quarta-feira, 26 de junho de 2019

NeoGuanabara - Cyberpunk Nacional e Tropical! - Em Financiamento Coletivo



Eu sei que faz tempo que não publico nada por aqui, mas o tema da postagem de hoje me empolgou o suficiente para fazê-lo! Está em Financiamento Coletivo (últimos dias) o RPG com temática Cyberpunk nacional chamado NeoGuanabara, que tem um cenário bem característico, com influências da nossa história e realidade e usa um sistema inspirado pelo consagrado Cortex Plus (Firefly RPG, Marvel Heroic Roleplaying, Laverage, Smallville e outros).

Mas o que me impressiona é que o projeto só tem 40 e tantos apoios, com um tema tão legal, uma abordagem tão única e uma arte tão legal. Por isso queria fazer o possível para chamar atenção para ele por aqui. Abaixo segue o Press Release dele:

O que é Neo Guanabara?

Um jogo de rpg completo sobre cyberpunk tropicália com um enfoque em artes marciais.
A alma do jogo é na ideia de que os personagens jogadores são “Perseguidores”, uma espécie de mercenário/celebridade que é adorado na internet underground, e não só eles tem poderes e técnicas incríveis que vão muito além da capacidade humana, eles também têm poder político na cidade de Neo Guanabara, permitindo eles moldarem a cidade e suas facções na base de seu poder. 
O jogo de poder, o que chamamos no livro de “Poder nu e cru” é o tema principal de Neo Guanabara. 
Pois o esquema dos Perseguidores foi criado pela classe de governantes, os políticos que vivem na parte rica da cidade, ao qual os cidadãos chamam de “A Metrópole”. Tal classe, conhecida como “Os Eternos” vê a cidade estado como um experimento social, algo para talvez aplicar no resto do mundo. E tal experimento é simples: Um governo que não governa para o povo, mas para classe política. Que mente constantemente, que causa a ascensão de sindicatos do crime que controlam pedaços da cidade. 
Mas ao mesmo tempo, o mesmo governo empurra a idéia de esperança. Que se o politico certo for eleito, este salvara a cidade. E enquanto que oficialmente, o governo opõe tais perseguidores, secretamente é justo tais Eternos que controlam a Guilda de Perseguidores, a facção que dá poder político e auxilio aos Perseguidores. 
Cada personagem jogador busca um tipo de Justiça - No demo que estamos dividindo aqui você já pode ver 5 diferentes tipos de justiça, no livro final haverá ainda mais opções! 
É perseguindo essa justiça que cada personagem gera um recurso chamado “Fama”, e interagindo com/contra as diferentes gangues que “Renome” entre tais facções. Usando “Fama” e “Renome” no final de uma série de aventuras (nunca mais do que 4 no total!) cada jogador pode gastar tais recursos em uma tabela de “Mini-Campanha” para habilitar/alterar elementos de Neo Guanabara, rumo a um “objetivo final” que modificará a cidade de maneira permanente, e que deve ser evocada toda vez que o grupo decidir jogar uma nova mini-campanha.  
Os jogos de poder nu e cru dos “Eternos” é cinzento e amorfo e sempre presente. O sonho de liberdade e de justiça é apenas isso. Uma ilusão. 
Como os personagens jogadores irão lidar com isso? Será que irão se rebelar? Ou ainda, trabalhar dentro do sistema, tentando salvar o máximo de pessoas individuais? Há sempre a possibilidade de serem corrompidos, e apenas lutarem por sua própria vontade.
O experimento social de Neo Guanabara não tem conclusão definida, afinal. 

As Regras

O jogo é dividido em quatro momentos:
- Testes
- Combates
- Debates
- Investigação 
E tirando o ultimo ‘momento’, todos eles se relacionam ao que chamamos de
"A rolagem": Prepare uma parada de dados pegando 1 dado dos seguintes elementos da ficha de personagem: Regra de Engajamento, Pilar, Perícia e Aumento. Role os dados, selecione 2 dados como “Valor” e 1 dado como “Nível de efeito”.
O Valor é comparado com o Valor da Reação executada pelo alvo, ou pelo número estático de dificuldade do Teste, enquanto o Nível de Efeito é a “qualidade” do resultado. Quanto maior tal nível de efeito, mais eficaz foi a ação. 
Ao entender “A rolagem”, você entende a essência do jogo. O ponto é selecionar elementos da ficha - Que ativam efeitos especiais dependendo do contexto da ação. Seja testes, combates ou ainda Debates! 
Para informações especificas sobre todos esses “momentos”, é só checar o quickstart. O sentimento que o game design tenta passar é sobre posicionamento, e trabalhar lado a lado com outros personagens jogadores para punir terrivelmente inimigos que cometem erros de posicionamento - E vice versa. O sentimento de jogos de pancadaria dos anos 90 para  Mega Drive. 
Debates usam uma “Mega Parada de Dados” onde todos os personagens participam e é decidido em uma rolada apenas! Tal mecânica é usada para resolver situações cabeludas e complexas sem violência, e requer que jogadores gastem sua fama/renome para iniciarem. É possível ganhar coisas como Aumentos, aliados e até mesmo mais Fama/Renome em tais cenas. Mas é também possível perder influência na cidade caso o debate seja perdido. 
Finalmente, temos investigação - Que não usa nenhum dado. Recomendo muito que leiam com calma as regras de investigação do Quickstart, acredito que não há nada parecido no mercado brasileiro. O sistema foi inspirado fortemente pelo jogo de detetive “Gumshoe”.

Então não percam tempo. Passem lá no site do FC e apoiem o projeto do Arthur de Martino e Daniele Cruz! Falta poucos dias!


Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário