sexta-feira, 9 de agosto de 2013

O Ídolo do AD&D 1ª Edição - Curiosidades

Lá estava eu, outro dia, mexendo na página do Pontos de Experiência no Facebook quando recebo uma mensagem do Vinícius Alvim perguntando sobre o "Demon Idol" da capa do Livro do Jogador do AD&D 1ª Edição (ilustrada por David Trampier). Ele queria saber sobre a origem da estátua, e se ela aparecia em algum módulo (aventura) publicado.

Apesar de ser um apaixonado pro jogos Old School, principalmente as primeiras versões de D&D, seus retro-clones, e jogos inspirados nele e nos livros do Apêndice N, confesso que sou apenas um iniciado, um acólito, nesse mundo tão vasto e de conhecimentos tão profundos. Eu nasci em 1984, comecei a jogar em 1995, e só descobri, realmente, minha fascinação pelos jogos mais antigos há alguns anos. Sendo assim, para mim, AD&D 1ª edição é tão novidade como outro jogo lançado a pouco mais de dois anos. Então tive que pesquisar por aí, fazer perguntas, ler fóruns, mas no final consegui coletar algumas informações interessantes e algumas curiosidades.

Origem

Quanto à origem do Ídolo, há muito debate e discussão sobre qual foi a inspiração para a capa, mas não há nada confirmado. É sabido que o Dungeons & Dragons foi inspirado em diversos livros, romances, e porque não, até alguns filmes. Há uma cena no filme "The Thief of Baghdad" que mostra um grande Ídolo, com gemas em seus olhos, em que os personagens escalam para roubar essas pedras. Algumas pessoas atribuem a essa cena parte da inspiração para a capa do Livro do Jogador. Mas com certeza não foi só isso. O Ídolo, certamente, representa um demônio, uma entidade. Mas quem ele seria? Há diversas hipóteses. Alguns acreditam ser o "Doorman" de Orcus (algo como o guardião dos portais), outros que é Maglubiyet, o Deus demônios dos Goblins (que tem uma aparência bem similar ao Ídolo), e tem algumas pessoas que acreditam se tratar de Baalezebul, devido a descrição de uma aposento na aventura L3 - Deep Dwarven Delve, que lembra bastante a capa a que nos referimos (porém as ilustrações desse demônio não lembram muito o Ídolo). Enfim, são várias teorias, mas nada confirmado. Alguém tem uma outra opinião. Para mim ela lembra bastante o Deus goblin realmente.

Aparições

Já quanto a aparições do Ídolo em aventuras, oficialmente, nas aventuras da TSR ou WotC, ele não aparece. Pelo menos não exatamente. Há alguns módulos que descrevem grandes estátuas de criaturas sentadas com gemas no lugar dos olhos, fazendo com que muitos jogadores achem que se trata de fato do Ídolo da capa do Livro do Jogador. No módulo B2 - The Keep on the Borderlands havia um Ídolo de um demônio com gemas no lugar de seus olhos (no área 59) que desmoronava em quem tentasse pegá-las, mas era um aposento pequeno, e não havia homens lagartos lá. Como dito acima, no módulo L3 - Deep Dwarven Delve, há uma aposento como uma grande estátual de Baalezebul, com gemas nos olhos e um brazeiro, mas há outros detalhes que não batem (não há homens lagartos, as paredes são de pedras brutas).

Já em relação a aventuras publicadas por outras editoras, algumas delas fazem referencias explícitas ao Ídolo. O Quick Start do Retro-Clone Sword & Wizardry possui uma aventura (The Dungeon of Akban) em que há um Ídolo igual ao que nos referimos logo no primeiro aposento. Para Hackmaster existe uma aventura "hackeada" chamada Little Keep on the Boarderland que torna mais explícita ainda a aparição do Ídolo na aventura. Eu tentei achar esse módulo para comprar mas tive dificuldades (se alguém souber onde achar, avise). Bem interessante é um aventura feita para o "One Page Dungeon Contest 2013" em que se passa no interior do Ídolo, chamada Into the Demon Idol. Fora isso tudo, essa imagem tão icônica é usada em diversas referências de jogos mundo afora. Há um suplemento de Exalted que mostra uma versão mais "futurista" dessa capa, o Old Dragon nacional usou a imagem do Ídolo no seu escudo do mestre, e eu já estou pensando em uma homenagem para o Bruxos & Bárbaros.

Fui lembrado, também, que o Igor do Dungeon Compendium fez algumas postagens sobre o assunto. Há referências ao nosso Ídolo no GURPS Conan, e uma série de imagens que fazem referência à ilustração. no site da Redbox há uma postagem bem parecida com essa do Igor também.

Bem, isso foi o que eu consegui reunir de informação. Provavelmente não é tudo, e algumas pessoas vão saber de alguns detalhes a mais. Eu as encorajo a deixá-los aqui, e eu vou atualizando a postagem (dando os devidos créditos aos informantes). Há muitas imagens icônicos do Dungeons & Dragons que são capazes de inspirar aventuras inteiras, pena que quase nenhuma delas gerou uma aventura (quem sabe alguém não corrige isso).

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

6 comentários:

  1. Nao conhecia essas teorias, Diogo, mas essa do Ladrão de Bagda é bem plausivel, hein?

    O Igor Sartorato e eu colecionamos a algum tempo essas imagens.
    Caso tenha interesse, começa por aqui:
    http://dungeoncompendium.blogspot.com.br/2010/05/ilustracao-mais-famosa-de-david.html


    http://redboxeditora.com.br/redblog/uma-pilha-de-homens-lagarto/

    ResponderExcluir
  2. Fato de curiosidade: a capa do ídolo do demônio retornou no livro do jogador 2 da 3.5E

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é verdade, eu até tenho ele aqui. Nas postagens que eu citei mostra a capa. Valeu pela lembrança!

      Excluir
  3. Há, muito bom Diogo! ^^

    Gostei pra caramba do artigo! :)

    Uma pena que em quase 40 anos de D&D os designers não tenham resolvido dar uma "incrementada" no ídolo em alguma capacidade oficial :).

    Eis uma boa ação para ser realizada no D&D 5! ^^

    Grato pela lembrança meu caro! :)

    Bons jogos para você! ^^

    ResponderExcluir
  4. Legal, apesar de lembrar bem desta imagem em vários livros, revistas e sites, seja mais original ou adaptada, nunca havia me perguntado sobre suas reais origens e o que há faz tão relembrada!! Legal este post sobre esse "símbolo" do rpg!!!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir