Uma das coisas que algumas pessoas tem dificuldade em pensar ou criar é um motivo para que um bande de aventureiros (que, teoricamente, não se conhecem) se juntem. Como aquele mago recluso, estudioso e centrado foi se juntar com o ladrão sacana, picareta e egoísta? Como o paladino conheceu o bárbaro da tribo isolada do norte e porque eles se juntaram em suas aventuras? Essas e outras perguntas muitas vezes são ignorada para manter a sanidade dos participante, mas, as vezes, pode ser interessante criar respostas para elas, acrescentando elementos pessoais a narrativa do jogo e criando relacionamentos e possíveis futuras aventuras para o grupo.
Assim, querendo produzir alguma coisa para auxiliar na criação desses laços entre os personagens do grupo, aliado à minha paixão por tabelas aleatórias e criação conjunta de histórias, resolvi fazer uma lista com cem possibilidades que podem ser roladas com um d% (ou escolhidas livremente pelos jogadores se eles já tiverem uma ideia forte sobre o relacionamento dos seus personagens). Não se deixe intimidar se o resultado aparentemente não fizer muito sentido, pode ser divertido e desafiador criar uma história por trás dele para que ele funcione e crie situações inusitadas no jogo. Abrace o caos!
2. Os personagens são amigos de infância.
3. Os personagens são pai e filho que perderam a família.
4. Os personagens foram criados juntos, mas não são irmãos de sangue.
5. Os personagens são apaixonados um pelo outro, mas algo os impede de ficarem juntos.
6. Os personagens são órfãos que fizeram um pacto de se ajudar sempre.
7. Os personagens são ex-namorados.
8. Os personagens foram treinados pelo mesmo mestre.
9. Os personagens são irmãos que não se dão bem.
10. Os personagens são gêmeos mas com personalidades muito diferentes.
11. Os personagens trabalharam juntos.
12. Os personagens eram inimigos na infância mas agora veem que podem se ajudar.
13. Os personagens foram traídos pela mesma pessoa.
14. Os personagens são padastro(a) e enteado(a), que só possuem um ao outro.
15. Os personagens são os únicos sobreviventes de um desastre.
16. Os personagens são sobrinho(a) e tio(a), que não se dão bem.
17. Os personagens pertencem a mesma organização secreta.
18. Os personagens apresentam a mesma marca de nascença.
19. Os personagens são rivais mais aceitam um ao outro per respeitarem suas capacidades.
20. Um dos personagens manipula o outro para utilizar suas capacidades.
21. Um dos personagens é apaixonado pelo outro, mas esse não corresponde e apenas o quer como amigo(a).
22. Os personagens são ambos nascidos em uma pequena vila e dividem um passado secreto.
23. Os personagens são ambos criminosos (ou ex-criminosos) fugindo de suas responsabilidades.
24. Os personagens são mestre e aprendiz.
25. Um dos personagens admira muito o outro, mas esse não tem tanto respeito assim pelo outro.
26. Os personagens foram encarregados da mesma missão por pessoas diferentes.
27. Os personagens tiveram um sonho por muito tempo um com o outro, mas não sabem exatamente por quê.
28. Um dos personagens salvou a vida do outro.
29. Os personagens devem uma grande quantia de dinheiro para alguém e estão fugindo.
30. Os personagens são acusados injustamente por um crime que não cometeram.
31. Os dois personagens parecem gêmeos mas não são parentes.
32. Os dois personagens possuem um amuleto que idêntico, herança de seus pais.
33. Um dos personagens é um nobre disfarçado e o outro seu fiel companheiro.
34. Os dois personagens guardam um segredo que não podem contar sem graves consequências.
35. Os personagens foram presos e passaram algum tempo na cadeia juntos.
36. Os personagens perderam tudo em uma partida de jogo de azar e decidiram se ajudar para recuperar o que perderam.
37. Os personagens são devotos da mesma divindade.
38. Os personagens se conheceram em uma disputa, sendo os dois melhores, mas acabaram empatando.
39. Os personagens se conheceram por que foram levados ao mesmo local por uma carta de uma pessoa misteriosa.
40. Os personagens se conheceram em uma viajem que saiu errado e se ajudaram para sobreviver.
41. Os personagens era mercenários e trabalharam juntos.
42. Os personagens são marido e mulher apaixonados
43. Os personagens são marido e mulher mas não se amam.
44. Os personagens são membros de uma sociedade secreta.
45. Um dos personagens sabe um segredo do outro e usa isso para conseguir o que quer.
46. Os personagens se conheceram em uma guerra e lutaram lado a lado.
47. Os personagens se conheceram em uma caverna, depois de muitas canecas de cerveja.
48. Os personagens se conheceram em uma aventura passada, sendo os únicos a voltarem vivos.
49. Os personagens foram salvos por um herói que sacrificou a vida dele por eles.
50. Os personagens eram inimigos de infância mas se tornaram amigos agora.
51. Um personagem contratou o outro por seus serviços.
52. Os personagens fingem ser companheiros mas, na verdade, se odeiam.
53. Um dos personagens foi contratado para assassinar o outro mas acabou se apaixonando por ele.
54. Os personagens se conheceram em uma viajem de barco e conviveram durante meses.
55. Os personagens traíram seu antigo grupo por dinheiro e não se arrependem.
56. Os personagens traíram seu antigo grupo por dinheiro mas se arrependem disso.
57. Um dos personagens deve uma grande quantia de ouro ao outro.
58. Os personagens procuram se vingar da mesma pessoa.
59. Os personagens são perseguidos por uma seita.
60. Os personagens era inimigos, mas perceberam que foram enganados por uma terceira pessoa.
61. Os personagens juraram servir o mesmo lorde.
62. Os personagens são filhos de ex-aventureiros que eram do mesmo grupo.
63. Os personagens são filhos de pais que eram inimigos entre si.
64. Os personagens são meio-irmãos, mas que se gostam muito um do outro.
65. Os personagens são meio-irmãos, mas não se dão muito bem.
66. Os personagens trabalhavam para um vilão mas desistiram depois que viram as cosias ruins que faziam.
67. Um dos personagens trabalhava para um vilão mas teve sua vida poupada pelo outro e agora esta mudando sua visão.
68. Os personagens eram amantes e fugiram de seus compromissos juntos.
69. Os personagens foram largados por seus maridos e esposas que fugiram juntos.
70. Os personagens eram apaixonados pela mesma pessoa que não os quis.
71. Os personagens eram de uma tribo que decidiram largar sua sociedade para se aventurar.
72. Por alguma razão os personagens conseguem sentir os sentimentos um do outro.
73. Um dos personagens perdeu a memória e foi encontrado pelo outro.
74. Por alguma razão os personagens conseguem sentir se o outro está em perigo.
75. Os personagens eram escravos mas fugiram juntos.
76. Os personagens eram apaixonados pela mesma pessoa, que morreu.
77. Os personagens tinham um amigo em comum que agora está desaparecido.
78. Os personagens foram aprendizes do mesmo mestre, que agora está desaparecido.
79. Os personagens são de famílias nobres aliadas.
80. Os personagens são de famílias nobres rivais.
81. Os personagens serviram em uma milicia juntos.
82. Os personagens são trapaceiros que se ajudam.
83. Um personagem começou a se aventurar por admirar o outro.
84. Os personagens foram banidos de suas terras natais por quebrarem as tradições.
85. Os personagens abandonaram suas famílias para se aventurar juntos.
86. Os personagens são parentes distantes e se conheceram recentemente.
87. Um dos personagens eram cliente do outro.
88. Os personagens são amigos mas rivais naquilo que fazem.
89. Os personagens são inimigos mais forçados a trabalhar juntos por alguma razão.
90. Os personagens foram casados, mas se separaram, mantendo a amizade.
91. Os personagens eram chefe e empregado, mas agora são amigos.
92. Os personagens foram criados no mesmo orfanato e depois de anos se encontraram novamente.
93. Os personagens se conheceram em uma missão anterior que deu muito certo, sendo os únicos aventureiros que não se aposentaram.
94. Os personagens foram expulsos de suas cidades natais e pretendem voltar um dia para mostrar o quão errados seus habitantes estavam.
95. Os personagens foram presos e como punição receberam uma missão das autoridades.
96. Os personagens são irmãos do meio de uma família nobre e foram obrigados a se aventurar para provar seu valor.
97. Os personagens são membros de uma comunidade que só reconhece a maturidade de uma pessoa depois que ela se aventura por sete anos.
98. Os personagens eram meninos de rua que juraram ficar ricos juntos.
99. Um dos personagens é o pai do outro, que o abandonou quando criança.
100. Os personagens acharam, cada um, metades de uma mapa que planejam seguir.
Bem, espero que essas 100 ideias possam ajudar os jogadores e mestres na hora de montar um grupo para uma aventura. Eu, particularmente, gosto bastante de sortear coisas para os personagens e ter que me virar na hora para justificá-las. E aí? Alguém tem mais alguma sugestão de relacionamento?
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Excellent and very useful post. Thanks.
ResponderExcluirBacana demais o post Diego, frequentemente visito postagens antigas em busca de sua sabedoria.
ResponderExcluir:)
No meu sistema todos são mercenários, assim resolvi esta questão.
ResponderExcluirwww.rpgsimples.blogspot.com/2013/01/mercenarios-de-espada-e-magia-sistema.html
Gilson