sexta-feira, 14 de junho de 2013

Bruxos & Bárbaros - Entendendo a Ficha de Personagem

Vem chegando a hora do primeiro jogo aberto do Bruxos & Bárbaros e eu estou correndo com os preparativos aqui. Fazendo as fichas dos personagens prontos (um de cada uma das nove classes), terminando os detalhes da aventura, e outras coisinhas menores. O texto do jogo rápido está praticamente pronto. Faltando apenas umas dicas para Cronistas (como são chamados os mestres no B&B), e o texto da aventura em si, que é basicamente uma tumba a se explorar em busca de tesouros.

A postagem de hoje é para apresentar a ficha de personagem do jogo. Ela é bem simples e tem tudo que você precisa para jogar em apenas 1 página (com exceção da sua imaginação, é claro). Ela foi toda desenhada a mão (os pergaminhos e outros detalhes gráficos), e utilizei tipologias que remetessem a uma época passada, célticas. O logotipo do jogo vem logo na parte de cima da ficha, e ajuda a passar o clima de espada e feitiçaria para quem for jogar. Vejam por vocês mesmos clicando aqui e baixando o PDF. Abaixo vou explicar cada informação da ficha do personagem.

Nome do Personagem: Aqui, obviamente, você colocará o nome, nomes, e títulos do seu personagem. Culturas diferentes tendem a diferentes tipos de nomes. Na versão completa do jogo, cada uma delas virá com uma lista de nomes sugeridos para personagens de ambos os sexos, para dar aos jogadores uma noção de quais nomes são apropriados.

Nome do Jogador: Como é de costume da maioria dos jogadores (pelo menos é assim com os meus), as fichas são deixadas aos cuidados do Cronista. Sendo assim, esse espaço facilita a identificação do jogador que representa o personagem.

Alinhamento: Indica qual a filiação do personagem entre as forças do Caos, da Ordem, e da Neutralidade. Alinhamento em Bruxos & Bárbaros não significa bem ou mal propriamente ditos, já que a ordem e o caos podem trazer ambos, mas sim em que lado do conflito cósmico o personagem está (mesmo que inconscientemente). Isso influência a maneira com que ele lida com a Sorte (e como ele pode recuperá-la). Mesmo assim, Caos e Ordem podem dizer, instintivamente, como o personagem lida com autoridade, liberdade, disciplina, e coisas do tipo.

Cultura: Aqui o jogador preenche de qual cultura seu personagem se originou. São 10 culturas no total, cada uma com sua história, aparência, costumes e características próprias, que ajudam a dar uma cor ao personagem e falam um pouco mais sobre ele.

Classe: Define o esteriótipo (que é muito importante nas histórias de Espada e Feitiçaria) dos personagem. Ele é um Bárbaro? Um Bruxo? Um Xamã? Um Ladrão? Enfim, define que tipo de personagem ele é, o que ele é capaz de fazer que outras pessoas não conseguem facilmente, e diz no que ele é bom.

Atributos: São Força, Agilidade, Vigor, Intelecto, Personalidade e Sorte, e definem os potenciais do personagem em diversas áreas. Eles não indicam um valor em que o personagem sempre opera, mas sim seu potencial. Um personagem com força 18 não é o mais forte do mundo e sempre consegue realizar façanhas de força muscular, mas ele é bem preparado e tem grandes chances de conseguir. Força representa o preparo muscular e o poder físico do personagem; Agilidade diz respeito aos seus reflexos, coordenação, e habilidade manual; Vigor representa sua constituição, seu preparo físico, e resistência; Intelecto diz respeito às suas faculdades mentais, percepção, memória, e raciocínio; Personalidade representa força de vontade, fé, presença; e Sorte, por sua vez, indica sua ligação com forças além do seu controle, o favor dos "Deuses", o seu destino, algo intangível que afeta sua vida.

Ataque: Aqui o jogador preenche as informações dos seus dois ataques com armas mais comuns, colocando que tipo de arma é, o tipo de dano em parenteses (C para corte, E para esmagamento, P para perfuração), o dado de iniciativa da arma, o seu bônus na Jogada de Ataque, e o dano normal causado por cada uma.

Sangue e Resistência: Esses dois círculos servem para o jogador marcar quantos pontos de Sangue e Resistência possuem. Resistência significa fadiga, cansaço, sorte em combate, habilidade de evitar ataques mortais, e outras coisas que evitam do personagem se ferir gravemente. O Sangue é, justamente, a sua real saúde. Quando um personagem perde apenas pontos de resistência, ele pode ter ferimentos leves, cortes superficiais, mas nada muito grave. Quando pontos de Sangue começam a ser perdidos, ele está em apuros.

Classe de Armadura: Significa o quão difícil é acertar um golpe certeiro no personagem. Quanto maior a classe de armadura do alvo, mais difícil é atingi-lo. Classe de armadura é influenciada pela Agilidade do personagem, sua proteção física (seja pela dura, armadura, escudo), magia, e outros fatores.

Proteção: É um valor que é absorvido de todo dano físico causado contra o personagem devido a sua proteção. É, geralmente, proveniente da armadura que ele usa.

Bloqueio: Personagens que usam escudos tem uma certa chance de bloquear ataques físicos feitos contra eles em uma rodada. Esse campo serve para indicar que dado é utilizado para verificar essa chance.

Dados Básicos: Aqui são indicados estatísticas básicas sobre o personagem, como em que nível ele está, quantos dados de vida possui, quão o seu Bônus de Ataque Básico (proveniente de sua classe), qual o seu Dado de Acerto Crítico (DAC, usado na tabela de acertos críticos), qual o seu Dado de Erro Crítico (DEC, usado na tabela de erros críticos), e sua Movimentação Básica.

Jogadas de Proteção: Jogadas de Proteção são usadas para determinar se um personagem consegue evitar ou reduzir os efeitos de coisas que os afetam que não sejam ataques físicos, como magias, baforadas de criaturas, influência de artefatos extra-planares, metamorfose e outras coisas. Existem cinco tipos de Jogadas de Proteção: Morte (para efeitos que causam morte instantânea, envenenamento, desintegração); Transformação (quando a estrutura física e biológica do seu corpo está sendo alterada, como no caso de petrificaçãos); Feitiçaria (para efeitos mágicos em geral, como encantamentos, por exemplo); Artefatos (para resistir às forças sobrenaturais de objetos extra-planares e alienígenas, fora da compreensão humana); e Reflexos (para se esquivar de efeitos que afetam uma área, como um desmoronamento, uma explosão).

Habilidades e Poderes: É onde os jogadores anotam as "coisas que os diferenciam dos outros mortais", tais como habilidades culturais, línguas que falam, habilidades especiais de suas classes, e as magias que aprenderam. O espaço parece pequeno, mas como esse jogo não possui "talentos", "perícias", "classes especiais", e outras coisas, ele é suficiente.

Equipamento e Tesouros: Aqui é onde você anotará tudo que seu personagem está carregando, desde armas, armaduras, mochila, tochas, elmos, escudos, ferramentas, e é claro, seus ricos tesouros que ele traz das tumbas, masmorras e ruínas que explora. É aqui que você anota a sua carga também, com um sistema simples e rápido.

Bem, é só isso. Fazer uma ficha de B&B não leva mais do que 10 minutos, e você terá tudo que precisa para jogar histórias excitantes e divertidas em um mundo de Espada e Feitiçaria, com guerreiros honrados, donzelas em perigo, bruxos inescrupulosos, e muitos tesouros para encontrar. Em breve falarei sobre os personagens prontos para o "Jogo Rápido" e os feitiços disponíveis para os conjuradores.

Para acessar a página contendo todas as postagens do Bruxos & Bárbaros, clique aqui.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

5 comentários:

  1. Muito bonita, assim como tudo o que você desenha.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom meus parabéns Diogo.

    obs: o comentário excluído fui eu, tava na conta da minha noiva não percebi.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom mesmo! Me remete ao meu tempo de fighting fantasy!

    ResponderExcluir