quinta-feira, 6 de junho de 2013

Alquimia para a Mesa de Jogo - Fazendo um "Prop" de Poção

Atendendo a pedidos, a postagem de hoje vai trazer uma receitinha bem simples para preparação de poções! Não, não. Não é para nenhum sistema específico, ou cenário de jogo. É para você, mestre do jogo, para que possa preparar uns "props" bem legais para suas mesas. Para quem estranhou o nome, "props" são acessórios, objetos, e coisas, usadas para ampliar a experiência de jogo e atiçar os sentidos. Coisas como mapas desenhados, pedras em formatos de gemas, anéis com inscrições, e poções em frascos coloridos, que saem do jogo para a mesa, e podem ser tocadas e manipuladas pelos jogadores.

No nosso caso, vou ensinar vocês a prepararem um "prop" que pode, inclusive, ser consumido pelos jogadores. São poções, em frasquinhos de plástico (que parece vidro) com tampas de rolha, de várias cores. Elas são utilizáveis para diversas ocasiões em que os personagens encontrem esses objetos pela aventura. Como a cor pode variar, você pode estabelecer um padrão de cores para poções diversas e criar algumas bem diferentes, com uma tabelinha de efeitos aleatórios.

Vamos então aos ingredientes dessa receita! Para fazer a sua Alquimia aí em casa você vai precisar dos seguintes materiais:

  • 1 litro de Gatorade (ou outra bebida de sua preferência que possa receber corante alimentício e ficar colorida).
  • 10 frascos de poção com tampas de rolha (especificação Frasco Pet Aladim de 60ml - R20 - comprados neste site, ou em outro lugar de sua confiança).
  • frascos de corantes alimentícios de cores que preferir (você pode comprar apenas as primarias - azul, vermelho, amarelo - e misturar para obter outras cores se preferir).

Procedimento: O que você vai fazer é bem simples. Você vai pegar o Gatorade (ou outra bebida) e colori-lo com os corantes alimentícios que preferir. Você pode querer dividir a bebida em frascos menores para fazer poções de cores diferentes. Vá pingando o corante aos pontos, misturando e verificando se a coloração está como você quer. Cuidado, pois cada gota tem um poder de coloração considerável. Depois disso, com um funil, você vai encher cada frasquinho de poção até um pouco acima da parte mais fina do recipiente. Após, basta usar as rolhas que vêm com os frascos e pronto! Está feita a sua poção.

Agora, um último conselho: Certifique-se que ninguém na sua mesa seja alérgico a corantes alimentícios. Em último caso, tente utilizar sucos naturais, que por si só podem ter uma boa variação de cores.

Em breve faço uma postagem ensinando a fazer mapas em tecidos, para simular aqueles mapas antigos. É bem fácil e fica muito bonito.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

14 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Cara vou puxar um saco, mas ficou muito legal essa mesa, com as peças de ouro, mapa e poções. As poções fica barato para fazer e agora sem complicação. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Poxa, vou procurar esses frascos pra ver se vendem aqui! Em Brasília tem um bar chamado Mittelalter onde algumas bebidas vêm em filtros de poções :D

    ResponderExcluir
  4. "Certifique-se que ninguém na sua mesa seja alérgico a corantes alimentícios."

    Ou não... vai que é veneno...

    ResponderExcluir
  5. Sempre tivemos essa ideia, mas nunca a criatividade necessária para recorrer a isso.
    Quando cogitávamos, pensávamos em licores e coisas alcoólicas. Adorei! <3

    ResponderExcluir
  6. aí vc fica empolgado entra no site e o frasco aladim esta indisponivel :c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa axei uns frasquinhos de vidro com rolha legais no mesmo site http://www.domnet.com.br/ecommerce_site/categoria_1898-5712_7173_Embalagens-Frasco-de-Vidro

      Excluir
  7. Esses aki já veem com energético dentro!

    http://www.amazon.com/Arcos-Inc-Mana-Energy-Potion/dp/B001CCL55O

    Parabéns, Diogão! Como sempre, enriquecendo cada vez mais o nosso amado hobbie!

    ResponderExcluir
  8. Cara... tu sempre aparece com alguma parada legal!!! Valeu mesmo!!!

    Uma boa ideia também seria utilizar xarope, pois tem guaraná, guaraná com açaí, uva, groselha, laranja... todos de cores diferentes.

    ResponderExcluir