sábado, 2 de fevereiro de 2013

D&D B/X - Ficha de Personagem Personalizada à Mão!

Essa vai ser uma postagem bem rápida, só para mostrar para vocês uma ficha de personagem que eu fiz para usar nas minhas mesas de D&D B/X (ou seus retro-clones, como Labyrinth Lord). Ela é compatível, também, com outras edições clássicas, como a do Rules Cyclopedia (BECMI) e a do Holmes.

Então, devido a volta à disponibilidade dessa edição lá pelo dndclassics.com, o revival das aventuras clássicas, e a mesa que devo mestrar ou no Saia da Masmorra ou no Dungeon Carioca com a aventura B4 - The Lost City, peguei uma folha de papel e comecei a desenhar uma ficha própria. Usei como base a ficha clássica dessa edição (que você pode ver uma réplica fiel aqui), e fui criando em cima dela, adicionando um espaço para magias preparadas, por exemplo.

O processo foi bem simples, mas um pouco trabalhoso. Fiz alguns esboços e rabiscos antes em vários papeis e depois peguei uma folha de gramatura mais razoável para arte-finalizar. Desenhei tudo com lápis, bem de leve, para depois pegar canetas nanquim e um pincel para dar os toques finais. No final, foi só digitalizar e dar umas retocadas e ajustadas no photoshop.

Essa é uma das versões do jogo que eu mais gosto. Ela tem uma simplicidade quase mágica, no ponto certo, com evolução de personagens até o 14º nível, que denota um poder considerável, mas nada muito desproporcional. Deixando o jogo com bastante espaço para crescer mas nunca botando os personagens como super-heróis. É uma versão ainda fortemente influenciada pela literatura de fantasia pulp (com uma trilogia de aventuras fantástica escritas pelo Moldvay - X1 Isle of Dread, X2 Castle Ambar, e B4 The Lost City). Não é à toa que essa edição é uma das que possui mais retro-clones e jogos inspirados nela. Quem quiser experimentar, é só passar no Saia da Masmorra dia 16 de fevereiro ou dia 24 no Dungeon Carioca! Nos vemos lá.

Para baixar a ficha customizada, clique aqui (Click here to download the Character Sheet).

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.