quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Atualizações com mais Retro-Jogos, Downloads e Bruxos & Bárbaros!

Depois de tanto tempo sem atualizar as páginas aqui do blog, resolvi tirar um tempinho e botar o trabalho em dia. Ao longo do tempo, fui colocando muita coisa pelo blog e vendo muita coisa pela internet mas deixava para atualizar a postagem dessas páginas depois.

Uma delas, a sobre Retro-Jogos, é uma das mais visitadas, já que contém links e informações básicas sobre dezenas de RPGs inspirados nas versões clássicas do jogo original de fantasia, o D&D. Como eu estava sem atualizar essa parte desde meados de 2012, tive muita coisa a acrescentar. Deu para ver que o movimento OSR (Old School Renaissanse) não para, e está sempre se reinventando e criando coisas novas. Dando uma olhada na lista, você vê desde "clones" e "simulacros" das edições originais do jogo (Como Delving Deeper em relação ao OD&D, Labyrinth Lord em relação ao D&D B/X, e OSRIC em relação ao AD&D 1ª edição), até jogos que reinventam o gênero Old School, trazendo novas interpretações quanto ao jogo original e bebendo nas mesmas fontes que esse para criar algo novo (como o Dungeon Crawl Classics RPG), passando por uma série de outros jogos que misturam aspectos de várias edições, trazem inovações e visões diferentes das regras, mas mantendo o espírito original do jogo. Há ainda jogos que se baseiam no sistema clássico do D&D mas se voltam para gêneros bastantes distintos da fantasia clássica, como o Astonishing Swordmen & Sorcerers of Hyperborea, que é um jogo de Espada e Feitiçaria com influências de Fantasia Estranha; Amazing Adventures, que é um RPG de aventura Pulp; X-Plorers, um jogo de ficção científica retrô; Other Dust, que se passa em uma Terra do futuro, após um grande "apocalipse" nuclear; Spears of Dawn, que é baseado na cultura e mitologia africana; e muitos outros. Há jogos para todos os gostos, e todos eles com um pezinho, ao menos, no jogo mais antigo de RPG já criado. Para quem quer saber os últimos jogos adicionados, segue uma lista (mas quem quiser ver toda a lista, clique aqui):

Blueholme Prentice Rules (atualizado em 06/02/2013) - Um retroclone da versão Basic de Eric Holmes, que foi baseada no Original Dungeons and Dragons. Uma versão mais completa que abordará outros níveis está em desenvolvimento.

Wayferers (atualizado em 06/02/2013) - Um retro-jogo baseando na segunda edição de AD&D, com um sistema de perícias próprio. Já há um livro dos mestres e um descrevendo o cenário de campanha padrão.

Spears of the Dawn (Atualizado em 06/02/2013) - Um RPG baseado nas versões clássicas de D&D e na cultura e mitologia africana. Dos mesmos criadores do Stars Without Numbers e Other Dust.

Star Without Numbers (Atualizado em 06/02/2013) - Baseado nas versões clássicas de D&D com uma temática mais futurística e de exploração espacial. Dos mesmos criadores do Spears of Dawn e Other Dust. Há uma versão gratuita também.

Other Dust (Atualizado em 06/02/2013) - Um jogo de um cenário pós-apocalíptico futurista, com mutantes, psiônicos, bestas e ruínas de grandes cidades do passado. Dos mesmoc criadores de Star Without Numbers e Spears of Dawn.

Woodland Warriors (Atualizado em 06/02/2013) - Um retro-jogo baseado nas primeiras versões de D&D em que os personagens são animais silvestres. Há vários suplementos e um até para velho-oeste.

Humamspace Empire (Atualizado em 06/02/2013) - Um jogo de ficção científica estranha e retrô baseado no clássico D&D. Ainda em fase de testes.

Anciente Mysteries and Lost Treasures (Atualizado em 06/02/2013) - Um jogo de aventura pulp no tempo moderno baseado no jogo de fantasia original. Gratuito, por enquanto.

Blood & Bullets (Atualizado em 06/02/2013) - Um retro-jogo ambientado no velho oeste, com regras inspiradas nos clássicos de D&D. Totalmente gratuito.

Sabres & Witchery (Atualizado em 06/02/2013) - Baseado nas regras originais, um jogo de caçadores de bruxas do século XVIII. Também gratuito.

Stone & Wood (Atualizado em 06/02/2013) - Um retro-jogo baseado nas obras de Thomas Covanant. Gratuito.

Warriors of the Red Planet (Atualizado em 06/02/2013) - Um jogo baseado nas regras originais ambientado em uma marte inspirada nos contos de Burroughs. Ainda não lançado, mas aguardo esse ansiosamente.

Blood & Trasure (Atualizado em 06/02/2013) - Um retro-jogo baseado nas versões clássicas de D&D com tudo o que você precisa para jogar.

Starship & Spaceman (Atualizado em 06/02/2013) - Um jogo compatível com Labyrinth Lord inspirado em ficção científica retrô e Jornada nas estrelas.

Amazing Adventures (Atualizado em 07/02/2013) - Usando o sistema do Castles & Crusades, esse jogo tem uma temática pulp, com armas de fogo, maquinas a vapor, jetpacks e outras coisas.

Tombs & Terrors (Atualizado em 07/02/2013) - Um retro-jogo de fantasia clássica baseado nas primeira versões de D&D mas com algumas regras alternativas e novas classes.

Wizards, Warriors & Wyrms (Atualizado em 07/02/2013) - Baseado nas versões originais, esse RPG trás algumas modificações, e é muito bem organizado, além de ser gratuito.

Swords of Abandon (Atualizado em 07/02/2013) - Um jogo baseado tanto no OD&D de 74, como no Empire of the Petal Throne de 75. Gratuito.

The Siege Perilous (Atualizado em 07/02/2013) - Um jogo baseado no OD&D e com inspirações do jogo Ultima Age of Darkness.

Red Box Fantasy (Atualizado em 07/02/2013) - Outra reimaginação do D&D Clássico, dividido em três livros (Jogador, Mestre, e Monstros.

X-Plorers (Atualizado em 07/02/2013) - Baseado nas regras simples do D&D clássico, esse é um jogo de exploração espacial e ficção científica retrô. Destaque para as ilustrações do Peter Mullen. Há uma versão gratuita, sem arte, também.

Além dessa página, também atualizei a de Downloads, com algumas fichas que andei fazendo para RPGs (Barbarians of Lemuria, D&D BX), divisória de mestre para o Barbarians of Lemuria, Acessórios para Fiasco, e outras coisas. Por fim, atualizei a página do Bruxos & Bárbaros para constar o link da última postagem sobre as culturas dos personagens.

Com isso acho que tenho minhas páginas atualizadas novamente. Caso eu tenha esquecido de alguma coisa, podem me lembrar nos comentários! O negócio, agora, é arrumar tempo para jogar tudo isso!

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário