quinta-feira, 25 de abril de 2013

Resenha - Spinechillers and Silent Killers - Incrementando seus Jogos de Fantasia

Todos estavam felizes com a sorte que tiveram de encontrar aquela mansão em um lugar tão isolado. Estavam a dias vagando pela charneca gelada, com a comida quase acabando, esperando apenas a morte lhes alcançar.

Joermund estava especialmente satisfeito com a situação. A anfitriã que os recebeu, Maerlith, era de uma beleza que nunca tinha visto. Seus cabelos vermelhos como o fogo, sua pele clara como a neve, eram uma visão quase hipnotizante para aquele homem do sul. Mais feliz ainda, ficou quando percebeu que sua afetividade era correspondida pela donzela. Isso só o fez ficar mais horrorizado ao encontrar a lápide de sua amada nos fundos do casarão, uma certa manhã nublada.

Spinechillers and Silent Killers é um suplemento com ideias, dicas, e conselhos para mestres que querem acrescentar algumas coisas diferentes nos seus jogos de fantasia. Escrito por David Morris, esse livro trás uma série de tabelas e dicas para acrescentar elementos de terror, suspense, esquisitices e outras coisas à sua mesa de jogo. O livro trás eventos que podem acontecer na aventura, armadilhas, encontros, e várias outras coisas prontas para serem usadas.

O livro começa com uma pequena introdução onde é apresentado o objetivo da obra: Injetar algo novo no jogo, trazendo de volta o senso de estranheza e magia da experiência que os jogadores de RPGs novos possuem. Essa parte trás algumas considerações sobre o conteúdo do livro, e a necessidade de se entrar em um acordo sobre o tipo de jogo que se pretende jogar, já que algumas coisas que ele trás são voltadas para um público mais maduro.

O que se segue é uma explicação de diversas categorias de encontros e conteúdos que levou à produção das tabelas do livro, e dicas de como utiliza-las no jogo. As categorias são: Arrepiante (Creepy), Cruel (Grimy), Duro (Gritty), Sorte (Lucky), Risco (Risky), e Assustador (Scary).

O resto do livro trás o grosso do conteúdo, com tabelas e mais tabelas de elementos, encontros e ideias para diversas situações que podem ser usadas na mesa de jogo, seja para criar aventuras, momentos únicos, e outras coisas. Temos uma seção que fala sobre diversas coisas que se pode fazer com prisioneiros que não seja simplesmente matá-los (como recrutá-los, usá-los como espiões, vendê-los como escravos). Há um gerador de segredos obscuros para NPCs, dando mais profundidade a eles. Uma série de ideias para coletores de débitos, desde guilda de assassinos, demônios, e guilda de mercadores. E assim vai, com ideias de esportes diferentes e exóticos para jogos de fantasia, encontro com fugitivos, comidas locais estranhas, acasos azarados que podem acontecer, coisas para se gastar o precioso dinheiro que se acumula com os personagens, presságios estranhos, leis ridículas, carroças desgovernadas contendo coisas estranhas, complicações para aventuras, acontecimento arrepiantes, truques e armadilhas (mais de 100), lugares desagradáveis, e muito mais.

É um livro muito interessante para quem precisa de algumas ideias frescas e divertidas para sua mesa típica de fantasia. A maioria das cosias do livro tendem para uma atmosfera mais sinistras e sombria que o típico jogo com elfos, anões, fadas, e dragões coloridos, mas tudo pode ser adaptado (e é interessante variar um pouco). E o melhor de tudo isso? O PDF do livro está apenas US$ 7,99 no RPGNow. Não sei se haverá uma versão física, impressa, mas poderia ser bem útil para uma consulta rápida na hora do jogo.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

2 comentários:

  1. Grande dica. Preciso dar uma olhada nesse livro!

    ResponderExcluir
  2. Lembrem-se de olhar periodicamente a sua "biblioteca" (library) no RPG Now (Drivethru e similares), pois os editores Às vezes atualizam o PDF corrigindo erros. Você sempre poderá baixar os livros que você comprou novamente, sem pagar nada, inclusive essas versões corrigidas. Recentemente fui surpreendido com 125 Mb de PDFs atualizados! Bluholmes, Mazes e Perils, ASSH, Legend e outros.

    ResponderExcluir