quinta-feira, 19 de setembro de 2019

A Situação do DCC RPG no Brasil e Algumas Palavras


Não é necessário muita pesquisa para saber o quão apaixonado pelo Dungeon Crawl Classics RPG eu sou. Desde bem cedo, lá em 2012 quando o jogo foi lançado, eu falo apaixonadamente sobre ele e, literalmente, viajo por aí promovendo o DCC RPG em eventos e encontros de RPG aqui no Brasil. Eu nunca tive editora nem nada, mas chegava lá no World RPG Fest, pegava uma mesinha, botava meus livros de DCC RPG, vestia camisa, boné, cinto, brochés e escambau e falava sobre esse jogo fantástico para quem quisesse ouvir.

Alguns anos atrás, a New Order Editora se interessou pelo jogo, diziam na época até motivados pela minha paixão e por como as pessoas que conheciam o jogo ficavam fascinados por ele, e conseguiram a licença para lançar ele por aqui. Eu fui ao delírio. Meu jogo favorito em português. Eles inclusive me chamaram para traduzir o manual, o que eu fiz fervorosamente. Na época eu estava tendo o meu filho, então eu traduzia todo o tempo livro que tinha. Minha esposa acordava de madrugada e eu ficava do lado dela, traduzindo o jogo. Aquilo era uma grande honra pra mim. Acabou que no final, depois do livro básico, eu decidi não mais me envolver diretamente com a produção do material do jogo aqui, mas continua apaixonadamente falando sobre o jogo e divulgando ele em diversos ambientes. Mas, novamente, nenhum envolvimento direto. Levei cerca de 30kg de livros da NO para a Goodman Games, chegando a ficar com a mão com ferimentos (já que eu fiquei arrastando a mala por Indianápolis, já que meu voo atrasou e não consegui encontrar o pessoal da Goodman Games no primeiro dia da Gen Con de 2018).

Agora, anos depois, muitas coisas do financiamento não foram entregues e a Goodman Games publicou um pronunciamento público sobre porque estaria cancelando a licença com a New Order, que reproduzo abaixo:

UMA CARTA ABERTA AOS FÃS BRASILEIROS DO DCC RPG

Esta carta é direcionada aos fãs do DCC na grande nação do Brasil. A Goodman Games e o sistema DCC RPG sempre tiveram uma forte base de fãs no Brasil e sou grato por isso. Ao longo dos anos vocês apoiaram o jogo de várias maneiras, e foi ótimo assistir a base de fãs evoluir. 
Há vários anos, assinei um acordo com um parceiro local de tradução para trazer uma edição em português do DCC RPG para o mercado brasileiro. Esse tipo de contrato de tradução é comum na indústria de RPG, e o parceiro que selecionei parecia ter todas as qualificações necessárias. Muitos fãs brasileiros – e até alguns americanos – apoiaram o financiamento coletivo. 
Infelizmente, o financiamento coletivo não foi entregue como eu esperava, o que muitos de vocês já devem saber. Eu não preciso entrar em detalhes, mas eu gostaria que os fãs soubessem que eu também estou decepcionado com o resultado. Eu sei que muitos de vocês não têm todos os produtos que pensavam que receberiam. Acredite ou não, nunca recebi amostras de todos os produtos desta editora, também! 
Em meu nome e da Goodman Games, gostaria de me desculpar pelos desafios que vocês tiveram na campanha do financiamento coletivo para a edição em português do DCC RPG. É meu objetivo garantir que todos os apoiadores recebam os produtos dos quais têm direito. Tão importante quanto isso, é também meu objetivo garantir que os fãs do DCC RPG no Brasil recebam uma edição do livro que esteja à altura da edição original dos EUA e mantenha nossos altos valores de produção. 
Esta carta também é para notificar os fãs de que o acordo entre Goodman Games e a New Order Editora será encerrado a partir de 1º de dezembro. Após essa data, a New Order Editora não terá mais o direito de publicar ou vender materiais do DCC RPG no Brasil. De acordo com a recente postagem da New Order Editora no Catarse, eles se comprometeram a atender todos os apoiadores antes que sua licença termine. Se você é um apoiador que não recebeu os itens que apoiou, entre em contato com eles para garantir que seu apoio seja atendido. 
Existe ainda um assunto pendente sobre os materiais do DCC Lankhmar, que foram oferecidos pela New Order Editora, e incapaz de serem entregues. Embora eu não goste de divulgar detalhes de acordos comerciais publicamente, devo esclarecer algo aqui. O acordo entre Goodman Games e a New Order Editora nunca incluiu os direitos de tradução do DCC Lankhmar para o português. É lamentável que compromissos públicos tenham sido assumidos sem o devido acordo. 
Na postagem no Catarse, a New Order Editora afirma que, “Como uma forma de compensação, negociamos com o sr. Goodman a liberação de seis módulos, para substituir os de Lankhmar, as aventuras foram escolhidas dentre as mais vendidas e procuradas nos EUA, e selecionadas pelo próprio Joseph Goodman!” Esta parte é verdadeira: eu garantirei que os apoiadores brasileiros receberão substituições equivalentes para os módulos Lankhmar prometidos. No entanto, isso não será realizado pela New Order Editora. Em breve, outra editora assumirá a licença e fornecerá detalhes sobre esse aspecto da situação. 
Aprecio o fato de a New Order Editora ter trazido o sistema de jogos DCC RPG para os fãs do Brasil. Sem eles, muitos fãs brasileiros nunca teriam sido introduzidos no sistema, então eu sou grato por seus esforços. 
Para clientes em outros mercados, saibam que este anúncio é específico para o mercado brasileiro. Isso não deve ser considerado um comentário sobre nossa confiança com parceiros na Alemanha, Espanha e outros mercados ainda não anunciados. 
Obrigado pelo seu apoio até agora. Anunciaremos mais novidades sobre esse assunto após 1º de dezembro. 
– Joseph Goodman, September 2019

Tendo em vista o meu envolvimento com o jogo e com a comunidade, eu considerei importante que essas informações fossem postas aqui. Eu sempre fiz e continuarei a fazer o que eu puder para espalhar a palavra do DCC RPG por aí. Assim como dito acima, eu agradeço a New Order Editora por ter aceitado o desafio de trazer esse jogo e ter deixado eu ter um papel pequeno nessa jornada.

Eu amos os meus próprios jogos, sem dúvida, mas o DCC RPG mudou minha vida com o RPG e minha visão de fantasia. Eu devo muito a ele, e considero a comunidade de DCC RPG e os amigos que fiz nela como uma segunda família.

Ao menos o Joseph nos deixou com um fio de esperança. Que o DCC RPG volte mais forte do que nunca.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

4 comentários:

  1. Alguma ideia de qual seria essa possível nova editora? Comprei o DCC recentemente e de cara surpreendido pelo cancelamento da licença para a NO. Ia comprar os módulos de aventuras publicadas aqui, mas soube de uma série de erros, até faltando todo um nível de uma dungeon e desisti, espero que a próxima republique estas corrigadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Eu deletei meu comentário anterior que foi na conta errada, mas aqui vai ele.

      A probabilidade está alta para ser a Sagen, eles tem bom relacionamento com a Goodman depois de lançar as aventuras de DCC. Diogo espero ver seu envolvimento de novo forte com DCC no país, seria muito bom ver sua paixão pelo sistema se tornar aventuras lançadas no país. Ou pelo menos aventuras para seu sistema mais velho.

      Excluir
  2. DCC sem os Weird Dice, não é viável, a nova editora deve priorizar eles, pois vai angariar os fãs que compraram os livros anteriormente tanto em português como em inglês alem de novos fãs que venham a adquirir o livro posteriormente, quem dera eu tivesse grana para investir nesses dados

    ResponderExcluir