domingo, 19 de agosto de 2012

AD&D 1ª Edição - As Reimpressões Especiais

Para quem não sabe, a Wizards of the Coast lançou recentemente uma edição especial e limitada de reimpressões dos três livros básicos do Advanced Dungeons & Dragona 1ª Edição, escrito pelo próprio Gary Gygax, um dos criadores do D&D original.

Esses livros são replicas fieis dos livros lançados lá na década de setenta, com o mesmo texto e as mesmas imagens dos livros originais, mas em acabamento de luxo. As capas são duras e reforçadas, imitando couro, com alto relevo e detalhes lembrando as capas originais. Os livros vem com marcadores de página em tecido colorido e as laterais das páginas em dourado (como em Bíblias). As páginas são em couché de gramatura mediana, semi-brilhante, bem acabado. Enfim, os livros são uma belezura. Praticamente um "Must Have" para qualquer RPGista, já que representa a história do jogo, uma das versões mais amadas do RPG mais consagrado de todos os tempos e foi super bem produzido.

Ele não é perfeito, é verdade, já que possui alguns detalhes que deixaram algumas pessoas irritadas. Como sabem, os livros originais são da década de 70, antes da editoração eletrônica. As matrizes dos livros estavam perdidas e não tinham como ser utilizadas para uma reimpressão. Assim, a editora teve que pegar exemplares bem conservados dos originais e escanear tudo, tratar e consertar o texto com erratas e outras coisas. Mas alguns detalhes acabaram escapando. Imagens que eram cheias de detalhes devido a técnicas de ilustração utilizadas pelos artistas na época acabaram sendo prejudicas, escurecidas e maltratadas pelas digitalizações. Não são muitos, no entanto, na verdade, são a minoria (poucas mesmo). Isso, de forma alguma, diminui a qualidade e o valor desse relançamento.


Confesso que nunca li por inteiro a primeira edição do Advanced Dungeons & Dragons, e para mim, é uma novidade, praticamente. Comprei os livros e eles chegaram para mim intactos, lindos. Esse post é só para falar desse lançamento e deixar todo mundo quão água na boca para comprá-los. É legal saber que parte do dinheiro vai para a Fundação Gary Gygax e, quem sabe, se as vendas forem boas, a Wizards of the Coast não se convence a lançar mais velharias novas para a gente?

Segue algumas fotos dessas belezuras...




Quem ainda quiser adquirir esses livros, pode procurar lojas como a CoolStuff Inc, a Noble Knights, a RPGShop, Troll and Toad ou mesmo as Amazon, através de lojas menores que vendem pelo site da gigante. Trazes esses livros para cá sai por volta de 130 dólares, o que hoje em dia dá uns 260 reais. Não é barato, mas levendo em consideração que se trata de uma edição limitada, de colecionador, de uma das edições mais marcantes do RPG que é quase um símbolo do hobby, não está caro também não. Em breve, deve rolar uma resenha de cada livro aqui pelo blog, aguardem.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.