quinta-feira, 18 de abril de 2013

Financiamentos Coletivos - Abril

Parece que a nova onda do momento, graças à internet e a facilidade de se publicar um livro com as novas tecnologias, é o financiamento coletivo de RPGs e outros jogos "nérdicos". Só que são tantas, mas tantas, opções que é difícil acompanhar tudo. Muitas vezes você acaba perdendo alguma coisa que achou super interessante, pena que o tempo para contribuir acabou.

Pensando nisso, e devido a alguns papos no Facebook e grupos de email (em especial o grupo do Old Dragon), decidi que ia fazer uma postagem mensal indicando alguns financiamentos que me parecem interessantes e atrativos. Vale lembrar que não tenho condições de colocar aqui todos os financiamentos que tem por aí, de qualquer tipo de RPG, Card Game e Jogo de Tabuleiro, isso seria impossível e daria um trabalho descomunal. Ou seja, o objetivo é apresentar alguns financiamentos internacionais e nacionais que parecem interessantes de acordo com o meu gosto e julgamento. Assim, pode ser que essa lista não seja tão útil para todo mundo. Mas boas são as chances de ser, se você costuma visitar esse blog. Segue, então, alguns financiamentos coletivos que parecem legais, tanto de jogos nacionais como internacionais, e uma breve descrição sobre o que se trata.

Atlantis - The Second Age: A segunda edição de um RPG de Espada e Feitiçaria inspirada em romances do Robert E. Howar, Fritz Lieber, Clark Ashton Smith e Michael Moorcock. Do mesmo autor do Hellas.

Artisan Dice: Para quem tiver paixão por dados, esse financiamento traz uma série de opções para kits de dados feitos em diversos tipos de madeiras e metais. São os dados mais bonitos que eu já vi na vida.

Domains at War - ACKS: É um suplemento para o Adventurer Conqueror King System (mais sobre esse jogo aqui) que traz regras para combate em massa simples e eficientes. Além disso ele pode funcionar como um Wargame e é compatível com praticamente todos os jogos de fantasia Old School. Há uma versão gratuita apenas com as regras essenciais de graça aqui.

Dwarven Forge - Game Tiles: Tiles são aquelas peças para formar um tabuleiro de uma masmorra ou local para uso durante o jogo, principalmente para aqueles que fazem o uso de miniaturas. A Dwarven Forge é uma empresa que fabrica acessórios para miniaturas espetaculares e esse é um Kickstarter para eles. Vale a pena conferir se você gosta de jogos com miniaturas.

Witch Hunter - The Invisible World - 2nd Edition: Um RPG onde heróis do século XVII enfrentam horrores sobrenaturais baseado nas histórias de Solomon Kane de Robert E. Howard. Tem que dizer mais alguma coisa? As imagens parecem fantásticas.

Shadowlands - Campaign Setting: É um cenário de campanha para Pathfinder inspirado em Forgotten Realms, Dragonlance, e Planescape. Precisa falar mais? Além disso dependendo de meta atingida, o cenário sai para Fate também.


Contágio: Contágio é um cardgame brasileiro de zumbis e muito bom humor. Criado e desenvolvido pelos game designers Matheus Funfas (do Reino de Bundhamidão) e Fernando Fumis, ilustrado pelo artista Gustavo Zanin e lançado pela Esquina dos Mundos. É um jogo competitivo de cartas feito para partidas de 2 a 4 jogadores. Ele não é um jogo colecionável, isto é, ele não depende da compra constante de novas cartas para se jogar.

Cosa Nostra: Cosa Nostra é um RPG narrativo sobre a Máfia. Neste jogo você vai encontrar um sistema de jogo dedicado a fazer com que os jogadores criem uma memorável história de ambição, violência e glamour nos anos da Lei Seca nos Estados Unidos. E, para garantir uma máxima experiência de jogo, Cosa Nostra também funciona como uma pequena enciclopédia mafiosa daquela época, informando ao leitor detalhes como hierarquia da Cosa Nostra, estilo de vida dos anos 1920 para pobres e ricos (e soldados e líderes da máfia), além de crimes, táticas, armas e veículos usados pela Máfia e muito mais.

Bem, esses são só alguns dos Kickstarters que me chamaram atenção nesse mês de abril. Alguém tem mais alguma sugestão de financiamento coletivo legal?

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

7 comentários:

  1. Ótima iniciativa, Diogo!

    Realmente é uma tarefa árdua acompanhar todos os financiamentos coletivos de RPGs e afins que saem por aí.

    ResponderExcluir
  2. Eu tava na espera de Little Fears que estava previsto pra esse mês, mas pelo visto não vai rolar.

    ResponderExcluir
  3. Hum... Vejamos: 2 meses sem pagar o condomínio... Só jantar 3 vezes por semana... :)
    Me empolguei deveras com os dados e com o Atlantis. Foram os meus escolhidos.






    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do Atlantis demais, mas o preço tá foda. 50 dólares pelo PDF.

      Excluir
  4. Gostei muito dos dados artesanais e do Contagio!!!

    ResponderExcluir
  5. Vocês pretendem fazer um kickstarter pra uma edição impressa de Bruxos & Bárbaros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou estudando a possibilidade ainda. Parece ser o mais razoável, já que impressão pode demanda aqui no Brasil ainda é bem cara e não sei se de tão boa qualidade. Talvez eu coloque na Lulu.com também, para quem quiser. Vamos ver.

      Excluir