quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Ciranda de Blogs - Resultado de Agosto & Tema de Setembro

Com o fim de Agosto, está na hora de olharmos o resultado da Cirande de Blogs desse mês. Aparentemente, o tema "Lovecraft" não fez tanto sucesso assim, ou minha impopularidade desmotivou as pessoas a participarem da brincadeira. Infelizmente uma votação não foi possível no final do mês passado devido a mudanças nas políticas das páginas do Facebook e o tema acabou sendo escolhido com base em uma sugestão que me fizeram. Algo que tentei corrigir nesse mês que se inicial lá no grupo RPG Bloggers do Facebook.

De qualquer forma, mesmo sendo poucas, recebemos algumas postagens, e até um podcast, que abordou o tema do mês. Então, temos seis postagens, sendo dois contos, três artigos sobre a influência de Lovecraft nos jogos e um podcast que fala um pouco sobre tudo ligada a Cthulhu. Vamos conferir cada um?

Paulistando - Amor Artesanal: Um conto estranho bem no clima de Lovecraft. Ele não foi feito especificamente para a Ciranda, mas o autor o indicou para participar.
Quotidiano - Cinzas: Outro conto bizarro inspirado na essência do horror e reflexões do autor que estamos celebrando.
Belregard - Lendas de Belregard: Um olhar sobre criaturas estranhas e assombrosas de Belregard, um RPG medieval de horror que, com certeza, bebeu um pouco das águas onde Cthulhu dorme.
Universo Simulado - Podcast: Um podcast em que os participantes fazem um apanhado geral sobre a obra do Lovecraft e o significado dela para o mundo nerd.
Covil do Invuche - Aventureiros, Uma Vida de Horrores: O autor do blog faz uma explicação e demonstra como irá abordar a sanidade e o horror no RPG.
Pontos de Experiência - Influências de Lovecraft em B&B: Nessa postagem eu abordo quais as influências e características dos contos do autor homenageado no meu RPG, o Bruxos & Bárbaros.
Mundo Tentacular - As Duas Faces de H.P. Lovecraft: Um olhar sobre o autor de horror mais cultuado entre os RPGistas e uma adaptação dele para as mesas.

E, agora, depois de termos vistos os links acima, está na hora de divulgar o tema do mês de Setembro. Lá no grupo RPG Bloggers (Brasil), houve uma votação ao longo de uma semana para definirmos o tema de Setembro, e o eleito foi algo muito particular para cada um de nós: MORTE.

Isso mesmo, nossa tão amada e temida MORTE. Então se preparem seu RPGístas preguiçosos. Basicamente, a brincadeira funciona assim: Cada início de mês será proposto um tema aberto, geralmente uma palavra ou frase bem curta, que possa ser levada a várias interpretações. Os blogueiros e outros participantes que queiram entrar na ciranda têm, então, um mês para escrever um artigo, uma aventura, fazer um vídeo, podcast, ou qualquer outra coisa ligada da RPG (qualquer sistema, cenário, gênero), relacionada com o tema. Ou seja, a postagem (ou seja lá o que for), deve ter sido produzida durante o mês corrente, e não algo reciclado de meses ou anos atrás (estou tentando deixar isso mais claro agora). O tema nem precisa ser o elemento central, mas deve ter relação com o artigo. Por exemplo se o tema for "Ondas", logo você pensa em oceano, depois em navios, e você decide fazer um artigo sobre barcos voadores. Mas tem ondas no céu? Não, mas é só você explicar a relação e pronto, tá valendo. Depois é só disponibilizar na internet e enviar o link para cá, ou enviar para o email cirandadeblogs@gmail.com.

Ok. Mãos a obra, galera. O mês é cumprido, mas não deixem para a última hora. Encarem como um desafio e tentem superar o óbvio criando algo que tenha mais a ver com o que vocês realmente curtem. Não se limitem pela literalidade do tema.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.