quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Bruxos & Bárbaros - Geração de Atributos e Augúrio

O Jogo Rápido do Bruxos & Bárbaros já está por aí, mas a gente não parou de produzir. Seguindo o resultado de uma votação que rolou lá no grupo do Facebook do jogo, vamos lançar o próximo "preview" com regras para criação de personagens, evolução até o 3º nível, e uma nova aventura. E para isso, eu estou transformando minhas anotações indecifráveis em um texto capaz de ser compreendido por mentes mortais!

Comecei então, pelo começo, geração dos valores dos Atributos (Força, Agilidade, Vigor, Intelecto, Personalidade e Sorte), e para completar algo que dá um toque a mais para o personagem, seu Augúrio. Essa característica, ligada à Sorte, funciona como uma benção ou maldição do personagem. São 20 possibilidades, coisas que aconteceram na vida do personagem que os fez ligados misticamente a alguma força. Isso faz com que alguns personagens tenham uma vantagem ou desvantagem em alguma situação, influenciando sua vida de alguma forma. É como a influência do destino. Abaixo vou reproduzir parte do texto que estou escrevendo para o próximo "preview". Para descrição e uso dos atributos, refiram-se ao Jogo Rápido.

Atributos

Atributos são as características básicas que definem, de maneira geral, como é o personagem. Eles indicam qual o potencial dele em diversos aspectos, como o quão forte ele consegue ser, o quão rápido ele consegue correr, o quanto de conhecimento ele conseguiu acumular, dentre outras coisas.

Eles são representados por números que variam de 3 (representando o mínimo possível para um ser humano naquele aspecto) a 18 (representando o potencial máximo para um mortal), sendo que um valor entre 8 a 12 representa a média. Como Bruxos & Bárbaros não utiliza um sistema de perícias, os atributos são usados constantemente para resoluções de ações durante o jogo.

Geração de Atributos

Seguindo as antigas tradições das civilizações antigas, os atributos são gerados de forma aleatória, jogando-se 3d6 para cada um deles, e anotando seus valores na ordem que forem sendo gerados na ficha de personagem. Assim, Força, Agilidade, Vigor, Intelecto, Personalidade, e Sorte de cada um é gerado de acordo com a sorte e a vontade das entidades que controlam o destinos dos homens. No entanto que o total de ajustes de todos os atributos der menos que zero, o jogador pode tentar gerar seus valores novamente. Além disso, é facultado ao jogador diminuir dois pontos em um atributo para adicionar um ao outro (caso ele realmente queira aumentar um atributo específico.

Esse é o método padrão e mais autêntico às raízes do jogo. Mas há quem prefira outras maneiras, dando maior poder de escolha aos jogadores, e deixando-os menos à mercê do destino. As opções são quase infinitas, e fugiria do escopo desse livro citar todas elas, mas algumas opções são dadas abaixo:
Rolar 3d6 seis vezes e atribuir os valores aos atributos como o jogador dezejar.
Rolar 3d6 seis vezes, duas vezes, seguindo a ordem dos atributos (Força, Agilidade, Vigor, Intelecto, Personalidade, e Sorte), e escolher um dos dois arranjos.
Jogar 4d6, descartando o menor resultado dos dados, seis vezes e atribuir os valores na ordem dos atributos.
Jogar 4d6, descartando o menor resultado dos dados, seis vezes, permitindo ao jogador atribuir os resultados aos atributos que quiserem.
Para quem quiser um jogo com um nível de desafio maior e mais autêntico com o a intenção dos autores, recomendamos tentar jogar com o método padrão. Uma experiência de jogo difícil, e o sucesso provindo dela gera uma sensação de conquista bem agradável.

Augúrio

A sorte sorri, ou mostra sua cara feia, de maneiras diferentes para cada indivíduo. Dependendo da hora, local, condições, e alinhamento das estrelas, cada personagem tem uma benção ou maldição em uma determinada esfera de sua vida. Isso é representado por um augúrio que pode afetar de maneira positiva ou negativa algum aspecto do personagem. Esse modificador nunca muda depois de sorteado na criação do personagem, mesmo se o indivíduo perder ou ganhar mais pontos de Sorte. Ele é sempre igual ao Ajuste de Sorte inicial do personagem. Para determinar o augúrio do seu personagem, basta rolar um d20 e consultar a tabela abaixo. Isso significa que nem sempre o augúrio vai ser exatamente o que o jogador quer ou precisa, mas o destino é assim, você não pode controla-lo.

1. Marte Sangrenta: O planeta vermelho estava em ascensão no seu nascimento, significando que você causaria, ou sofreria, muita dor. O ajuste de Sorte é aplicado a todas as jogadas de dano do personagem.
2. Flecha Certeira: Essa constelação estava no centro do firmamento quando o personagem nasceu, significando que ele teria uma mira certeira ou que nunca acertaria uma flecha. O ajuste é aplicado a todos as Jogadas de Ataque com armas de projéteis.
3. Sangue Guerreiro: O sangue de um guerreiro ancestral corre em suas veias, podendo significar um talento para combate ou a fraqueza de uma família. O ajuste é aplicado a todos as Jogadas de Ataque com armas de corpo-a-corpo.
4. Descendente de Gigantes: O personagem é descendente de uma raça antiga que pode ter o sangue de gigantes. Isso pode significar que ele tem uma constituição mais poderosa ou que seu sangue é amaldiçoado e fraco. O ajuste é aplicado às jogadas de pontos de Resistência, podendo ultrapassar o valor máximo do dado.
5. Corpo Fechado: O personagem é protegido ou amaldiçoado por alguma entidade devido a um pacto ou acordo feito por seus pais ou ascendentes. O ajuste é aplicado à Classe de Armadura do personagem.
6. Espírito da Cobra: No nascimento do personagem, o espírito da cobra escarlate estava presente. Ele pode tê-lo abençoado ou amaldiçoado. O ajuste é aplicado a todas as Jogadas de Proteção contra venenos.
7. Luz de Vênus: O planeta Vênus brilhava forte como uma estrela no momento em que o personagem nasceu. Isso pode significar uma facilidade ou dificuldade em canalizar energia arcana. O ajuste é aplicado a todas as Jogadas de Conjuração envolvendo feitiços arcanos.
8. Magnetismo: O personagem nasceu com um magnetismo pessoal mais forte ou mais fraco que o normal. O modificador é aplicado a todas as jogadas de reação, moral e número de seguidores.
9. Relâmpago Negro: O local onde o personagem nasceu foi atingido por um relâmpago mágico. Isso faz com que a reação do personagem seja alterada misticamente. O ajuste é aplicado a todos os testes de Iniciativa.
10. Aurora Arcana: No momento em que o personagem nasceu, uma aurora arcana se formava, o que fez com que ele se tornasse mais resistente ou mais sensível à magia. O ajuste se aplica a todas as Jogadas de Proteção contra Feitiçaria.
11. Meteorito Alienígena: O local onde o personagem nasceu é impregnado de pedras que caíram do espaço, fazendo com que o personagem tenha uma resistência ou fraqueza contra efeitos que transformem o seu corpo. O ajuste é adicionado em todas as Jogadas de Proteção contra Transformações.
12. Elo Espiritual: O personagem, ao nascer, foi tocado por seres extra planares. Isso fez com que ele tivesse uma facilidade ou dificuldade maior de canalizar magias desses seres. O ajuste é adicionado em todas as Jogadas de Conjuração de magias de divindades, espíritos e outros seres.
13. Mortalidade Alterada: Por alguma razão o personagem foi escolhido para uma morte rápida ou difícil. O ajuste é aplicado a todas as Jogadas de Proteção contra morte.
14. Encanto da Fæy: Os seres do outro lado do véu abençoaram ou amaldiçoaram o personagem no momento de seu nascimento, fazendo com que ele se tornasse mais resistente ou vulnerável à encantamentos. O ajuste é aplicado a todas as Jogadas de Proteção para efeitos que afetem a mente do personagem.
15. Estrela do Minothauro: Na hora do seu nascimento, a estrela do Minothauro era a que brilhava mais forte no céu. Isso significa que o personagem ou foi abençoado com uma força extraordinária ou irá sofrer por ser mais fraco que o normal. O ajuste é somado ao atributo Força para quando um Teste de Atributo for necessário.
16. Estrela do Lince: Quando o personagem nasceu o espírito do lince o tocou, abençoando-o, ou amaldiçoando-o. O ajuste é somado ao atributo Agilidade para quando um teste for necessário.
17. Dia do Urso: O personagem nasceu no dia do urso, e por isso foi abençoado com sua saúde, ou marcado como sua presa, tendo a saúde prejudicada. O ajuste é somado ao atributo Vigor para quando um teste for necessário.
18. Luz da Vida: Ao nascer uma luz misteriosa pairou sobre o personagem, dando-lhe um poder sobre sua vida, ou lhe tirando a vitalidade. O ajuste se aplica ao valor e Sangue que o personagem recupera com curas e descanso.
19. Canto dos Pássaros: Um pássaro antigo cantava no momento do nascimento do personagem. Assim ele foi abençoado ou amaldiçoado com o aprendizado de linguagens. O ajuste altera o número de línguas faladas e escritas do personagem.
20. Mão dos Deuses: Os Deuses observam o personagem. Isso pode significar ajuda em momentos difíceis ou maldições nas piores horas. O ajuste é aplicado nas rolagens de falha crítica de forma invertida.

E assim começa e se formar as características básicas dos personagens de Bruxos & Bárbaros. Como este é um jogo sem perícias, talentos e outras mecânicas, os Atributos tem um papel significativo, sendo a base para a resolução de ações. Uma opção que tomei no sistema, foi deixar os modificadores não se tornarem muito altos, viabilizando personagens com atributos com valores moderados e baixos, não sendo necessário ter atributos muito altos para jogar.

Para acessar a página contendo todas as postagens do Bruxos & Bárbaros, clique aqui.

Para baixar o "Jogo Rápido" com regras para começar a jogar imediatamente, clique aqui.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

7 comentários:

  1. Outro método para geração de atributos:
    1. Distribuir 74 pontos entres os atributos, da forma que se queira dentro dos limites. Isso equivale a rolar 4d6, descartando o menor dado. Em média, rolar 4d6 e descartar o menor, dá um resultado médio de 12,24 por atributo, que x6 igual a 74, arredondando.
    2. Para 3d6, o equivalente em pontos é 64.
    É claro que esses métodos tiram um pouco do ar "Old School" da coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem uma tabela de custo diferenciada pra cada valor de atributo, distribuir pontos diretamente não reflete nem de perto a média de 3d6, que é 10 (12.5%). A chance de rolar 18 (ou 3) em 3d6 é apenas de 0.46%, em comparação.

      Distribuir pontos diretamente vai levar ao famoso "min/max" muito facilmente. Uma opção é usar os métodos de criação por pontos do Pathfinder ou D&D3e.

      Dê uma olhada nesse link para ver as curvas de resultado de 3d6 e 4d6: http://anydice.com/program/ff1

      Excluir
    2. A tabela de pontos do Pathfinder só atenua o efeito min/max um pouco. Não elimina.

      Excluir
  2. Gostei da mecânica do Augúrio.

    Esse jogo tá ficando muito bacana.

    ResponderExcluir
  3. Uma opção interessante e diferenciada na geração dos atributos, que daria um pouco (mas nem tanto) de controle aos jogadores seria o jogador poder escolher onde a maior rolagem fosse atribuída, trocando de lugar com a que deseja substituir.

    Isso permitiria que o personagem continuasse bastante aleatório, mas que o jogador alinhasse classe e atributos de uma maneira mais coerente.

    ResponderExcluir
  4. recomendo trocar o nome do Augúrio " Estrela do Minothauro" por "Estrela de Astério" ou Astérion_ o q dá no msm, mas fica + legal. tb " Sagitário"ñ ficaria mal para 'Flecha Certeira'.

    ResponderExcluir
  5. O Mais interessante do sistema B&B é a media de valores ele fica a partir de 8 e vai até 12, porque o grande problema é a penalidade para alguns jogadores e aqui a chance de não ter penalidade e maior por virtude disso mesmo jogando 3d6

    ResponderExcluir