Depois de tanto tempo, voltamos com uma postagem dessa série. Enigmas, quebra-cabeças, charadas e outros desafios mentais eram atrações garantidas em diversas aventuras antigamente, mas cada vez mais eu tenho visto o seu número diminuir. Por esse motivo comecei uma série de postagens com esses elementos para serem utilizados em qualquer jogo, já que a sua mecânica não tem nada a ver com regras de RPG e sim com simples lógica, raciocínio e percepção
O objetivo é disponibilizar esses "quebra-cucas" para serem usados em qualquer mesa para desafiar seus jogadores e não os dados que eles rolam. No entanto, apesar desses desafios serem construídos para serem resolvidos sem a necessidade de se envolver a mecânica de cada sistema, o mestre pode, se quiser, dar dicas para aqueles personagens que possuem alguma perícia, habilidade, talento ou algo parecido, apropriado à situação.
Hoje venho com um desafio que mistura o lúdico com o raciocínio de decifrar uma charada. Basicamente, é um desafio a se colocar sobre portais, portões, entradas de masmorras ou de partes importantes das mesmas. Os jogadores, então, terão que decifrar o enigma para saber como proceder com o "puzzle". No final, as duas etapas são bem fáceis, mas em conjunto, na hora do nervosismo, podem proporcionar um desafio divertido.
Hoje venho com um desafio que mistura o lúdico com o raciocínio de decifrar uma charada. Basicamente, é um desafio a se colocar sobre portais, portões, entradas de masmorras ou de partes importantes das mesmas. Os jogadores, então, terão que decifrar o enigma para saber como proceder com o "puzzle". No final, as duas etapas são bem fáceis, mas em conjunto, na hora do nervosismo, podem proporcionar um desafio divertido.
Para utilizá-lo, basta imprimir a imagem em uma folha e entregá-la aos jogadores dizendo que o portão que eles encontram possui essas inscrições, e uma série de runas espalhadas pro ele. Eles logo vão sacar do que se trata.
A solução é bem simples. Está esculpido no portão a frase "Apenas os Iguais irão Adiante". O que significa que apenas quando as runas que são iguais forem tocadas, pressionadas, é que o portão se abrirá. Para quem quiser ver a solução, é só clicar aqui.Quem quiser um PDF prontinho para ser impresso e entregue aos seus jogadores como um Handout, clique aqui.
Para mais enigmas, charadas e puzzles, clique aqui.
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Muito foda o enigma, vou esperar um tempo e usar xD
ResponderExcluirNunca pensei em nada parecido, sensacional, ótimo pra usar no fim de uma sessão de uma campanha, pra deixar os jogadores com o papel pensando no enigma ansiosos para o próximo encontro.
ResponderExcluirA 5ª runa de baixo pra cima, da coluna vertical da esquerda é muito parecida com a 4 da coluna da direita. Isso é de propósito?
ResponderExcluirCara, mas tá muito phoda, esse desenho então... nem se fala! Parabéns!
Sim, é proposital. Elas não são iguais, no entanto. Essa é uma fonte que usei. As runas iguais são exatamente iguais. Mas se um mestre quiser ser bonzinho e deixar passar com isso, também pode, claro.
ExcluirAs imagens não tão aparecendo
ExcluirOpa, esse tipo de coisa é muito boa! ^^
ResponderExcluirSempre bom ter umas charadas e puzzles para colocar no RPG :).
Muito Show de bola!
ResponderExcluirVou utilizar com certeza isso nas minhas aventuras :D
Essa realmente foi boa! Muito mais funcional que muitos enigmas ou charadas por aí que ficam só no campo semântico e podem acabar sendo um tiro no pé!
ResponderExcluirBoa! Se importa se eu usar isso no meu jogo indie?
ResponderExcluirFique a vontade. Se puder colocar uma indicação de autoria para mim, eu agradeço! :)
ExcluirOpa, pode deixar q vai tar bem documentada a fonte.
Excluir[off] Aproveitando minha repassagem, acho que isso aqui pode render um bom puzzle tb http://24.media.tumblr.com/9bff5678b2f5ffcd18fba31b21f005c1/tumblr_mkdymqcJet1rjcfxro1_500.gif
Eu até já vetorizei as partes http://www.4shared.com/file/stOQTpdh/puzzle1.html
Muito muito bom... Na época em que jogava AD&D o Mestre fazia algumas charadas bem bacanas, charadas interpretativas. É sempre positivo colocar esse tipo de coisa pra tirar aquela "tensão" gerada pelas rolagens de dados cruciais...
ResponderExcluirSeria interessante pensar também em alguma coisa negativa (bem fraquinha mesmo) pra no caso dos jogadores tocarem as runas erradas... rsrsrsrsrs... Coisas que tirem 1 de dano, como choques leves, pequenas pedras arremessadas de buracos ou o que a imaginação mandar...
Excelente série de posts!
Bacana ideia! vou checar com meus jogadores se eles viram isso, caso não vou usar =D
ResponderExcluirQue tristeza não abrir mais as imagens. Tem como enviar ou reupar elas?
ResponderExcluirhttps://pin.it/3kYOEZa achei essa daqui no pinterest, creio que seja a mesma.
Excluiros links não funcionam mais...
ResponderExcluirhttps://pin.it/3kYOEZa achei essa daqui no pinterest, creio que seja a mesma.
Excluiresta sem os links
ResponderExcluirhttps://pin.it/3kYOEZa achei essa daqui no pinterest, creio que seja a mesma.
ExcluirNão abre mais os links alguém pode me falar a solução
ResponderExcluirOlá.
ExcluirSão dois apenas iguais.
O segundo de baixo para cima da primeira coluna. E o terceiro da esquerda para direita da linha superior.
Tem outros dois parecidos mas que não são iguais pode. Tbm dá para considerar se quiser.
que é o quinto de baixo para cima da pereira coluna (a da esquerda)
E o quarta de baixo para cima da segunda coluna (a da direita)
nao consigo mais baixar o arquivo, tem como me dizer aonde estao as runas certas?
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