quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Vem aí Caveira Con!

Eu adoro convenções de jogos de RPG. Desde as menores que acontecem semanalmente nas nossas cidades para reunir jogadores regularmente (e quem sabe introduzir novas pessoas ao hobby), como as gigantescas convenções internacionais (quando eu consigo ir em alguma dessas). Mas todas elas dependem que nós estejamos no local para participar. Não mais!

Vendo os esforços de uma galera lá de fora para integrar as comunidades de jogos, proponho tentarmos fazer uma Convenção de Jogos OSR Online, chamada Caveira Con (nome escolhido por meio de votação no Facebook).

O objetivo é propagar estes jogos por todo o Brasil (e quem sabe lá fora) pela internet, permitindo que pessoas de todo o país possam jogar juntas pelo computador, trocando experiências, aprendendo novos sistemas, experimentado novas aventuras e tudo mais. Se alguém tiver curiosidade para saber como é esse treco de RPG Old School, é só chegar e jogar com alguma mesa marcada.

A ideia é termos também umas mesas redondas (possivelmente duas) e também “workshops” onde alguns mestres possam falar sobre como é jogar esses jogos, preparar material para eles, estilo de aventuras e tudo mais.

A comunidade OSR aqui do Brasil tem crescido a cada dia. Temos novos jogos sendo lançados, tanto nacionais como internacionais, zines sendo produzidos, podcasts voltados para isso e até algumas streams aqui e acolá. Mas sabe o que eu sempre quis? Uma convenção! Um reunião onde pudéssemos ter várias mesas de vários jogos disponíveis para jogarmos juntos e apresentarmos a OSR para quem quiser jogar. A internet agora nos dá essa oportunidade. Por que não tentarmos?

Então é isso. Quero organizar um convenção virtual de jogos OSR. Aceito colaboração e sugestão de como organizarmos isto. A ideia é marcarmos um final de semana ano que vem, por volta de fevereiro ou março, cadastrarmos várias meses para cada dia (abertas para quem quiser jogar, sem necessariamente ter streaming), alguns workshops a serem streamados (sobre OSR, criar aventuras, sandbox, sistemas) e no final de cada dia uma mesa redonda com pessoas que estejam fazendo um trabalho legal na OSR (ainda a definir, aceitando sugestões também).

Vou tentar fazer tudo de forma mais democrática possível. Abrir para votação na comunidade de OSR do Brasil no Facebook e ir tentando dividir responsabilidade, já que tenho uma vida fora do RPG também (por incrível que pareça).

O próximo passo agora é definirmos um final de semana, e bolarmos um jeito de registrar mesas, workshops e pensar nos temos das duas mesas redondas.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.