sábado, 2 de fevereiro de 2013

D&D B/X - Ficha de Personagem Personalizada à Mão!

Essa vai ser uma postagem bem rápida, só para mostrar para vocês uma ficha de personagem que eu fiz para usar nas minhas mesas de D&D B/X (ou seus retro-clones, como Labyrinth Lord). Ela é compatível, também, com outras edições clássicas, como a do Rules Cyclopedia (BECMI) e a do Holmes.

Então, devido a volta à disponibilidade dessa edição lá pelo dndclassics.com, o revival das aventuras clássicas, e a mesa que devo mestrar ou no Saia da Masmorra ou no Dungeon Carioca com a aventura B4 - The Lost City, peguei uma folha de papel e comecei a desenhar uma ficha própria. Usei como base a ficha clássica dessa edição (que você pode ver uma réplica fiel aqui), e fui criando em cima dela, adicionando um espaço para magias preparadas, por exemplo.

O processo foi bem simples, mas um pouco trabalhoso. Fiz alguns esboços e rabiscos antes em vários papeis e depois peguei uma folha de gramatura mais razoável para arte-finalizar. Desenhei tudo com lápis, bem de leve, para depois pegar canetas nanquim e um pincel para dar os toques finais. No final, foi só digitalizar e dar umas retocadas e ajustadas no photoshop.

Essa é uma das versões do jogo que eu mais gosto. Ela tem uma simplicidade quase mágica, no ponto certo, com evolução de personagens até o 14º nível, que denota um poder considerável, mas nada muito desproporcional. Deixando o jogo com bastante espaço para crescer mas nunca botando os personagens como super-heróis. É uma versão ainda fortemente influenciada pela literatura de fantasia pulp (com uma trilogia de aventuras fantástica escritas pelo Moldvay - X1 Isle of Dread, X2 Castle Ambar, e B4 The Lost City). Não é à toa que essa edição é uma das que possui mais retro-clones e jogos inspirados nela. Quem quiser experimentar, é só passar no Saia da Masmorra dia 16 de fevereiro ou dia 24 no Dungeon Carioca! Nos vemos lá.

Para baixar a ficha customizada, clique aqui (Click here to download the Character Sheet).

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

10 comentários:

  1. Sem querer ser cri cri, mas o carisma não era pra ser "CHA", já que a ficha está em inglês? X-p

    Mas tá muito phoda, cara! Eu imagino como vai ficar o manual de bruxos e bárbaros, looking forward!

    ResponderExcluir
  2. Poxa muito bom Diogo! Espero ver uma assim como preview para o B&B. Eu curto muito fichas cara acho que todo rpgista coleciona isso! Gosto desse tipo aqui ó:
    http://www.dragonsfoot.org/forums/viewtopic.php?f=11&t=50628

    ResponderExcluir
  3. Como eu gamei nessa ficha Diogo!
    Uma das minhas edições favoritas também é a do moldvay... e por coincidência dois dos meus módulos favoritos também (The Lost City e Castle Amber; só soube agora que eram dele hehe).

    Só queria perguntar, há uma versão em português da ficha? Quando uso jogos estrangeiros costumo adaptar as nomenclaturas para o português com meu grupo. Se não, tudo bem...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, até pretendo traduzir, mas isso vai dar um pouco de trabalho. Mas em breve eu faço uma versão "Hebert Richards" da ficha.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacaníssima a ficha, Diogo. Bem Old School, mesmo.

      Obs: Achei apenas dois errinhos nela. Em "Alignment" e "needed".

      Excluir