quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Bruxos & Bárbaros - Alinhamentos

Terminada a apresentação das classes de personagens básicas do Bruxos & Bárbaros, podemos falar sobre alguns outros detalhes e elementos desse jogo de Espada e Feitiçaria. Como o nosso RPG é inspirado nas versões clássicas de uma dos mais tradicionais jogos de fantasia já escritos, alguns de seus trejeitos e características estão presentes no B&B, de forma bastante apropriada, tendo em vista a inspiração original desse jogo. O alinhamento dos personagens é um deles.

Em suas várias encarnações, os alinhamentos serviram para caracterizar diversos elementos intangíveis dos personagens do jogo. Ele já serviu para representar a ligação dos personagens com forças cósmicas que lutam entrei si pela supremacia no universo, a separação das pessoas entre aqueles que são civilizadas e bárbaras, que são bons ou maus, que seguem a ordem ou que seguem o caos. No Bruxos & Bárbaros, optamos por usar esse elemento de uma maneira diferente, combinando alguns conceitos desses jogos com outros dos contos de Espada e Feitiçaria, e o ligamos ao atributo Sorte, tão importante no nosso jogo. Abaixo trago a reprodução do texto que escrevi para o segundo Jogo Rápido tratando dessa matéria.

Alinhamentos

Alinhamento é uma importante característica definidora dos personagens. Ele determina um aspecto transcendental e intocável do personagem, sua ligação com forças muito maiores do que si próprio. Forças essas que estão em constante conflito para estabelecer uma soberania sobre todos os universos, as entidades do Caos, da Ordem, e da Neutralidade.

As forças da Ordem lutam pela supremacia dos valores civilizados, racionais, hierárquicos, e por que não, humanos. A natureza e a ordem natural das coisas devem prevalecer. A evolução, a ciência, e a tecnologia são os caminhos a serem seguidos, e devem superar as anomalias, a selvageria, e a o caos. Já as forças do Caos lutam exatamente pelo oposto, por interesses inumanos, pelo sobrenatural, pelos interesses de entidades alienígenas, caóticas, e terríveis. O caos, a selvageria, e as coisas não naturais devem se sobressair para essas entidades. Por fim, as forças da Neutralidade prezam um equilíbrio entre tudo isso, e acreditam que tanta a racionalidade e a loucura tem seu lugar no universo, e nem o Caos, e nem a Ordem devem imperar.

Assim, cada jogador deverá escolher um alinhamento para seu personagem entre os seguintes:

Ordeiro

Esses personagens, quer saibam ou não, estão ligados cosmicamente às entidades da Ordem. Dessa forma, seus atos e pensamentos costumam estar mais ligados a expansão dos valores humanos e civilizados, promovendo a ordem, e a supremacia da racionalidade sobre o caos. Muitos costumam, também, dar um grande valor a honra e às suas palavras, raramente traindo seus companheiros. Por isso, no final de uma aventura, caso o Cronista julgue que o jogador interpretou seu personagem de forma a ampliar os interesses das entidades ordeiras em Anttelius e se portou honradamente, ele recuperará 1 ponto de Sorte.
Aspectos Sugeridos: Honrado, Fanático, Verdadeiro, Preconceituoso, Homem das Cidades.

Caótico

Personagens com esse alinhamento são ligados às forças Caóticas do universo, e costumam agir e pensar de forma a favorecer os interesses dessas entidades. Eles geralmente se preocupam mais na aquisição de poder, glória, e autoridade, sem se preocupar em como obter o que querem ou com quem devem se aliar para chegar lá. Honra, verdade, e sinceridade não é uma preocupação deles. Por isso, no final de uma aventura, caso o Cronista julgue que o jogador interpretou seu personagem de forma a ampliar os interesses das entidades caóticas em Anttelius e se portou de forma a não se preocupar com honra e outros padrões de comportamento, ele recuperará 1 ponto de Sorte.
Aspectos Sugeridos: Traiçoeiro, Inconstante, Mentiroso, Determinado, Ganancioso.

Neutro

Indivíduos com esse alinhamento têm conexões com as forças da Neutralidade dos universos. Suas ações e pensamentos tendem manter certo equilíbrio no mundo, nunca permitindo que a Ordem e o Caos reinem sem oposição e dominem totalmente a situação. A honra tem certo valor para eles, mas há momentos em que ela precisa ser deixada de lado, quando coisas maiores estão envolvidas. Por isso, no final de uma aventura, caso o Cronista julgue que o jogador interpretou seu personagem de forma a ampliar os interesses das entidades neutras em Anttelius e se portou de forma a não se focar demasiadamente seu comportamento na honra ou na falta dela, ele recuperará 1 ponto de Sorte.
Aspectos Sugeridos: Moderado, Justo, Hesitante, Negociante, Tranquilo.

E aí? Que alinhamento vocês escolheriam para o personagem de vocês?

Para acessar a página contendo todas as postagens do Bruxos & Bárbaros, clique aqui.

Para baixar o "Jogo Rápido" com regras para começar a jogar imediatamente, clique aqui.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário