quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Gerador de Aventuras de Espada e Feitiçaria

Criar aventuras para RPGs pode ser uma atividade bastante trabalhosa, especialmente se você estiver jogando um gênero de jogo muito complexo, focado em tramas e subtramas que dão diversas reviravoltas, com intrigas, traições, e outras coisas. Mas há outros jogos que são baseados em enredos mais simples e diretos, sem deixar de ser divertidos e excitantes, como, por exemplo, histórias de Espada e Feitiçaria, onde, geralmente, os protagonistas estão em busca de algo, ou alguém e tem alguns desafios a sua frente, normalmente envolvendo feiticeiros e coisas sobrenaturais.

Sendo assim, tive uma ideia de criar um gerador de enredos para aventuras de Espada e Feitiçaria. O objetivo dele não é gerar uma aventura pronta para você jogar imediatamente, e sim fornecer os elementos principais, objetivos, possíveis obstáculos, complicações e sugestões de reviravoltas. Ou seja, ele serve para criar o esqueleto de uma aventura, mas a carne, que dá gosto para a coisa toda, vai depender de você, mestre. É claro que, se quiser, você consegue utilizar essa tabela e improvisar tudo na hora, com ajuda dos jogadores, talvez.

Como usar esse gerador: Inspirando-se em Fiasco, você vai pegar uma quantidade de dados que vai precisar para rolar os resultados nas tabelas respectivas, e vai utilizar os dados para escolher elementos gerais primeiro, e depois ir detalhando-os. Por exemplo, para escolher o objetivo da aventura, você primeiro vai pegar um dado para o objetivo geral, e depois pegar outro para detalha-lo mais a fundo. E isso se repete com cada elemento utilizado. Se possível, e se você quiser algo mais colaborativo, pode se reunir com seus jogadores e cada um ir pegando um dado e o associando com um elemento em turnos para, no final, terem gerado o esqueleto de uma aventura quase da mesma forma como se faz a preparação em Fiasco. É claro que, se feito assim, ou você teria que improvisar tudo na hora (o que pode ser divertido) ou você teria que fazer isso nos finais das sessões, ou depois de um dia de criação de personagens.

Objetivo Geral
I - Atacar / Matar / Destruir
1. Uma pessoa importante
2. Uma organização
3. Uma comunidade
4. Um artefato
5. Uma criatura
6. Um local

II - Encontrar / Recuperar
1. Uma pessoa desaparecida
2. Uma pessoa sequestrada
3. Um objeto perdido
4. Um objeto roubado
5. Uma criatura rara
6. Uma planta rara

III - Roubar / Sequestrar.
1. Uma obra de arte ou joia
2. Um item mágico
3. Um grimório
4. Uma pessoa importante
5. Uma criatura poderosa
6. Um mapa ou pergaminho com informações importantes

IV - Proteger
1. Uma comunidade
2. Um local
3. Uma pessoa
4. Um objeto importante
5. Uma caravana
6. Uma organização

V - Explorar / Descobrir
1. Uma nova rota ou caminho
2. Uma ilha exótica
3. Uma ruína
4. As catacumbas de uma cidade
5. Um novo feitiço sinistro
6. O paradeiro de algum objeto poderoso

VI - Sobreviver / Escapar
1. A um naufrágio
2. De uma prisão
3. Da caçada por uma guilda de assassinos
4. Da fúria de um feiticeiro
5. A um desastre natural
6. A acusação de um crime que não cometeram

Local
I - Ruínas
1. De uma cidade antiga
2. Da torre de um feiticeiro
3. De um forte
4. Da tumba de um antigo rei
5. De um pequeno vilarejo isolado
6. De um templo antigo

II - Região Isolada
1. Ilha exótica perdida
2. Ilha dos Mortos
3. Um vale proibido
4. Selva pré-histórica
5. Templo no alto de uma montanha
6. Caverna subterrânea

III - Cidade Grande
1. No templo local
2. No castelo do Lorde
3. Na sede de uma guilda de mercadores
4. Em um museu
5. Na casa de um nobre
6. No subterrâneo da cidade

IV - Região Fronteiriça
1. No forte local
2. Em um pequeno vilarejo
3. Nas cavernas das colinas próximas
4. Na floresta escura
5. No território onde vivem os inimigos
6. Em uma estalagem na estrada

V - Região Selvagem
1. Selvas infestadas de canibais
2. Deserto dominado por nômades saqueadores
3. Pântano sinistro, considerado amaldiçoado
4. Cavernas habitadas por monstros selvagens
5. Montanhas inexploradas
6. Floresta infestada de monstros sinistros

VI - Lugar Estranho
1. Ruínas sobre um vulcão
2. Caverna de cristal
3. Monólito que é muito maior em seu interior do que aparenta do lado de fora
4. Uma nave espacial que caiu no planeta
5. Uma pirâmide invertida no topo de uma montanha
6. A morada de um antigo feiticeiro que só aparece por alguns momentos antes de desaparecer

Antagonistas
I - Pessoa Poderosa
1. Feiticeiro Poderoso
2. Sacerdote de Entidade Caótica
3. Líder bárbaro selvagem
4. Rei
5. Líder de uma guilda influente
6. Guerreiro ganancioso

II - Artefato
1. Um golem assassino
2. Um colar com a alma de um feiticeiro antigo
3. Uma espada de um cavaleiro demoníaco
4. Uma orbe negra com consciência alienígena
5. Uma joia que gera cobiça de quem a usa
6. Uma estatueta que domina a mente das pessoas ao redor

III - Organização
1. Uma guilda de mercadores maligna
2. Um culto a entidades caóticas
3. Piratas
4. Guilda de Assassinos
5. Sociedade Secreta
6. Grupo de aventureiros rival

IV - Monstro Selvagem
1. Ser primordial desperto
2. Besta mitológica solta de sua prisão acidentalmente
3. Experimento de feiticeiro que deu errado
4. Animais gigantes famintos
5. Humanoides bestiais e primitivos
6. Homens-bestas

V - Monstro Inteligente
1. Morto-Vivo
2. Lich
3. Alienígena
4. Homem-Serpente
5. Raça ancestral
6. Metamorfo

VI - Entidade Sobrenatural
1. Deus antigo e louco
2. Fantasmas
3. Seres de outra dimensão
4. Espíritos antigos
5. Um homem imortal
6. Energia viva

Possíveis Aliados
I - Aventureiros
1. Um bardo viajante
2. Um ladrão bon vivant
3. Um bárbaro espirituoso
4. Um Sacerdote de uma divindade da ordem
5. Um feiticeiro
6. Um cavaleiro vingador

II - Pessoas Poderosas
1. Capitão de um navio
2. Lorde local
3. Líder de uma guilda influente
4. Um xamã ancião
5. Um feiticeiro antigo
6. Um líder militar

III - Organizações
1. Um grupo de mercenários
2. Uma ordem religiosa
3. Guilda influente
4. Sociedade secreta
5. Comunidade local
6. Grupo de aventureiros

IV - Monstros
1. Mutante deformado com boas intenções
2. Alienígena
3. Raça Ancestral
4. Criaturas Místicas (elfo, centauro)
5. Animal inteligente
6. Morto-Vivo

V - Entidades
1. Deus esquecido
2. Seres de outras dimensões
3. Forças naturais
4. Um Imortal
5. Espírito
6. Entidade primordial

VI - Artefato
1. Espada Mágica
2. Amuleto abençoado
3. Tecnologia Alienígena
4. Formação de cristal inteligente
5. Armadura Viva
6. Estátua

Complicação
I - Recursos
1. Um grande tesouro está em risco
2. Água e comida estão escassos
3. O inimigo possui recursos infindáveis
4. As armas dos aventureiros não são eficazes
5. Algo torna a magia mais caótica
6. O grupo é roubado

II - Vítimas
1. Uma grande população de inocentes é afetada
2. Pessoa amada é afetada
3. Rival afetado, que pede ajuda
4. Nobre orgulhoso
5. Monstro
6. Local

III - Perigos
1. Tempestade
2. Monstro a solta
3. Vulcão em erupção
4. Explosão mágica
5. Plantas carnívoras
6. Animais selvagens

IV - Facções
1. Grupo Rival de Aventureiros
2. Seita que quer que tudo continue equilibrado
3. Grupo de mercenários em busca de dinheiro
4. Grupo fatalista
5. Casa nobre que quer ganhar algo com a história
6. Inimigo do antagonista que quer seu lugar

V - Sobrenatural
1. Uma maldição
2. Local que é jogado em outro plano
3. Fantasmas das vítimas que se manifestam
4. O local é sagrado para algum povo
5. Uma proteção mágica como barreira
6. Uma praga mágica

VI - Revelações
1. As vítimas não são o que parecem ser
2. O antagonista não é o que parece
3. Os aliados são propensos a traições
4. Um antigo inimigo está por trás de tudo
5. Um antigo inimigo se mostra como aliado
6. O que parece sobrenatural, na verdade, não é

Bem, acho que com isso já dá para montar algumas aventuras bem variadas, mas ainda com uma alma de Espada e Feitiçaria, sem muita complicações. É possível sortear mais de um resultado por tabela para aqueles que desejam aventuras com mais do que um objetivo, múltiplos antagonistas, vários possíveis aliados, várias complicações e outras coisas.

É ainda possível subdividir essas tabelas ainda mais, com elementos típicos da campanha de cada um, mas isso eu deixo com vocês. É claro que essa não é uma tabela definitiva e absoluta para gerar aventuras, apenas algo que pode ajudar e focado para um gênero de histórias. O Bruxos & Bárbaros virá com algo semelhante, e, talvez, melhor trabalho.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

28 comentários:

  1. Diogo, parabéns meu chapa, você fez algo simplesmente sensacional, que vai me ajudar muito quando eu estiver sem ideias. Até procurava um gerador aleatório de aventuras que tinha por aí (inclusive pra ajudar no meu post), e isto veio bem a calhar. Especialmente porque também estou com umas ideias de rolar umas histórias no estilo hiboriano :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal que gostou Daniel! Eu estou um tanto viciado em Espada e Feitiçaria, quero conseguir ler bastante contos desse gênero, não só do Conan para me inspirar. Sei lá, é uma fantasia menos "épica" mas parece mais emocionante, vibrante, crua e suja. Sei lá, parece que nem o estilo de jogo que eu jogo. :)

      Excluir
  2. Cara, exatamente o que eu precisava. Ultimamente estou sem tempo, e me ajudará muito para criar o esqueleto da história. Obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que pode ser útil. O legal é que sendo bem simples, você mesmo pode alterar as opções!

      Excluir
  3. Putz, cara! Simplesmente sensacional! Me deu até umas idéias! Posso usar esse conteúdo em um site, pra gerar a aventura automaticamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim Bruno, claro. Se puder botar uns créditos para mim, eu agradeço, mas o conteúdo do blog é livre mesmo. :)

      Excluir
  4. Fiz um teste:
    Objetivo Geral
    Sobreviver / Escapar
    Da caçada por uma guilda de assassinos.

    Local
    Região Selvagem
    Floresta infestada de monstros sinistros.

    Antagonistas
    Artefato
    Um golem assassino.

    Possíveis Aliados
    Aventureiros
    Um Sacerdote de uma divindade da ordem.

    Complicação
    Perigos
    Tempestade.

    Sinistro hein?

    PS.: Faltou um "i" em Objetivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou muito bom, já tratei de fecebookear esse texto no grupo RPG Salvador. Sucesso pra vc.

      Excluir
    2. Ih, já imaginei várias coisas com esse enredo aí! Talvez eu já use domingo!

      Excluir
    3. Bom, o que eu pensei sobre essa aventura, em um parágrafo:

      Os personagens estão em um vilarejo desgraçado no meio de uma floresta tropical claustrofóbica, e por algum motivo (talvez foram testemunhas de um crime, ou estão na posse de um item), acabam virando alvo de uma guilda de assassinos liderados por um golem de pedra que ganhou consciência (e insanidade). Vai ser uma aventura tipo "viagem", com um bom mapa de hexágonos, sendo que o grupo pode tentar escapar pela cidade portuária à alguns dias de viagem. Para completar: uma tabela de encontros aleatórios sinistra, e para cada 5 rounds de combate contra os assassinos, a peleja pode ser integrada por uma das feras da mata. Por fim, grande parte dos combates está sujeita a um modificador de -1 no ataque (chuva de monção), e qualquer magia com fogo requer um turno a mais para ser conjurada. Magias com o elemento névoa são severamente reduzidas.

      Excluir
  5. Eita salvou minha vida já para esse sábado.

    ResponderExcluir
  6. Ja podia ter postado na categoria "bruxos e barbaros", pq ficou realmente muito bom! Vale a pena ter no livro algo assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas para o Bruxos & Bárbaros nós podemos fazer melhor ainda. Colocando lugares do cenário, organizações do cenário e essas coisas.

      Excluir
  7. Mandou muito bem Diogo, já imprimi para poder usar quando estiver sem ideias, ajudou muito.
    Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Bruno. Vou ver se faço um PDF bonitinho para imprimir essa bagaça! Já estou com uma ideia de rolar uns jogos de Espada e Feitiçaria com narrativa compartilhada.

      Excluir
  8. Nossa, não preciso nem dizer que ficou fodástico! Esse esqueminha salva mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí pessoal, criei um programa pra windows pra gerar uma aventura com base nessas listas do Diogo. O código-fonte está em python, e está incluso no arquivo (7-zip). Cliquem em "Gerador de Aventuras.exe".

      https://www.dropbox.com/s/n3bait4pyoagjw0/Gerador%20de%20Aventuras.7z

      Excluir
    2. Nerun, aqui diz "link inválido. O link não foi bem formado".

      Excluir
    3. Reescrevi o programinha em python:
      https://gist.github.com/nerun/1a73d1f2e1735164612bdeb1885c07d4

      Excluir
  9. Ficou muito maneiro, Diogo. Era merecedor até de um pdf ou um arquivo mais caprichado, o que acha ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, o PDF está em produção. Vou fazer uma coisa mais completa, ensinando a usar, come exemplos e tudo mais. Vai ficar legal, eu espero! :D

      Excluir
    2. Se quiser ajuda com o PDF, dá um toque. Até uma leitura à caça de erros de ortografia eu posso ajudar.

      Excluir
  10. Nossa, humilhou. Até vi algumas pessoas que se aventuraram num "gerador de enredos" mas você foi simplesmente fantástico, para tudo que eu precisava mesmo :D

    Detalhe: Eu não jogo, RPG, eu sou ficwriter FUJOSHI. Ou seja, você conseguiu alcançar TODOS OS TIPOS de usuários com isso. Ficou sensacional!

    Até, a partir de agora estou acompanhando o blog!

    ResponderExcluir