sexta-feira, 5 de abril de 2013

Enigmas e Charadas - A Porta dos Iguais

Depois de tanto tempo, voltamos com uma postagem dessa série. Enigmas, quebra-cabeças, charadas e outros desafios mentais eram atrações garantidas em diversas aventuras antigamente, mas cada vez mais eu tenho visto o seu número diminuir. Por esse motivo comecei uma série de postagens com esses elementos para serem utilizados em qualquer jogo, já que a sua mecânica não tem nada a ver com regras de RPG e sim com simples lógica, raciocínio e percepção

O objetivo é disponibilizar esses "quebra-cucas" para serem usados em qualquer mesa para desafiar seus jogadores e não os dados que eles rolam. No entanto, apesar desses desafios serem construídos para serem resolvidos sem a necessidade de se envolver a mecânica de cada sistema, o mestre pode, se quiser, dar dicas para aqueles personagens que possuem alguma perícia, habilidade, talento ou algo parecido, apropriado à situação.

Hoje venho com um desafio que mistura o lúdico com o raciocínio de decifrar uma charada. Basicamente, é um desafio a se colocar sobre portais, portões, entradas de masmorras ou de partes importantes das mesmas. Os jogadores, então, terão que decifrar o enigma para saber como proceder com o "puzzle". No final, as duas etapas são bem fáceis, mas em conjunto, na hora do nervosismo, podem proporcionar um desafio divertido.

Para utilizá-lo, basta imprimir a imagem em uma folha e entregá-la aos jogadores dizendo que o portão que eles encontram possui essas inscrições, e uma série de runas espalhadas pro ele. Eles logo vão sacar do que se trata.
A solução é bem simples. Está esculpido no portão a frase "Apenas os Iguais irão Adiante". O que significa que apenas quando as runas que são iguais forem tocadas, pressionadas, é que o portão se abrirá. Para quem quiser ver a solução, é só clicar aqui.Quem quiser um PDF prontinho para ser impresso e entregue aos seus jogadores como um Handout, clique aqui.

Para mais enigmas, charadas e puzzles, clique aqui.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.