tag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post8894012248644301541..comments2024-01-19T17:26:19.440-03:00Comments on Pontos de Experiência: Fraquezas deixam seu personagem mais forte!Diogo Nogueirahttp://www.blogger.com/profile/04579491080758013894noreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-25040328129126440312012-05-26T02:48:02.028-03:002012-05-26T02:48:02.028-03:00Minha maga da mesa de ''Mage-Awakening'...Minha maga da mesa de ''Mage-Awakening'' só se fode com o temperamento explosivo, a mania de responder e mostrar o dedo médio para lobisomens em fúria (CORRE!!!!) e de arremesar objetos em vampiros com mais de 500 anos de idade...E alguns traumas do passado que fazem ela sempre ajudar pessoas em risco, precisando gastar força de vontade pra resistir... Mas é a única personagem que tá viva faz dois anos de mesa e já rendeu histórias memoráveis! XDAna Lokintytärhttps://www.blogger.com/profile/09689368868092374863noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-28313969000112661782012-05-24T16:25:22.152-03:002012-05-24T16:25:22.152-03:00Claro que tem os caçadores de pontos, tive um mest...Claro que tem os caçadores de pontos, tive um mestre engraçado que avaliava as fichas dos jogadores e perguntava:<br /><br />"Tu realmente vai interpretar isso ou quer XP free?"<br /><br />Eu mesma às vezes não uso o limite total de desvantagens. Se posso colocar até -40, se acho que os defeitos totalizam -32 estão bons, prefiro não forçar a barra. Mas aí vai de cada um.<br /><br />O mestre tem que ver junto com o jogador se a desvantagem está sendo interpretada. Se não está, pode fazer uma substituição por algo que o jogador tenha mais facilidade (principalmente se ainda estiverem nas primeiras sessões)Natalia Tortorellahttps://www.blogger.com/profile/14479134544490491433noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-10436347900936136762012-05-23T23:48:26.795-03:002012-05-23T23:48:26.795-03:00Legal RRyba. Fobias e medos são uma boa adição a u...Legal RRyba. Fobias e medos são uma boa adição a um personagem, também! :DDiogo Nogueirahttps://www.blogger.com/profile/04579491080758013894noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-20422700114611673392012-05-23T23:46:57.280-03:002012-05-23T23:46:57.280-03:00É uma questão de gosto mesmo. Há outros jogos que ...É uma questão de gosto mesmo. Há outros jogos que colocam as fraquezas incorporadas a mecânica mais sem dar pontos a mais para os jogadores. Acho que as vezes muitos jogadores desses jogos como GURPS e Storyteller ficam caçando defeitos que eles podem contornar ou "esquecer" simplesmente para ganhar mais pontos.<br /><br />Essa sua dica de olhar "de fora" é realmente boa, exige um pouco de abstração, mas funciona.Diogo Nogueirahttps://www.blogger.com/profile/04579491080758013894noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-48500822056170681192012-05-23T23:30:36.630-03:002012-05-23T23:30:36.630-03:00Por isso amo GURPS e Storyteller, pois incorporam ...Por isso amo GURPS e Storyteller, pois incorporam os defeitos no próprio sistema, sem gambiarras.<br /><br />O esquema que vc propôs parece com alguns testes em vampiro (Coragem, Autocontrole e Consciência). <br /><br />Noto que muitos jogadores encontram problemas para dar defeitos aos seus personagens. Eu costumo aconselhá-los a olhar "de fora", tirando o personagem do seu íntimo e analisando como uma terceira pessoa o faria. Geralmente ajuda.Natalia Tortorellahttps://www.blogger.com/profile/14479134544490491433noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-61124733440335375802012-05-23T16:53:43.450-03:002012-05-23T16:53:43.450-03:00Que bom, Dan! O objetivo é esse mesmo, fazer a gen...Que bom, Dan! O objetivo é esse mesmo, fazer a gente parar para pensar um pouco sobre como a gente joga e do que a gente gosta!Diogo Nogueirahttps://www.blogger.com/profile/04579491080758013894noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-43205832820275675772012-05-23T16:28:37.045-03:002012-05-23T16:28:37.045-03:00na nossa mesa fazemos uma forma parecida com isso,...na nossa mesa fazemos uma forma parecida com isso, a gente cria personagens com fobias e a cada vez que o personagem precisa enfrentar estes medos um teste de vontade é feito fazendo com que o personagem supere seu medo momentaneamente ou fique paralisado de medo.<br />o meu personagem é um Feiticeiro/Ladino com fobia de multidões e mais algumas fobias menores.<br />é um ótimo sistema para aumentar a interpretação na mesa.RRybahttps://www.blogger.com/profile/17706769020742484122noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-6437508800588714712012-05-23T12:50:06.980-03:002012-05-23T12:50:06.980-03:00O bom dos seus posts, Diogo, é que me deixam pensa...O bom dos seus posts, Diogo, é que me deixam pensando. Eu acho que conseguimos interpretar fraquezas e a deterioração de caráter nas nossas mesas, mas não sei ao certo se fazemos de forma consistente. Vou levar a questão aos jogadores :PDan Ramoshttps://www.blogger.com/profile/07186251305754523747noreply@blogger.com