domingo, 19 de agosto de 2012

AD&D 1ª Edição - As Reimpressões Especiais

Para quem não sabe, a Wizards of the Coast lançou recentemente uma edição especial e limitada de reimpressões dos três livros básicos do Advanced Dungeons & Dragona 1ª Edição, escrito pelo próprio Gary Gygax, um dos criadores do D&D original.

Esses livros são replicas fieis dos livros lançados lá na década de setenta, com o mesmo texto e as mesmas imagens dos livros originais, mas em acabamento de luxo. As capas são duras e reforçadas, imitando couro, com alto relevo e detalhes lembrando as capas originais. Os livros vem com marcadores de página em tecido colorido e as laterais das páginas em dourado (como em Bíblias). As páginas são em couché de gramatura mediana, semi-brilhante, bem acabado. Enfim, os livros são uma belezura. Praticamente um "Must Have" para qualquer RPGista, já que representa a história do jogo, uma das versões mais amadas do RPG mais consagrado de todos os tempos e foi super bem produzido.

Ele não é perfeito, é verdade, já que possui alguns detalhes que deixaram algumas pessoas irritadas. Como sabem, os livros originais são da década de 70, antes da editoração eletrônica. As matrizes dos livros estavam perdidas e não tinham como ser utilizadas para uma reimpressão. Assim, a editora teve que pegar exemplares bem conservados dos originais e escanear tudo, tratar e consertar o texto com erratas e outras coisas. Mas alguns detalhes acabaram escapando. Imagens que eram cheias de detalhes devido a técnicas de ilustração utilizadas pelos artistas na época acabaram sendo prejudicas, escurecidas e maltratadas pelas digitalizações. Não são muitos, no entanto, na verdade, são a minoria (poucas mesmo). Isso, de forma alguma, diminui a qualidade e o valor desse relançamento.


Confesso que nunca li por inteiro a primeira edição do Advanced Dungeons & Dragons, e para mim, é uma novidade, praticamente. Comprei os livros e eles chegaram para mim intactos, lindos. Esse post é só para falar desse lançamento e deixar todo mundo quão água na boca para comprá-los. É legal saber que parte do dinheiro vai para a Fundação Gary Gygax e, quem sabe, se as vendas forem boas, a Wizards of the Coast não se convence a lançar mais velharias novas para a gente?

Segue algumas fotos dessas belezuras...




Quem ainda quiser adquirir esses livros, pode procurar lojas como a CoolStuff Inc, a Noble Knights, a RPGShop, Troll and Toad ou mesmo as Amazon, através de lojas menores que vendem pelo site da gigante. Trazes esses livros para cá sai por volta de 130 dólares, o que hoje em dia dá uns 260 reais. Não é barato, mas levendo em consideração que se trata de uma edição limitada, de colecionador, de uma das edições mais marcantes do RPG que é quase um símbolo do hobby, não está caro também não. Em breve, deve rolar uma resenha de cada livro aqui pelo blog, aguardem.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

3 comentários:

  1. Vão ser relançados todos os livros de D&D em formato eletrônico. Espero que eles não só tentem como consigam uma reprodução fiel dos originais, diferente do que se fez nesses volumes. Ou lancem versões totalmente corrigidas de tudo, o que certamente daria muito mais trabalho. Na melhor das situações, teríamos ambas alternativas disponíveis.


    Kairam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses livros estão bastante fieis ao original, na medida em que era possível de fazer.

      Sobre o lançamento dos livros da TSR em formato eletrônico, bem, ainda estou preocupado com isso. Se eles forem fazer o trabalho que fizeram com esse livro antes de lançar, ótimo, vão ficar muito bons. Mas se forem utilizar os mesmos PDFs que eles vendiam na Drivethru RPG, vai ficar bem tosco.

      Excluir
  2. Parabéns pela aquisição Diogo, esses exemplares contam realmente uma parte importante do jogo.

    Agora é esperar as repercussões que terão esses lançamentos quanto a relação da WotC com o movimento OSR.

    ResponderExcluir