terça-feira, 27 de agosto de 2013

Bruxos & Bárbaros - As Influências de H.P. Lovecraft

Esse mês na Ciranda de Blogs o tema escolhido foi Lovecraft, em homenagem ao mês de aniversário do falecido autor e criador dos Mythos. Sua importância literária é inegável, assim como a sua influência em diversos jogos, inclusive nos RPGs. Quando pensamos em Lovedraft e RPG, a primeira coisa que nos vem à cabeça é Call of Cthulhu, certo?

Mas muitos outro jogos tiveram a influência desse mestre do horror, o próprio primeiro RPG teve suas pitadas de Lovecraft, e o nome deste autor aparece na famosa listagem do Appendix N. Fora isso, diversos elementos de D&D devem sua origem aos contos de horror criados com base no Mythos, como as abominações, as dimensões de onde elas veem, alguns deuses (inclusive as primeiras impressões do Deities and Demigods da primeira edição vinha com uma parte dedicada ao Mythos). O Bruxos & Bárbaros, então, não podia deixar de se influenciar por esse escritor tão importante, e diversos elementos do jogo e do cenário foram inspirados por elementos do horror de Lovecraft.

Passado Desconhecido: Para começar, o passado, a antiguidade, está perdido em segredos e mistérios. Uma civilização de homens existiu a milhares de anos atrás alcançando avanços e conhecimentos que até hoje as pessoas buscam, mas ninguém sabe ao certo como. Muitos cogitam a ideia, que parece ser verdadeira devido a algumas evidências, que eles foram ajudados por entidades estranhas, vindas de outro lugar, outro mundo, outra dimensão. Além disso, parece que antes da humanidade se levantar de seus antepassados símios, alguma outra espécie dominava o mundo, e há sinais de sua passagem por Anttelius, como escrituras e estátuas estranhas que podem deixar um mortal completamente louco apenas ao visualizá-las.

Insignificância Humana: Os homens no mundo de Anttelius estão longe de ser a raça dominante. Eles podem ser os seres mais espalhados e com os reinos mais extensos, mas estão longe de serem os soberanos do mundo. Há seres e entidades muito mais poderosas que os humanos, e com muito mais conhecimento sobre as verdades e história do mundo. Há Deuses caprichosos, demônios inescrupulosos, alienígenas e seres de outras dimensões, todos com planos muito mais abrangentes que toda a existência humana. O cenário e o jogo, então, lembra os jogadores que eles podem ser apenas peças de um tabuleiro muito grande controlado por seres que eles mal compreendem, ou mesmo apenas acidentes de um percurso que nunca chegarão a ver o fim.

Sobrenatural Incompreensível: Muito do mundo e dos seus segredos não é de fácil compreensão pelo homem (talvez até de impossível compreensão). Acontecimentos sobrenaturais podem acontecer devido a algum tipo de feitiçaria ou tecnologia avançada que nenhum povo consegue compreender até hoje. A arte da feitiçaria desenvolvida pelas civilizações passadas, talvez com a ajuda de seres extraplanares, foi quase totalmente esquecida, e o que é praticado hoje em dia por Bruxos e Feiticeiros é apenas uma imitação barata e imperfeita do que já foi feito sobre a superfície do mundo. Toda vez que um mortal tenta manipular e utilizar as energias caóticas do universo, seja através da feitiçaria ou invocando entidades sobrenaturais, ele está arriscando sua vida, sua alma, e sua sanidade. O contato com esses elementos de fantasia estranha é constante na vida dos aventureiros que se propõem a adentrar nas antigas ruínas e regiões menos civilizadas de Anttelius.

Horror Indescritível: Além disso, é claro, não poderia faltar os monstros e criaturas bizarras, indescritíveis e capazes de levar um homem à loucura apenas olhando para elas. Essas criaturas podem ser monstros caóticos, alienígenas, seres de outras dimensões, ou qualquer coisa totalmente alienígena à natureza humana. Suas formas não fazem sentido para o cérebro humano, e a descrição delas aos jogadores pode ser bastante vaga, até mesmo em termo de sensações, e formas sem sentido, como círculos de vários lados. Tentáculos, centenas de olhos, presas, garras e outras coisas são comuns e bastante evocativos dos medos primais, e são usados no jogo também.

Enfim, sendo um jogo de aventureiros em busca de fama, glória, tesouros e outros objetivos pessoais, em um mundo antigo, cheio de mistérios, perigos, e segredos, a influência desse autor é bem significativa. No entanto, ele não é um jogo que os jogadores vão em busca de verdades sobre o sobrenatural e vão invariavelmente sucumbir a ele, como o Call of Cthulhu. O Mythos aqui é mais um elemento, que deixa a aventura mais interessante e mais sinistra. Vale lembrar que o próprio Conan já se deparou com horrores "Lovecraftianos" e viveu para contar como foi. É claro que ele quase sempre preferiu correr ao invés de lutar (viu, Conan também era um sábio!).

Para acessar a página contendo todas as postagens do Bruxos & Bárbaros, clique aqui.

Para baixar o "Jogo Rápido" com regras para começar a jogar imediatamente, clique aqui.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

4 comentários:

  1. Eu li ontem o conto Xuthal do Crepusculo e o Thog e era lovecraft puro rs rs rs

    ResponderExcluir
  2. Ah... minha aventura Caos em Belmont, publicado pela editora Unza, tmb bebeu bastante na obra de Lovecraft.

    Eu tentei inserir alguns elementos, incluindo um Great One "novo" rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Eu sou escritor e adoro lovecraft. Até escrevi um conto que foi publicado pela editora draco chamado "um sonho de três noites' que conta um pouco da história do cara e de como ele teria "se inspirado" pra criar o Cthulhu.
    Excelente artigo!

    ResponderExcluir
  4. Falando em Lovecraft, você já deu uma olhada no Raiders of R'lyeh?

    Parece bem legal!

    http://www.kickstarter.com/projects/1375282718/raiders-of-rlyeh-horror-adventure-rpg-and-mythos-s

    ResponderExcluir