quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Entre Blackmoor e Mystara - Cenário para D&D

Outro dia, conversando com o Rafael Beltrame, do Módulos RPG, sobre resenhas de produtos das edições antigas de D&D, da época da TSR e tal, sugeri a ele uma resenha de Blackmoor, o primeiro cenário de fantasia para RPGs, ou melhor, o primeiro cenário de RPG já feito. A ideia era interessante, mas o acesso a informações sobre esse cenário, pelo menos para nós brasileiros não é fácil. A TSR em si não manteve esse cenário por muito tempo, sendo que a Judge's Guild que publicou ele originalmente em 1977, apesar do cenário existir desde 1971.

Blackmoor é um cenário de fantasia científica, pois o mundo alcançou um nível tecnológico bem acima dos cenários padrões de fantasia. Ou seja, magos com rifles laser! Só que algo que nem todo mundo sabe, o cenário popularmente conhecido como Mystara, o Mundo Conhecido, é na verdade o futuro de Blackmoor, depois de grandes cataclismas, cerca de 4000 anos depois, quando o mundo sofreu tantas transformações que quase ninguém se lembra do passado glorioso e suas maravilhas. Mas e quanto a esse grande período de tempo entre os dois cenários? O que aconteceu durante esse período?

Bem, John Calvin resolveu responder a essas perguntas, ou melhor, ajudar você a respondê-las. Ele criou o cenário de campanha chamado "Mystara 2300 BC", um mundo em transformação, pós-apocaliptico, onde impérios e nações lutam para sobreviver adotando métodos drásticos e que podem trazer mais malefícios que benefícios às suas populações. As maravilhas de Blackmoor não foram esquecidas ainda, e muitos buscam por essa tecnologia quase-mágica. Abaixo vou reproduzir um trecho da introdução traduzido livremente para vocês terem uma noção do que se trata.
O cenário de campanha Mystara 2300 BC é sombrio e agorento, cheio de déspotas opressores tentando manter seu poderio sobre seus reinos com métodos cada vez mais brutais. É um mundo pós-cataclísmico, onde a Era Dourada de outrora e os avanços de Blackmoor ainda podem ser lembrados, às vezes com os próprios olhos. Um mundo cheio de sofrimento e luta, mas também um de esperança.
Apenas 700 anos após a Grande Chuva de Fogo, Mystara está começando a se recuperar dessa grande catástrofe. Novos reinos e culturas se ergueram das cinzas, mesmo com a terrível Praga da Perdição que assola o Mundo Conhecido desde a queda de Blackmoor. Agora, no entanto, a força dessa doença está desaparecendo, e pela primeira vez em séculos os Mystarianos estão vendo algum brilho de esperança no horizonte.
Entretanto nem todos veem esse cenário como positivo. Devido à Praga da Perdição, muitas noções foram forçadas a tomar medidas drásticas para evitar a queda de suas culturas. Alguns procuraram abrigo nas sombras da necromancia, enquanto outros fugiram para os subterrâneos e fizeram acordos com as forças entrópicas para sobreviver, e ainda alguns ficaram dependentes da tecnologia de Blackmoor, algo que só piorou suas condições pessoais. Agora todos eles são forçados a enfrentar um mundo em mudança. Um mundo que não precisa mais deles, que não os quer mais, pois suas escolhas trouxeram desgastes sobre seu povo quase tão graves quanto a Praga.
Bem, isso é só para começar a sentir o gostinho do cenário que parece bem interessante. John Calvin trabalha nele até hoje, e já existem até alguns suplementos para o livro básico que ele lançou há algum tempo. Todo o material é livre de estatísticas de sistemas, podendo ser usado em qualquer edição por um mestre habilidoso. Quem quiser acompanhar mais de perto, é só ir no forum do The Piazza (um site dedicado a Mystara) e ver de perto o desenvolvimento disso tudo. Abaixo estão os links para os livros já publicados em PDF.

Mystara 2300 B.C. - Campaing Setting
The Shimmering Lands - Last Beacon of Blackmoor (DM Guide)
The Simmering Lands - Last Beacon of Blackmoor (Player's Guide)

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

5 comentários:

  1. Uma noticia muito boa! A série "DA" (de Dave Arneson) para AD&D 1ed fala sobre Blackmoor. Não beeeem como Arneson planejou, mas acredito q seja muito proximo. O Temple of the Frog dessa série tem uma capa muito bacana, q ilustra bem o que vc falou de "magos com rifles"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Tenho que dar uma lida nessa série e no cenário publicado pela Judge's Guild. Queria saber se aquele que saiu pela Goodman Games na época do d20 é bom.

      Excluir
  2. Ótimo post, para mestres é sempre bom ter acesso a este tipo de material.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de dar os parabéns pelo post! Mystara é uma das jóias da TSR e tem materiais fantásticos, como a série Gazetteers (pra mim faz parte da nata publicada pela editora).

    Só uma questão... Não seria correto considerar o "Misty Isles" do Wee Warriors o primeiro cenário de campanha?

    ResponderExcluir