terça-feira, 4 de março de 2014

Leia um Livro de RPG em Público - No Carnaval!

Não sei se vocês já ouviram falar da ideia magnífica da campanha "Leia um RPG em público", mas se não ouviram, está é a hora. RPGs em muitos lugares, no Brasil inclusive sobre preconceitos injustos baseados principalmente na falta de informação e na desinformação propagada por pessoas que não conhecem nada sobre o jogo, e nós temos como combater esse tipo de coisa de diversas maneiras.

Uma maneira muito legal e divertida é por meio dessa campanha que acontece três vezes por ano em que RPGistas em geral são incentivados a ler RPGs em lugares públicos por uma semana. A intenção é tornar o RPG algo mais visível, tirando-o das sombras e colocando-o na luz, onde qualquer um pode vê-lo. Isso faz com que as pessoas passem a nota-lo e tomem consciência da existência do Hobby, que pessoas como elas, as vezes, amigos, vizinhos, conhecidos, o jogam. Algumas podem até perguntar sobre o que se trata e é sempre bom ter a oportunidade de apresentar esse passa-tempo tão querido para outras pessoas. Quem sabe alguma pessoas não resolve experimentar, ou mesmo ex-jogadores afastados se lembrem de como aquilo era divertido e resolvam voltar à atividade.

Uma das dicas para quem quiser participar da campanha é relativa aos tipos de livros a serem lidos. Como a ideia é chamar atenção, livros com capas chamativas, coloridas e instigantes são os ideais. A arte nos RPGs vem ganhando cada vez mais importância e alguns tem uma qualidade nesse quesito que beiram a obras de arte (olá Dungeon Crawl Classics RPG). Outra dica é tentar ler RPGs baseados em filmes, séries, e literatura mais conhecidos como Senhor dos Anéis, Star Wars, Star Trek, Conan, Game of Throne e tantos outros (isso é ótimo para chamar atenção). No entanto, o ideal é tentar evitar jogos mais polêmicos e que podem gerar controvérsias como "Kill Puppies for Satan", "Kobolds ate My Babies" ou "Kult" por exemplo. Sem dúvida eles não são nada de mais e são inofensívos como qualquer outro, mas uma pessoa que não conhece nada sobre aquilo e vê um livro com esses dizeres pode estranhar.

Lendo um pouco do Advanced Fighting Fantasy depois do almoço.
Como eu disse, são três semanas ao longo do ano para fazer isso. Assim dá para todo mundo participar. Se você perder uma semana é só esperar pela próxima (ou não, fique lendo livros assim o ano todo). Em 2014 as semanas são as do dias 2 a 8 de março (que pega o dia 4, GM's Day e o dia em que Gary Gygax faleceu), 27 de julho (aniversário do Gary Gygax) a 2 de agosto e 28 de setembro a 4 de outubro (sendo 1º de outubro o aniversário do Dave Anerson), então que quiser levar um livro legal para os bloquinhos de carnaval essa é a semana.

Além disso, o foco é ler RPGs no formato de livros mesmo. Tudo bem se você tem um tablet e consegue levar ele pra qualquer lugar, mas um livro físico chama muito mais atenção do que um tela brilhante tão comum nos dias atuais. Sem falar na capa desses jogos que com certeza chama bastante atenção.

Então é isso galera, eu já estou aqui separando uns livros legais para ler. Devo partir para almoçar no shopping e estou na dúvida. Advanced Fighting Fantasy ou Dungeon Crawl Classics RPG? E vocês? Que livros vão ler por aí essa semana?

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário