sexta-feira, 3 de março de 2017

EA&FS - Addendum - Preview I - Vocação Polivalente

Arte do talentoso e amigo Fábio Silva

Espadas Afiadas & Feitiços Sinistros é um RPG simples e completo em menos de 64 páginas (boa parte do livro contém ferramentas para ajudar o mestre de jogo a criar aventuras). Mas isso não significa que ele não comporta mais elementos ou customizações.

Tendo um sistema de jogo simples e robusto, é difícil quebrar o jogo e ele é feito para permitir certas mudanças a fim de proporcionar experiências de jogo levemente diferenciadas. O livro Addendum (que é uma das metas extras do financiamento coletivo que está rolando neste momento) é um livro que traz justamente algumas regras opcionais (além de uma série de ferramentas para o mestre, ajudando na criação quase espontânea de aventuras e ganchos ao decorrer do jogo) inspiradas nos contos de espada e feitiçaria.

Sendo assim, acho legal começar a fazer uma prévias do conteúdo deste livro, assim como do Livro do Criador, um conteúdo extra exclusivo criado apenas para o financiamento.

Vocação Polivalente

Loktar estava cansado de ser chamado de “bárbaro”. Sim, ele viera do norte gelado e lutou ao lado de muitos companheiros que se sentiriam orgulhosos de serem chamados assim, mas não ele. Ele era um skald. Um guardião dos conhecimentos antigos, um contador de histórias, um homem com mais sabedoria do que qualquer um que lhe chamasse de bárbaros.

As Vocações dos personagens dizem bastante sobre cada um deles, mas poderiam dizer ainda mais. Quando dizemos que um Guerreiro possui a Vocação Bárbaro, já sabemos algumas coisas sobre ele, como sua habilidade de sobreviver em regiões selvagens e seu instinto selvagem. Agora, se expandíssemos a Vocação para algo como "Impulsivo Bárbaro do Norte Gelado", teríamos muito mais informação para utilizar durante o jogo, tanto para auxiliar como para prejudicar o personagem.

Invocando para Vantagem: Da mesma forma como acontece com a Vocação normal, sempre que o personagem realizar uma ação relacionada Vocação de forma positiva, ele receberá um Dado Positivo para o Teste de Atributo.

Determinando Desvantagem: Sempre que o mestre determinar que o personagem teria alguma desvantagem para realizar uma tarefa por causa de sua Vocação, ele receberá um Dado Negativo para o Teste de Atributo.

Aceitando Complicação: Caso as consequências de uma falha no teste sejam interessantes, o Mestre pode oferecer ao jogador o aumento de seu Dado de Sorte em 1 passo para que seu personagem falhe no Teste de Atributo automaticamente, gerando uma complicação apropriada no jogo.

Quem ainda não apoiou o Espadas Afiadas & Feitiços Sinistros corre pro catarse.me/eaefs e nos ajude!

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp

Nenhum comentário:

Postar um comentário