.
Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.
A ideia, ao meu ver, é muito legal, mas pode ser ainda mais explorada. Fiasco apresenta, também, um gerador de "desejos" que são os objetivos dos personagens da história. É claro que, nesse jogo, esses objetivos são criados de forma a gerar conflito entre os personagens até chegar a um... Fiasco. No nosso RPG normal isso não é desejado. Um pouco de conflito não faz mal, mas nada que vá acabar em uma tragédia (a princípio).
A tabela abaixo serve justamente para isso. Ela foi retrabalhada para gerar objetivos gerais para personagens (ou dupla deles, como no fiasco) mas sem tentar criar conflitos catastróficos. Para utilizá-la, role dois dados de seis faces para cada personagem da mesa (o ideal é ter realmente dois dados para cada jogador da mesa e deixar todos os resultados a mostra). Então, o jogador mais novo escolhe dois dados para definir o objetivo de seu personagem. O resultado de um dos dados define a categoria geral e o outro dado define o objetivo específica dentro dessa categoria. Isso se repete até que todos os jogadores tenham um objetivo entre eles. É claro que você pode utilizar a tabela como quiser e deixar que cada um escolha os objetivos sem sortear nada mas, às vezes, esse processo aleatório acaba estimulando a criação de histórias mais diferentes e criativas.
Objetivos
1 - Enriquecer-se
1. Encontrando os tesouros perdidos de reinos esquecidos.
2. Tirando daqueles que tem mais ouro que você.
3. Para que nunca precise "trabalhar".
4. Para poder construir seu castelo/torre/catadral.
5. Para retornar à sua cidade natal triunfante.
6. Para poder ajudar quem você quiser.
2 - Tornar-se Poderoso
1. Para poder-se vingar de seus inimigos.
2. Por meio de feitiçaria antiga.
3. Encontrando um item mágico ancestral.
4. Dentro de uma organização.
5. Fazendo todos temerem você.
6. Para poder proteger as pessoas ao seu redor.
3 - Escapar
1. Da vida mundana que o cerca.
2. Da perseguição em sua terra natal.
3. Da maldição que lhe afeta.
4. Do destino que lhe foi previsto.
5. De uma vida de crimes.
6. E explorar todo o mundo.
4 - Ser um Herói
1. Para uma pessoa especial.
2. Pelo menos aparentemente.
3. Para uma organização.
4. Lembrado em lendas e canções.
5. E ascender ao plano divino.
6. E provar que todos estavam errados sobre você.
5 - Aproveitar a Vida
1. Pelas tavernas da mundo.
2. Com matança e glória.
3. Com as riquezas encontradas nas Masmorras.
4. Viajando para onde desejar.
5. Vivenciando grande aventuras.
6. Enquanto o mundo não acaba.
6 - Ficar Famoso
1. Por meio de glória em combate.
2. Se tornando o mais audacioso aventureiro.
3. Para que ninguém esqueça quem você é.
4. Custe o que custar.
5. Como o melhor no que faz.
6. Dentre de sua organização.
Acho que isso é tudo e serve como um exemplo legal do que a gente pode preparar a fim de dar um rumo aos personagens dos jogadores ou mesmo se inspirar para o seu próprio personagem. Como eu mestro muito mais do que jogo, às vezes me pego sem saber o que fazer com meu personagem e uma tabela assim me ajudaria bastante.
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