terça-feira, 28 de junho de 2016

Ferramenta para Mestres - Rory's Story Cubes

Eu adoro dados! Dados de todo os tipos, cores tamanhos e quantidade de faces. Não é à toa que eu seu fissurado por Dungeon Crawl Classics RPG, Edge of the Empire e outros jogos que tem conjuntos de dados diferenciados e usa essas antigas ferramentas de novas e criativas formas. Quando eu soube da existência desses jogos de dados que são usados para improvisar histórias eu sabia que eu iria adorá-los.

Chamados de Rory's Story Cubes, esse jogo e suas expansões são compostos de conjuntos de vários dados de seis faces em que, no lugar dos números, cada face apresenta um ícone, um desenho, que a pessoa usa e interpreta para criar histórias e situações. O conjunto básico, chamado de original, contém 9 dados, cada um com seis ícones, totalizando 54 imagens que podem ser usadas para criar histórias.

Além desse set básico, existem diversos sets alternativos e expansões disponíveis. Há um conjunto de dados chamado "Action" que foca em ações (obviamente); outro chamado "Voyages" que traz desenhos sobre viagem, jornadas e aventuras; "Enchanted" traz ícones baseados em contos de fada e fantasia; "Prehistoria" faz símbolos como dinossauros, vulcões, ovos; "Intergalactic" vem com desenhos baseados em ficção científica; "Mythic" para imagens baseadas em mitologia; "Clues" para ícones ligados a investigação; "Fright" para desenhos voltados a horror; "Score" para ícones voltados a esportes; "Animalia" vem com desenhos de diversos animais; e "Medic" que vem com imagens de situações hospitalares.

O melhor de tudo é que você pode misturar esses sets da maneira como quiser, permitindo uma maior gama de opções e variedade para improvisar suas histórias e situações. Ou seja, se você quiser mestrar em um mundo com dinossauros, robôes, alienígenas, seres mitológicos e outras coisas, pode misturar os sets "Prehistoria", "Intergalactic", "Mythic" e até mesmo o "Voyage" e o "Enchanted". Quer horror no espaço com aventura? Pegue o "Voyage", "Intergalactic" e o "Fright" e se divirta!

Para um mestre de jogo que prefere um estilo mais solto na campanha, ou para aqueles com jogadores que sempre estão procurando maneiras de ir para o lado contrário do que todas as pistas apontam, esses dados podem ser uma ótima ferramenta narrativa. Não há uma quantidade certa de dados que devem ser lançados juntos. Para improvisar uma cena, você pode usar só uns 3 dados. Se quiser se inspirar para uma aventura inteira, role uns 9 dados e crie uma relação entre eles.

Tudo bem, tudo legal, parece ótimo, né? Mas como botar nossas imundas patas sobre essas belezinhas? Onde vende isso por aqui? No Mercado livre tem uns loucos vendendo só o kit básico com 9 dadinhos por 300 reais! Pois é, por aqui é difícil. O set básico custa no amazon.com cerca de 8 dólares só! Sim, eu sei que tem frete e tudo mais, mas é difícil chegar a 300 reais!

Mas não entrem em pânico, há uma opção super em conta e super prática também! Existe um aplicativo do Rory's Story Cubes para celular, tanto Android como iOS! Com uns 10 dólares você compra o básico e uma porção de expansões e pode levar seus dadinhos para onde você quiser! Eu comprei e não sei como eu sobrevivi como mestre até hoje em isso!

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário