sexta-feira, 5 de abril de 2013

Enigmas e Charadas - A Porta dos Iguais

Depois de tanto tempo, voltamos com uma postagem dessa série. Enigmas, quebra-cabeças, charadas e outros desafios mentais eram atrações garantidas em diversas aventuras antigamente, mas cada vez mais eu tenho visto o seu número diminuir. Por esse motivo comecei uma série de postagens com esses elementos para serem utilizados em qualquer jogo, já que a sua mecânica não tem nada a ver com regras de RPG e sim com simples lógica, raciocínio e percepção

O objetivo é disponibilizar esses "quebra-cucas" para serem usados em qualquer mesa para desafiar seus jogadores e não os dados que eles rolam. No entanto, apesar desses desafios serem construídos para serem resolvidos sem a necessidade de se envolver a mecânica de cada sistema, o mestre pode, se quiser, dar dicas para aqueles personagens que possuem alguma perícia, habilidade, talento ou algo parecido, apropriado à situação.

Hoje venho com um desafio que mistura o lúdico com o raciocínio de decifrar uma charada. Basicamente, é um desafio a se colocar sobre portais, portões, entradas de masmorras ou de partes importantes das mesmas. Os jogadores, então, terão que decifrar o enigma para saber como proceder com o "puzzle". No final, as duas etapas são bem fáceis, mas em conjunto, na hora do nervosismo, podem proporcionar um desafio divertido.

Para utilizá-lo, basta imprimir a imagem em uma folha e entregá-la aos jogadores dizendo que o portão que eles encontram possui essas inscrições, e uma série de runas espalhadas pro ele. Eles logo vão sacar do que se trata.
A solução é bem simples. Está esculpido no portão a frase "Apenas os Iguais irão Adiante". O que significa que apenas quando as runas que são iguais forem tocadas, pressionadas, é que o portão se abrirá. Para quem quiser ver a solução, é só clicar aqui.Quem quiser um PDF prontinho para ser impresso e entregue aos seus jogadores como um Handout, clique aqui.

Para mais enigmas, charadas e puzzles, clique aqui.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

13 comentários:

  1. Muito foda o enigma, vou esperar um tempo e usar xD

    ResponderExcluir
  2. Nunca pensei em nada parecido, sensacional, ótimo pra usar no fim de uma sessão de uma campanha, pra deixar os jogadores com o papel pensando no enigma ansiosos para o próximo encontro.

    ResponderExcluir
  3. A 5ª runa de baixo pra cima, da coluna vertical da esquerda é muito parecida com a 4 da coluna da direita. Isso é de propósito?

    Cara, mas tá muito phoda, esse desenho então... nem se fala! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é proposital. Elas não são iguais, no entanto. Essa é uma fonte que usei. As runas iguais são exatamente iguais. Mas se um mestre quiser ser bonzinho e deixar passar com isso, também pode, claro.

      Excluir
  4. Opa, esse tipo de coisa é muito boa! ^^

    Sempre bom ter umas charadas e puzzles para colocar no RPG :).

    ResponderExcluir
  5. Muito Show de bola!
    Vou utilizar com certeza isso nas minhas aventuras :D

    ResponderExcluir
  6. Essa realmente foi boa! Muito mais funcional que muitos enigmas ou charadas por aí que ficam só no campo semântico e podem acabar sendo um tiro no pé!

    ResponderExcluir
  7. Coisa linda, me caiu como uma luva. Muito obrigado Diogo :D

    ResponderExcluir
  8. Boa! Se importa se eu usar isso no meu jogo indie?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique a vontade. Se puder colocar uma indicação de autoria para mim, eu agradeço! :)

      Excluir
    2. Opa, pode deixar q vai tar bem documentada a fonte.

      [off] Aproveitando minha repassagem, acho que isso aqui pode render um bom puzzle tb http://24.media.tumblr.com/9bff5678b2f5ffcd18fba31b21f005c1/tumblr_mkdymqcJet1rjcfxro1_500.gif

      Eu até já vetorizei as partes http://www.4shared.com/file/stOQTpdh/puzzle1.html

      Excluir
  9. Muito muito bom... Na época em que jogava AD&D o Mestre fazia algumas charadas bem bacanas, charadas interpretativas. É sempre positivo colocar esse tipo de coisa pra tirar aquela "tensão" gerada pelas rolagens de dados cruciais...

    Seria interessante pensar também em alguma coisa negativa (bem fraquinha mesmo) pra no caso dos jogadores tocarem as runas erradas... rsrsrsrsrs... Coisas que tirem 1 de dano, como choques leves, pequenas pedras arremessadas de buracos ou o que a imaginação mandar...

    Excelente série de posts!

    ResponderExcluir
  10. Bacana ideia! vou checar com meus jogadores se eles viram isso, caso não vou usar =D

    ResponderExcluir